13156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita - construção da persuasão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom; 
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Um dia antes desse momento, peça que se organizem em pares e envie a worksheet disponível aqui para que a trabalhem antecipadamente. Durante o momento síncrono, retome com os alunos as respostas que elaboraram para a worksheet, que serve tanto como ativação de conhecimentos prévios para o vídeo como para o tema do Input, que tem a ver com as ansiedades juvenis em relação ao futuro. Antes do vídeo, pergunte aos alunos qual dos quatro temas da worksheet mais os preocupa. Trabalhe as orientações do plano de aula e, ao final, pergunte qual dos quatro temas o vídeo trabalha. Apresente o objetivo da aula e combine com eles o próximo momento síncrono para trabalharem o Input.

Input (momento síncrono)
Relembre qual é o objetivo desta aula e comente que eles verão um exemplo dos elementos persuasivos. Para este momento, compartilhe com os alunos sua tela com o slide do Input do plano de aula, para que seja possível usar as animações que vão, aos poucos, mostrando cada parte do texto do Input separadamente. Encaminhe aos alunos o link do formulário com uma atividade de acompanhamento da tarefa, disponível aqui. Se possível, faça com que os alunos respondam às perguntas do formulário à medida que você vai trabalhando o conteúdo do slide e interagindo com eles de acordo com as instruções. Ao final, explique a atividade de Output, avisando que será realizada em duplas, e encaminhe a worksheet de apoio, disponível aqui.

Output
Envie as orientações aos alunos, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar, disponível aqui.
Sugira aos alunos que o Output seja realizado de duas maneiras: a primeira é que eles produzam um pequeno vídeo no TikTok, no qual devem apresentar, comentar ou demonstrar qual é a ansiedade que têm em relação ao futuro (imaginando que esse vídeo possa ser também enviado ao site do Teen Ink). Em seguida, peça que, seguindo as instruções da worksheet e da folha de apoio, escrevam os argumentos do texto persuasivo, postem-nos no Google Docs e compartilhem o link com a classe no WhatsApp. Você deve lembrá-los que eles têm os recursos de escrita já vistos em planos de aulas anteriores, e, nesse momento, eles podem aproveitar para a escrita os rascunhos usados e as estratégias vistas.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 25 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Trabalhe com eles o slide do Feedback e compartilhe a tabela disponível aqui, à qual os alunos dão o feedback apontando se o texto corresponde ao vídeo compartilhado no TikTok. Preencha a tabela com os nomes das duplas, e os alunos (e você) coloquem o x no lugar correspondente. É possível que os espaços tenham mais de um x, o que significa que há vários votos ali.

Convite às famílias

Peça aos alunos que perguntem aos pais quais eram as ansiedades deles quando jovens, para verem se são as mesmas ou se mudaram com o passar das gerações. Esse pode ser um dos argumentos do texto persuasivo.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_07UND10

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas