Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e as propostas foram trabalhadas em aulas anteriores. Esta é considerada a décima aula, assim pressupõe que os conceitos de atmosfera, qualidade do ar, poluentes do ar, as funções da atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano. Esta aula tem relação com os conceitos já trabalhados na habilidade (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico. E com conceitos que serão trabalhados na habilidade (EF07CI13). Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.
Nesta aula com base em dados do SIRENE, programa de monitoramento do governo federal, gráficos de poluentes atmosféricos serão criados e analisados para o desenvolvimento de resoluções que visam a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera.
Para mais informação acesse: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1542/legislacao_poluicao_ar_jose_pereira.pdf?sequence=1, http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065, http://sirene.mcti.gov.br/publicacoes e http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1065
Materiais necessários para a aula: Atividade do plano, régua e folha avulsa (A4 ou quadriculada).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o Título da aula com os alunos. Pergunte aos alunos se a atmosfera precisa de proteção. Espera-se que respondam que sim, mas se algum disser que não pergunte: Por que você acha que não? Uma resposta esperada: “Porque ela é muito grande, não tem como proteger”.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Relembre o conceito de poluição atmosférica, leia o primeiro parágrafo. Explique que os governos devem criar normas e leis para garantir o direito da população de ter qualidade do ar, mostre o segundo parágrafo. Diga aos alunos que o CONAMA é o Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão consultivo e deliberativo do governo que estabelece normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais. Estas resoluções são usadas como base para criação de leis e para fiscalização de atividade potencialmente poluidoras. Exemplificar com as resoluções do slide.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Peça a resposta de alguns alunos. Respostas esperadas: “Não andar de carro” e “Não queimar coisas”.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a turma em grupos de três-quatro alunos. Mostre as etapas para o desenvolvimento de uma resolução, slide. Mostre no gráfico de emissão de dióxido de carbono, em que três anos são analisados e para cada ano são cinco setores da economia. Para mais informações sobre o CONAMA acesse: http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/FAQ.pdf
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Leia a terceira etapa, explique o exemplo “A resolução fala sobre novas formas de controlar a emissão de poluentes por ciclomotores, motos e veículos. O artigo aqui citado fala que as motos que chegam até 130 km/h depois de 18.000 km percorridos devem ser avaliados pelo órgão responsável para poder continuar circulando.”
Explique que eles farão a simulação da segunda e da terceira etapa. http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/FAQ.pdf
Distribua a atividade do plano para cada aluno (páginas 1 e 2) e as folhas avulsas. As demais páginas do plano são as tabelas com os dados. A primeira tabela apresenta a emissão de CO2 em setores da economia por 15 anos. As demais são as emissões de dióxido de carbono e metano nos estados das regiões do Brasil por 15 anos.
Peça a cada grupo para fazer um gráfico, pois são muitas informações, usando a folha avulsa.
Você deve dizer para cada grupo qual será o seu gráfico, por exemplo: “Gráfico de emissão de CO2 no setor de agropecuária de 2000 à 2015” ou “Gráfico de emissão de CO2 nos estados da Região Sul de 2000 à 2015”. Com a primeira tabela é possível que os alunos criem gráficos para cada setor x anos. Ou de cada ano x setor.
Com as demais tabelas é possível fazer gráficos por estados x ano x poluente. Ou por região x ano x poluente. Ou cada poluente em cada região x ano.
Após fazer os gráficos eles devem responder às questões da atividade do plano. Durante este tempo você deve passar em cada grupo para ajudar na construção dos gráfico e organização dos pensamentos para responder a atividade.
Se precisar de tabelas diferentes acesse: http://sirene.mcti.gov.br/publicacoes.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que uma pessoa de cada grupo leia as resoluções. Cada vez que uma resolução for lida, pergunte aos demais alunos se eles concordam com a resolução. Pergunte se é possível realizar esta ação. No fim da exposição das resoluções pergunte se eles seriam capazes de fazer alguma coisa para melhorar a qualidade do ar, pelo menos no local onde moram, retomando assim a Questão disparadora.