Atividade para impressão - Jigsaw reading excerpts
Plano de Aula
Plano de aula: Contos - The Black Cat
Plano 5 de uma sequência de 6 planos. Veja todos os planos sobre Express one's position regading texts of several genres
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que as propostas dos planos desta unidade (ING9_06UN01 - ING9_06UN06), em especial o plano ING9_06UN01, tenham sido realizadas pelos alunos anteriormente.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos farão a leitura do conto “The Black Cat”, escrito por Edgar Allan Poe e publicado pela primeira vez em 1843. O input deste plano está dividido em dois slides, sendo o primeiro dedicado a ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o autor e sobre a figura do gato preto em nossa cultura, e o segundo, em sequência, dedicado ao desenvolvimento da habilidade de leitura através de uma atividade de jigsaw reading e perguntas orientadoras da leitura, seguido da socialização desta com os colegas que leram os outros fragmentos. Já no output, os alunos irão discutir, em grupos, questões sobre o conto lido, pensando nele a partir do lugar do autor do texto e a relação que pode ser tecida entre a cultura de partida e a cultura de chegada. Finalmente, listamos os materiais produzidos para este plano de aula. Para saber sobre a impressão deste material e as alternativas à apresentação digital, leia o ponto “Nota aos professores”.
- Folha de atividade de input (fragmentos do texto e questões orientadoras);
- Folha de questões de output;
- Resolução da atividade de output
- Nota aos professores:
- Impressões: A atividade de input (que pode ser localizada no ponto a, acima) será realizada individualmente, porém, a turma será dividida em quatro grupos, sendo cada grupo responsável pela leitura de um dos trechos do conto. Cada aluno deverá fazer a leitura de um fragmento do texto. O arquivo já está separado em fragmentos nomeados Part A, Part B, Part C, e Part D, com suas respectivas perguntas iniciando cada parte. Imprima uma cópia para cada aluno. Certifique-se de que todos os alunos possuam uma parte para ler. A atividade de output (que pode ser localizada no ponto b, acima) também será realizada em grupos e é importante que cada aluno receba uma cópia do arquivo para que possa tomar notas e ter um registro da discussão que realizarão. Por fim, o arquivo Resoluções da atividade de output é exclusivo à você, professor, e o auxiliará em sua preparação para a aula, bem como durante a socialização das discussões dos alunos. É importante ter em mente que neste arquivo você encontrará possíveis respostas.
- Alternativas à apresentação digital: Nesse plano de aula, você encontrará slides com imagens e texto (em especial os slides 2, 4 e 5) que poderão ser impressos em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Você também poderá imprimir em tamanho grande o slide de número 8 (Feedback) e escrever o objetivo da aula (slide 3) no quadro, antes da aula começar.
- Sobre o texto de input: O conto a ser trabalhado nesta aula pode ser encontrado em uma coletânea de textos de Edgar Allan Poe, disponibilizada pelo Governo dos Estados Unidos através do link: https://americanenglish.state.gov/files/ae/resource_files/edgar_allan_poe_storyteller.pdf. Nesse link (https://americanenglish.state.gov/resources/edgar-allan-poe-storyteller), você pode encontrar outros formatos para download do texto e, também, dos arquivos de áudio.
Context
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Mostre o slide para a turma. Leia ou peça a algum aluno que faça a leitura do trecho da música Changes, de David Bowie. Pergunte aos alunos (estas são algumas das possíveis perguntas que você, professor, pode fazer neste momento da aula. Caso tenha tempo o suficiente, faça todas.):
- What can you see in this picture? (Os alunos poderão responder coisas como: The head of a person and some bright connections; Our minds.)
- How can you relate the picture to the lyrics from David Bowie’s song? (Os alunos poderão responder coisas como: We need to think and adapt to face the strange; Many things change when we face the strange: our ideas, our feelings, etc.)
- In your opinion, is it easy to change? Why (not)? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)
- What things in life may make a person change? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.)
- Do you think animals can change a person? How? (Os alunos dirão Yes ou No. Acolha todas as contribuições dos alunos, pedindo para que justifiquem suas opiniões sempre que possível.)
- Material complementar:
- Esta seção faz menção à música Changes, lançada em 1971, uma das mais conhecidas de David Bowie. Como descrito em um artigo (clique no link a seguir para acessá-lo: https://en.wikipedia.org/wiki/Changes_(David_Bowie_song)), “The lyrics are often seen as a manifesto for his chameleonic personality, the frequent change of the world today, and frequent reinventions of his musical style throughout the 1970s.” A música pode ser encontrada através deste link: https://www.youtube.com/watch?v=xMQ0Ryy01yE;
- Ainda sobre o tema que envolve “aquilo que nos faz mudar”, seguindo a linha “Turn and face the strange” (David Bowie, Changes, 1971), recomendamos o livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, publicado em 2007 no Brasil pela editora Rocco. Ele é um romance composto de cartas que a personagem principal, Charlie, escreve a alguém que não o conhece e do qual não exige respostas, apenas a escuta, ou melhor, a leitura acolhedora. O livro retrata as experiências da adolescência sob o olhar da descoberta de um novo, porém aterrorizante, mundo no qual é preciso, de uma forma ou outra, “enfrentar os estranhos”. O romance foi adaptado para o cinema, sendo lançado no Brasil em 2012. Abaixo, você encontra mais informações sobre o livro e, também, sobre o filme.
- The Perks of Being a Wallflower (book): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower
- The Perks of Being a Wallflower (movie): https://en.wikipedia.org/wiki/The_Perks_of_Being_a_Wallflower_(film)
Objective
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Mostre ou leia o objetivo da aula para a turma.
Input
Tempo sugerido: 30 minutos
Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o autor (já trabalhado no plano ING9_06UN01); introduzir o texto através de uma breve discussão sobre como a figura do gato preto (black cat) é vista em nossa cultura.
Expectativa: Que os alunos possam relembrar alguns elementos vistos sobre o autor em planos anteriores, refletir sobre o modo em que a figura do gato preto é vista em nossa cultura, e fazer inferências sobre o assunto a ser abordado no texto.
Orientações:
- Mostre o slide para os alunos e faça a pergunta nele escrita (What do you know about this man?). Idealmente, os alunos responderão: He was a famous writer. His name is Edgar Allan Poe. Caso as respostas não venham, diga a eles: He was a famous writer. His name is Edgar Allan Poe. Pergunte aos alunos:
- Is he Brazilian? (Idealmente, os alunos dirão: No.) Where is he from? (Idealmente, os alunos dirão: He is from the United States of America.)
- Look at the picture. When do you think he lived? (Idealmente, os alunos responderão: In the 19th century, between 1809 and 1849.)
- Have you ever read a poem or a tale from him? Which one? (Idealmente, os alunos dirão: Yes, the poem Annabel Lee. Eles poderão, também, trazer outros poemas e histórias do autor a partir de suas experiências como leitores.)
- Can you remember what it was about? Was it a comic story or a horror one? (As respostas para a primeira pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem. Com relação à segunda, os alunos poderão dizer: It was a horror story.)
Input
Tempo sugerido: continuação do input.
Propósito: Ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre o autor (já trabalhado no plano ING9_06UN01); introduzir o texto através de uma breve discussão sobre como a figura do gato preto (black cat) é vista em nossa cultura.
Expectativa: Que os alunos possam relembrar alguns elementos vistos sobre o autor em planos anteriores, refletir sobre o modo em que a figura do gato preto é vista em nossa cultura, e fazer inferências sobre o assunto a ser abordado no texto.
Orientações:
- Diga aos alunos: Today you are going to read one of his most famous tale. Mostre a figura do gato aos alunos e pergunte:
- Look at the picture. What do you think this tale is about? (Idealmente, os alunos dirão: It is about a black cat.)
- What do you think of black cats? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.)
- How does our culture see them? (Os alunos poderão dizer algo como: Our culture sees them as a prediction of bad fortune/as bad animals, etc.). Why, in your opinion, do people think this way? (Idealmente, os alunos dirão: Because they are associated with witches and magic, and there is the belief that if you see a black cat, you will have bad fortune.)
- The tale you are going to read is titled “The Black Cat” and it was first published in 1843. What kind of view on the black cat do you think this tale will address? Why do you think so? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.)
Input
Tempo sugerido: continuação do input
Propósito: Desenvolver a habilidade e estratégias de leitura através de uma atividade de jigsaw reading; socializar com os colegas o trecho lido e suas impressões e/ou interpretações sobre ele.
Expectativa: Que os alunos possam ter contato com um trecho de texto literário e discutir sobre suas impressões e/ou interpretações sobre ele, socializando com os colegas a leitura que fizeram.
Orientações:
- Diga aos alunos: Now, each of you is going to read a different part of the tale and tell your classmate about it. I’m going to give you some questions as a guide on what to tell your classmate, but you can comment on other important pieces of information you may find while reading. Divida a turma em quatro grupos e entregue a cada um deles o handout com as perguntas e o trecho do conto The Black Cat. Dê a eles cerca de 10 minutos para que leiam o trecho e possam tomar nota do que irão contar aos colegas.
- Passados os 10 minutos, organize a turma em grupos de quatro integrantes, de modo que todos os grupos tenham um aluno que tenha lido o trecho A, trecho B, trecho C e trecho D. Você pode dizer: Now, you are going to work in groups of four. Each group must have only one member from each part of the text. Share what you have read and your impressions with your classmates. Dê a eles cerca de 10 minutos para que socializem a parte lida. Monitore o trabalho dos alunos.
- Diga aos alunos Now, based on the information you have shared, think about the narrator: is he the same from the beginning to the end of the tale? What happened? In your opinion, who or what made him change so much? e permita que os alunos discutam sobre as perguntas por 5 minutos.
- Finalizada a discussão sobre o narrador do conto, peça aos grupos para que socializem o que discutiram. Peça, sempre que possível, que justifiquem suas opiniões. Você pode dizer: Now, let’s share what you have discussed in your groups. When you say what your group has discussed, justify your thoughts. Observação: Idealmente, as considerações sobre o narrador e as perguntas feitas no item 3 levarão os alunos a dizer No, he is not the same from the beginning to the end. He changed. He was a good person and became an angry, bad person. The cat made him change a lot.
Output
Tempo sugerido: 11 minutos
Propósito: Refletir sobre o texto a partir do ponto de vista do autor e quais elementos deveriam ser mudados para aproximar o texto à nossa cultura.
Expectativa: Que os alunos possam, de modo simples, discutir suas visões sobre o black cat e o narrador colocando-se no lugar do autor. Que possam pensar em aproximações e distanciamentos entre a cultura de origem do texto e a nossa.
Orientações:
- Ainda nos mesmos grupos, pergunte aos alunos: What does the cat represent in the tale you read? (As respostas para esta pergunta podem variar. Acolha todas elas e, sempre que possível, peça aos alunos que as justifiquem.) Acolha as contribuições que eles fizerem. Entregue o handout aos alunos e leia com eles a instrução para a atividade de número 1. Tire quaisquer dúvidas que eles apresentarem e diga: You have 4 minutes to discuss these questions. Don’t forget to take notes of your discussion. Finalizado o tempo, peça a cada grupo que compartilhe suas ideias com a turma. As possíveis respostas para as atividades de discussão 1 e 2 podem ser encontradas aqui.
- Após a discussão, direcione os alunos ao exercício de número 2. Pergunte: Could anyone volunteer to read the instructions for activity number 2, please? Tire quaisquer dúvidas sobre o que deve ser feito e/ou sobre o vocabulário. Diga aos alunos: You have 4 minutes to discuss these questions. Don’t forget to take notes of your discussion. Finalizado o tempo, peça a cada grupo que compartilhe suas ideias com a turma.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).
Orientações:
- Mostre apenas a pergunta do slide aos alunos. Caso tenha tempo o suficiente, deixe que eles falem livremente sobre o que fizeram, como fizeram e como se sentiram nesta tarefa (foi fácil/difícil/interessante?). Caso contrário, leia os pontos do slide e peça exemplos à turma sempre que possível.
Para o aluno
Para o professor
Esses recursos colaboram para que o estudante tenha acesso à língua que estão aprendendo em fontes de qualidade.
Você pode criar roteiros que transformem as etapas do plano em orientações para serem feitas em casa, enviar por WhatsApp, email ou outro meio de comunicação que vocês tenham.
Abuse dos links que são indicados no plano e reorganize as atividades em grupo para que sejam feitas individualmente ou em duplas que consigam se falar a distância.
Vale ressaltar a importância de criar guias e condições para produção colaborativa, gerando interação entre os alunos.
Contents
- INPUT: Jigsaw reading (“The Black Cat”, by Edgar Allan Poe).
- OUTPUT: Discussion.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI09) Compartilhar, com os colegas, a leitura dos textos escritos pelo grupo, valorizando os diferentes pontos de vista defendidos com ética e respeito.
(EF09LI19) Discutir a comunicação intercultural por meio da língua inglesa como mecanismo de valorização pessoal e de construção de identidades no mundo globalizado.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Renan da Silva Portolan
Mentor: Débora Balsemão Oss
Especialista: Celina Fernandes