13155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita e construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita e construção da persuasão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom; 
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, algum espaço para publicação de textos: blog da classe, Google Docs ou Google Slides. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)
Envie a worksheet disponível aqui, referente a este momento, um ou dois dias antes da aula, e peça que os alunos se organizem em duplas ou trios, e antecipem a história sobre Ayman.

Para sensibilizar os alunos a respeito do tema, pergunte a eles se:
     - Têm ideia dos movimentos migratórios ao redor do mundo;
     - Têm ideia de quais nacionalidades vêm para o Brasil na atualidade (além dos que vieram no início do século XX e após a II Guerra Mundial).

Para lhes dar um panorama, compartilhe o link disponível aqui.

É importante ressaltar que são dados de 2015. Explique o que significam as bolinhas azuis (mais entradas) e vermelhas (mais saídas).

Durante o momento síncrono, trabalhe com os alunos o slide do Context de acordo com as orientações do plano de aula. Na página disponível aqui, é possível ter um screenshot da situação apenas da Síria, caso queira dar um panorama mais ilustrativo.

Apresente o objetivo da aula e explique o Input, que será feito em duplas. Envie os materiais (worksheets 1, disponível aqui, e 2, disponível aqui) aos alunos.

Input
Os alunos serão orientados a realizarem esta tarefa em duplas. Encaminhe as folha de atividades 1 e 2, disponíveis aqui e aqui, e peça que eles anotem as respostas no Google Docs. Marque um momento síncrono breve, se necessário, apenas para tirar dúvidas antes do Output.

Monitore a atividade via WhatsApp.

Output
Envie as orientações aos alunos, disponíveis aqui, juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar, disponível aqui.
Sugira aos alunos que o Output seja realizado em duplas e que eles postem suas produções no Google Drive.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 20 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas. Reveja as partes do texto, a compreensão dos elementos do discurso e do caráter persuasivo.

Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais se eles conhecem algum refugiado ou até mesmo alguém que tenha vindo de outras partes do país e que que se encontra em situação considerada bastante precária, sem documentos e sem condições mínimas para iniciarem suas vidas. Peça sugestões de como essas pessoas poderiam ser ajudadas, o que talvez possa servir de ideia para o texto deles.

Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo


Código: ING9_07UND09

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas