13155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita e construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita e construção da persuasão

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o nono plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula (To sketch a closing of an argumentative essay), prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização integra uma postagem do blog The Borgen Project, e trata-se de reportagem jornalística da CGTN America, publicado em 2015, intitulada Number of Syrian refugees in Brazil soars. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de dois textos de opinião que apresentam o tema REFUGIADOS. Um deles, sobre as questões migratórias da Venezuela, é explorado mais detalhadamente do que o outro, extraído do The New York Times, e que é mais aprofundadamente explorado no output.

O output esperado dos estudantes é o reconhecimento, a identificação de elementos e a elaboração colaborativa de ideias que levem os alunos a construir um parágrafo coerentemente organizado com base no texto Will America Stand Again With the World’s Refugees?, sobre políticas migratórias do governo Trump.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste vídeo inicial é apresentada uma reportagem sobre um refugiado sírio, chamado Ayman. A reportagem apresenta fatos sobre a vida de Ayman no Brasil e o seu depoimento sobre a sua condição de refugiado. A atividade proposta tem por objetivo comparar o que podemos deduzir a partir de fragmentos e o que efetivamente ocorre, de acordo com as palavras de Ayman. Esta worksheet auxiliará os alunos a compreenderem o vídeo, ao mesmo tempo em que poderão identificar a diferença entre suposições e realidade baseada em fatos/depoimentos. Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:

> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Solicite-lhes que “contem a história”, baseados nas imagens apresentadas;

> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os a montar uma história, colaborativamente;

> A worksheet apresenta questões de múltipla escolha que servirão de modelo para que os alunos construam a sua versão da história de Ayman;

> Após a construção colaborativa da versão para a história de Ayman, os alunos são convidados a lerem as questões A-E para se prepararem para assistir ao vídeo;

> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, verificar suas respostas 1-3, assinalar as respostas em A-E e verificar o que é solicitado na worksheet, com o auxílio do professor.

?? Observe que este momento serve para a retomada de conceitos que são úteis para a construção dos argumentos persuasivos. O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: formular parágrafos conclusivos, com base em argumentos tangíveis, desenvolvidos através de elementos discursivos que auxiliam na construção de artigo de opinião.

Orientações: Os fragmentos dos textos apresentados aos alunos servem para demonstrar a importância da estrutura do texto argumentativo, bem como a construção dos seus elementos, com vistas à formulação de parágrafo final de artigo de opinião, de forma coerente. O slide da apresentação do input é dinâmico, o que significa que o passo-a-passo discriminado a seguir pode ser utilizado para a interação dos alunos com o material. Alternativamente, o slide pode servir de chave de respostas para o trabalho com os textos de opinião selecionados. A condução deste momento da aula foi pensado para transcorrer da seguinte maneira:

> No primeiro momento, o slide apresenta dois fragmentos de textos de opinião. Para fins de revisão, ao primeiro clique aparecem a palavra INTRODUCTION e a marcação sobre as introduções dos dois textos. Pergunte aos alunos Can you recall what are the introductory elements of an argumentative essay? - é esperado que os alunos lembrem de aulas anteriores, por exemplo, em aulas em que a estrutura do artigo tenha sido explorada (ING9_07UN04), e respondam com palavras soltas, como thesis, relationship with title, outline, purpose, orientation, etc.

> Mediante o segundo clique, as ideias dos alunos são confirmadas (ou não!) e a tese do parágrafo inicial é highlighted e apontada. Este momento da aula serve como revisão e como base para que os alunos retomem as ideias no parágrafo final. Pergunte aos alunos sobre a tese: What do you think the writer’s arguments are? What is the relationship between the title of this article and its thesis? - os alunos poderão fornecer várias respostas, mas, especialmente, contribuir com novas perguntas, uma vez que os elementos argumentativos não aparecem neste fragmento. Eles podem perguntar What are the writer’s arguments? It doesn’t show... ou the relationship between the title and the thesis is that Venezuelans need help ou ‘we must help’ ou ‘Venezuelans are going through severe hunger and are dying from preventable diseases’, etc.

> Ao terceiro e quarto cliques aparecem a palavra CONCLUSION e os dois parágrafos finais dos dois textos, respectivamente. Neste ponto, os alunos podem ser indagados sobre os elementos que normalmente podemos encontrar nas conclusões dos textos argumentativos Do you remember what are the elements in the conclusion of an argumentative essay? Ao que os alunos provavelmente responderão com graça the final words, ‘the conclusion’, etc. A partir de suas respostas, eles podem ser desafiados a contribuir de forma mais precisa, Come on, guys, I know you can do better than that... É esperado que os alunos mencionem the summary of ideas e restatement of thesis;

> No quinto clique, o primeiro elemento aparece, juntamente com a marcação da tese retomada e da indicação da tese também no título do texto, deixando, assim, para os alunos serem desafiados a detectar qual a sentença que sumariza a ideia geral do autor, o que pode ser indagado What element is missing? - the summary of ideas, os alunos deverão responder. Os alunos podem ser desafiados a apontar qual seria a sentença que sumariza as ideias, e serem indagados quanto a isso: Which statement in this closing paragraph is probably the summary statement? - esta resposta é bastante óbvia, mas a interação é contextualmente benéfica para a identificação de ideias conclusivas do artigo de opinião. Neste momento, os alunos podem ser desafiados Why do you think this statement summarizes the ideas of this article? - A aceitação das várias respostas que os alunos fornecerão estimulará que eles reflitam e se preparem para o próximo passo da aula.

> Mediante o sexto clique, a sentença final é marcada e o próximo fragmento de texto pode começar a ser explorado.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio desta worksheet, que é, basicamente, um fragmento maior do segundo texto, que não foi explorado na sua totalidade, anteriormente. As instruções do que os alunos devem fazer estão no próprio slide e, caso não haja condições de projetá-lo, poderão ser escritas no quadro. Na sequência, e sempre em duplas, os alunos são solicitados a escreverem em seus cadernos, de acordo com as novas instruções. O trabalho é colaborativo e a troca de ideias, de experiências e de conhecimento prévio são fundamentais nesta atividade. Para a segunda parte do output, as questões poderão ser trabalhadas da seguinte maneira, através das seguintes possíveis instruções:

> Now it is your turn to write some closing ideas for your text. Take out your notebooks.

> In #1, you will decide on a refugee’s situation that you both are acquainted with or that you both or one of you is aware of. You may want to think of someone that you have met and who is in this situation. Talk to the person to learn more about his/her condition as a refugee, for example. In case you don’t know anyone in that situation, you can use Ayman’s story and the two texts we have worked on to build your ideas.> In #2, you will think of arguments that can relate to the situation that you have pictured or learned about - in case you talked to someone who is a refugee, for example. These arguments will help you to outline the closing for the EDITORIAL of the next SCHOOL PAPER issue. Think of who you want to read your opinion article and write as if you were writing to the school principal or your classmates and teachers, perhaps someone in your community, etc.> In #3, you will actually write down your ideas, but as an outline - or a sketch, which you can leave aside and use when you write your more complete versions. Remember that this is collaborative work. You have to do your share: your ideas are very important here. So, as the instruction says, sketch closing ideas to convince the people you thought of in (2), about the ideas that you thought of in (1).

Professor, este plano prevê a produção de argumentos persuasivos para a elaboração de ideias conclusivas do texto de opinião, com base na interação dos alunos, tanto no grande grupo quanto em duplas. Esta atividade deverá tomar praticamente a metade de um período de aula. Além disso, provavelmente haverá a necessidade de pesquisa fora do momento da aula em si. Estimule seus alunos a pesquisarem, a entrevistarem autoridades locais envolvidas com acolhimento de refugiados, a entrarem em contato com os próprios refugiados que porventura estejam convivendo na comunidade dos alunos, etc. É importante que temas de cunho humanitário sejam explorados aprofundadamente para que nossos alunos se sensibilizem e desenvolvam espírito solidário diante de tais circunstâncias.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Apresentar aos alunos texto argumentativo fundamentado em dados para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o nono plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta UNIDADE foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula (To sketch a closing of an argumentative essay), prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização integra uma postagem do blog The Borgen Project, e trata-se de reportagem jornalística da CGTN America, publicado em 2015, intitulada Number of Syrian refugees in Brazil soars. O material pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso necessário. Assista-o e veja se está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos de dois textos de opinião que apresentam o tema REFUGIADOS. Um deles, sobre as questões migratórias da Venezuela, é explorado mais detalhadamente do que o outro, extraído do The New York Times, e que é mais aprofundadamente explorado no output.

O output esperado dos estudantes é o reconhecimento, a identificação de elementos e a elaboração colaborativa de ideias que levem os alunos a construir um parágrafo coerentemente organizado com base no texto Will America Stand Again With the World’s Refugees?, sobre políticas migratórias do governo Trump.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Neste vídeo inicial é apresentada uma reportagem sobre um refugiado sírio, chamado Ayman. A reportagem apresenta fatos sobre a vida de Ayman no Brasil e o seu depoimento sobre a sua condição de refugiado. A atividade proposta tem por objetivo comparar o que podemos deduzir a partir de fragmentos e o que efetivamente ocorre, de acordo com as palavras de Ayman. Esta worksheet auxiliará os alunos a compreenderem o vídeo, ao mesmo tempo em que poderão identificar a diferença entre suposições e realidade baseada em fatos/depoimentos. Para que este momento de contextualização seja proveitoso, alguns procedimentos são recomendados:

> Projete o slide para que os alunos possam se preparar para assistir ao vídeo. Solicite-lhes que “contem a história”, baseados nas imagens apresentadas;

> Distribua a worksheet aos alunos e estimule-os a montar uma história, colaborativamente;

> A worksheet apresenta questões de múltipla escolha que servirão de modelo para que os alunos construam a sua versão da história de Ayman;

> Após a construção colaborativa da versão para a história de Ayman, os alunos são convidados a lerem as questões A-E para se prepararem para assistir ao vídeo;

> O vídeo é acionado e os alunos poderão, assim, verificar suas respostas 1-3, assinalar as respostas em A-E e verificar o que é solicitado na worksheet, com o auxílio do professor.

?? Observe que este momento serve para a retomada de conceitos que são úteis para a construção dos argumentos persuasivos. O tempo previsto para este momento da aula deve ser cuidadosamente monitorado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Apresentação do objetivo da aula. Certifique-se de que os alunos anotaram este objetivo em seus cadernos. Isso é relevante para que eles desenvolvam estratégias de aprendizagem, como conferir, ao final da aula, o quanto foi feito para que o objetivo da aula fosse atingido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: formular parágrafos conclusivos, com base em argumentos tangíveis, desenvolvidos através de elementos discursivos que auxiliam na construção de artigo de opinião.

Orientações: Os fragmentos dos textos apresentados aos alunos servem para demonstrar a importância da estrutura do texto argumentativo, bem como a construção dos seus elementos, com vistas à formulação de parágrafo final de artigo de opinião, de forma coerente. O slide da apresentação do input é dinâmico, o que significa que o passo-a-passo discriminado a seguir pode ser utilizado para a interação dos alunos com o material. Alternativamente, o slide pode servir de chave de respostas para o trabalho com os textos de opinião selecionados. A condução deste momento da aula foi pensado para transcorrer da seguinte maneira:

> No primeiro momento, o slide apresenta dois fragmentos de textos de opinião. Para fins de revisão, ao primeiro clique aparecem a palavra INTRODUCTION e a marcação sobre as introduções dos dois textos. Pergunte aos alunos Can you recall what are the introductory elements of an argumentative essay? - é esperado que os alunos lembrem de aulas anteriores, por exemplo, em aulas em que a estrutura do artigo tenha sido explorada (ING9_07UN04), e respondam com palavras soltas, como thesis, relationship with title, outline, purpose, orientation, etc.

> Mediante o segundo clique, as ideias dos alunos são confirmadas (ou não!) e a tese do parágrafo inicial é highlighted e apontada. Este momento da aula serve como revisão e como base para que os alunos retomem as ideias no parágrafo final. Pergunte aos alunos sobre a tese: What do you think the writer’s arguments are? What is the relationship between the title of this article and its thesis? - os alunos poderão fornecer várias respostas, mas, especialmente, contribuir com novas perguntas, uma vez que os elementos argumentativos não aparecem neste fragmento. Eles podem perguntar What are the writer’s arguments? It doesn’t show... ou the relationship between the title and the thesis is that Venezuelans need help ou ‘we must help’ ou ‘Venezuelans are going through severe hunger and are dying from preventable diseases’, etc.

> Ao terceiro e quarto cliques aparecem a palavra CONCLUSION e os dois parágrafos finais dos dois textos, respectivamente. Neste ponto, os alunos podem ser indagados sobre os elementos que normalmente podemos encontrar nas conclusões dos textos argumentativos Do you remember what are the elements in the conclusion of an argumentative essay? Ao que os alunos provavelmente responderão com graça the final words, ‘the conclusion’, etc. A partir de suas respostas, eles podem ser desafiados a contribuir de forma mais precisa, Come on, guys, I know you can do better than that... É esperado que os alunos mencionem the summary of ideas e restatement of thesis;

> No quinto clique, o primeiro elemento aparece, juntamente com a marcação da tese retomada e da indicação da tese também no título do texto, deixando, assim, para os alunos serem desafiados a detectar qual a sentença que sumariza a ideia geral do autor, o que pode ser indagado What element is missing? - the summary of ideas, os alunos deverão responder. Os alunos podem ser desafiados a apontar qual seria a sentença que sumariza as ideias, e serem indagados quanto a isso: Which statement in this closing paragraph is probably the summary statement? - esta resposta é bastante óbvia, mas a interação é contextualmente benéfica para a identificação de ideias conclusivas do artigo de opinião. Neste momento, os alunos podem ser desafiados Why do you think this statement summarizes the ideas of this article? - A aceitação das várias respostas que os alunos fornecerão estimulará que eles reflitam e se preparem para o próximo passo da aula.

> Mediante o sexto clique, a sentença final é marcada e o próximo fragmento de texto pode começar a ser explorado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este momento da aula está configurado para ser trabalhado em duplas, com o apoio desta worksheet, que é, basicamente, um fragmento maior do segundo texto, que não foi explorado na sua totalidade, anteriormente. As instruções do que os alunos devem fazer estão no próprio slide e, caso não haja condições de projetá-lo, poderão ser escritas no quadro. Na sequência, e sempre em duplas, os alunos são solicitados a escreverem em seus cadernos, de acordo com as novas instruções. O trabalho é colaborativo e a troca de ideias, de experiências e de conhecimento prévio são fundamentais nesta atividade. Para a segunda parte do output, as questões poderão ser trabalhadas da seguinte maneira, através das seguintes possíveis instruções:

> Now it is your turn to write some closing ideas for your text. Take out your notebooks.

> In #1, you will decide on a refugee’s situation that you both are acquainted with or that you both or one of you is aware of. You may want to think of someone that you have met and who is in this situation. Talk to the person to learn more about his/her condition as a refugee, for example. In case you don’t know anyone in that situation, you can use Ayman’s story and the two texts we have worked on to build your ideas.> In #2, you will think of arguments that can relate to the situation that you have pictured or learned about - in case you talked to someone who is a refugee, for example. These arguments will help you to outline the closing for the EDITORIAL of the next SCHOOL PAPER issue. Think of who you want to read your opinion article and write as if you were writing to the school principal or your classmates and teachers, perhaps someone in your community, etc.> In #3, you will actually write down your ideas, but as an outline - or a sketch, which you can leave aside and use when you write your more complete versions. Remember that this is collaborative work. You have to do your share: your ideas are very important here. So, as the instruction says, sketch closing ideas to convince the people you thought of in (2), about the ideas that you thought of in (1).

Professor, este plano prevê a produção de argumentos persuasivos para a elaboração de ideias conclusivas do texto de opinião, com base na interação dos alunos, tanto no grande grupo quanto em duplas. Esta atividade deverá tomar praticamente a metade de um período de aula. Além disso, provavelmente haverá a necessidade de pesquisa fora do momento da aula em si. Estimule seus alunos a pesquisarem, a entrevistarem autoridades locais envolvidas com acolhimento de refugiados, a entrarem em contato com os próprios refugiados que porventura estejam convivendo na comunidade dos alunos, etc. É importante que temas de cunho humanitário sejam explorados aprofundadamente para que nossos alunos se sensibilizem e desenvolvam espírito solidário diante de tais circunstâncias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Peça aos alunos que retomem o objetivo da aula, que deve ter sido copiado em seus cadernos;

2- Repasse os itens deste slide e peça que os alunos os copiem em seus cadernos;

3- Ao repassar os itens do slide, solicite aos alunos que relembrem o momento da aula em que esses itens foram abordados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano