13142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Orações Condicionais

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Orações Condicionais

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos continuarão a trabalhar o first conditional, agora através do tema Students’ Council Elections. Na contextualização, os alunos explorarão algumas ideias iniciais sobre o tema - o que faz um Students’ Council, se há um na escola onde estudam e quais são os interesses deste órgão de acordo com suas opiniões. Nos slides de input, os alunos:

a) serão apresentados a um vídeo de um candidato ao Students’ Council e identificarão as propostas que ele apresenta fazendo o uso do first conditional;

b) farão a leitura do transcript do vídeo, localizarão outras propostas que possam ser expressas com o first conditional e as reorganizarão oralmente fazendo uso daquela estrutura após fazerem apontamentos em um handout;

c) serão estimulados a criar suas chapas, suas propostas e possíveis perguntas às outras chapas utilizando o first conditional. Já no output, os alunos irão apresentar suas propostas e farão suas perguntas às outras chapas ao seguir alguns guidelines;

d) votarão nas propostas mais interessantes, engraçadas, polêmicas e realistas após terem feito suas escolhas em grupo. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto b, acima) e do Transcript do vídeo de input (ponto a) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto d) é destinados à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 5, 6 e 7 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo no quadro antes da mesma.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos e pergunte a eles:
  • Look at the picture. In your opinion, what does it represent? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)
  • Is there a students’ representative organ in your school? How do you call it? (Os alunos poderão responder Yes, there is ou No, there isn’t. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer o nome do Grêmio Estudantil que existe na escola, caso ele exista.)
  • In your opinion, what does a students’ representative organ do? What interests do you think they have? (Os alunos poderão dizer coisas como: The students’ representative organ fights for students rights, promotes events and interaction between students and school community as a whole. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer coisas como: They are interested in defending and fighting for students rights and better conditions for students at school, etc.)
  • Have you ever taken part in one? If so, how was it? If not, would you like to participate? How? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, you will create slates to run for the Students’ Council and discuss your election promises, that is, what you will do if you win the elections.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Identificar propostas que utilizem if-clauses em um vídeo; analisar um script, identificar possíveis propostas que possam ser expressas com if-clauses e organizá-las oralmente.

Expectativa: Que os alunos possam identificar o uso de if-clauses e reorganizar frases de um vídeo, através de seu transcript, fazendo uso de orações condicionais.

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos e pergunte a eles:
  • What can you see in this picture?
  • What is the title of this video?
  • What do you think his election promises will be about?
  • Exiba o vídeo para que os alunos possam conferir se as ideias que apresentaram inicialmente são contempladas nele (você pode acessá-lo através do link https://www.youtube.com/watch?v=1Ty0iSVMOSA) . Diga aos alunos: You are going to watch the video and check if the ideas you discussed are presented in it. Finalizado o vídeo, pergunte à turma: Were your ideas correct? If so, which ones?. Deixe que os alunos contribuam com a discussão por, no máximo, 2 minutos.
  • Finalizada a discussão, diga aos alunos: In this video, Junaid Hameed presents his election promises as conditions and consequences. How can we express conditions and consequences? (Idealmente, os alunos dirão: We express conditions and consequences by using if+will sentences.) Diga aos alunos: In pairs, you are going to watch the video again and take notes of the election promises he makes using if+will. Certifique-se de que os alunos compreenderam o que precisam fazer e exiba o vídeo novamente. Ao final do vídeo, pergunte aos alunos: Could you identify the election promises he has presented using if+will? Which were they?
  • Entregue a cada par uma cópia da transcrição do vídeo e uma cópia do handout a cada aluno. Leia a instrução da atividade 1 com eles e pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: Read the script and find other election promises that can be expressed using if+will sentences.). Dê aos alunos cerca de 5 minutos para realizar a tarefa. Finalizada a atividade, diga aos alunos: Now, you are going to say the sentences you have found using if-clauses. You can start with “If I am elected/If you vote for me/If you elect me…”. Dê cerca de 3 minutos para que os alunos realizem a atividade. Circule pela sala, tome nota do uso das if-clauses utilizadas pelos alunos e auxilie as duplas caso necessário. Finalizado o tempo, peça a alguns alunos que compartilhem as frases que produziram oralmente. Finalmente, pergunte: Would you vote for him if you studied in the same school? Would you like to take part as a candidate for the Students’ Council?

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Organizar propostas para a eleição do Students’ Council e criar perguntas para o debate entre chapas, fazendo uso das if-clauses; desenvolver a habilidade de speaking.

Expectativa: Que os alunos possam organizar e produzir frases com if-clauses oralmente e de modo escrito.

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos. Peça que um deles leia as duas frases escritas (The Students’ Council elections are drawing near. Create your slate and present your election promises.). Divida a turma em grupos de 5 alunos. No mesmo handout utilizado anteriormente, localize a instrução para a atividade 2 e a leia com os alunos. Confira se todos entenderam o que precisa ser feito. Dê cerca de 10 minutos para que os alunos organizem suas propostas (tomando notas de palavras-chave, apenas) e pensem em perguntas a serem feitas para as outras chapas durante suas apresentações (confira mais na seção Output). Circule pela sala, tome nota das produções dos alunos e, caso seja necessário, auxilie os grupos.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições e possíveis consequências (formas afirmativa e interrogativa) através do contexto Students’ Council Elections.

Expectativa: Que os alunos possam expressar suas propostas de campanha e fazer perguntas utilizando if-clauses.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now, it’s time you presented your election promises to the class and ask your questions to the candidates. Explique a eles que cada chapa terá dois minutos para apresentar suas propostas e responder as perguntas de seus possíveis eleitores. Você pode dizer: Each slate has two minutes to present their election promises and answer questions from voters. Dirija a atenção dos alunos para o slide e leia com eles as orientações para este momento da aula. Ao final, pergunte a eles: Do you have any questions?. Esteja preparado(a) para sanar quaisquer dúvidas.
  • Escreva o nome de cada chapa em pequenos pedaços de papel para fazer o sorteio da ordem de apresentação. Após o sorteio, escreva a ordem no quadro e chame os grupos para a apresentação de suas propostas. Você pode dizer: Now, _______________, it’s your turn to present your election promises. Welcome to our stage. Lembre-se de cronometrar as apresentações e tomar nota de possíveis usos inadequados da língua, especialmente o das if-clauses, para retomar posteriormente com os alunos (leia as sugestões abaixo, em “Atividade Complementar”). Ao final das apresentações de cada uma das chapas, pergunte aos demais alunos: Does anybody have questions for this slate?.
  • Ao final de todas as apresentações, diga aos alunos: Now, based on what you have heard and on the notes you have taken during the presentations, you will vote for the most interesting election promises; the funniest ones; the most polemic ones; and the most realistic ones, in your groups. Dê aos grupos 1 minuto para que tomem sua decisão. Finalizado o tempo, pergunte a cada grupo: What is your vote for the most interesting election promises/the funniest ones/the most polemic ones/the most realistic ones?

  • Atividade Complementar
  • A tomada de notas de usos inadequados da língua e seu trabalho posterior podem ser muito ricos em sala de aula como elementos de feedback e, até mesmo, de checagem da aprendizagem. O trabalho com as notas tomadas pode ser realizado em formatos diferentes. Deixamos, abaixo, algumas sugestões.
  • Sugestão 1: handout. Caso o conteúdo que você esteja trabalhando continue sendo abordado nas aulas seguintes, crie um handout com as frases ditas pelos alunos e anotadas por você. Comumente, os professores criam este tipo de atividade focando apenas nas inadequações do uso da língua durante uma prática oral feita em aula, solicitando aos alunos que as corrijam individualmente ou em pares. Nossa sugestão é de que você inclua, também, bons exemplos do uso da língua para que os alunos possam desenvolver sua capacidade de análise e julgamento sobre a frase dada, apontando o erro caso ele exista ou justificando os motivos que levam determinada frase a estar adequada;
  • Sugestão 2: board. Muito semelhante à Sugestão 1, a sugestão é escrever no quadro bons exemplos de uso da língua e exemplos de inadequação da mesma, produzidas pelos alunos durante a prática oral, e pedir aos pares que identifiquem quais estão adequadas e quais não, justificando suas opiniões. Quando uma frase for classificada como inadequada, peça a justificativa e a possível correção, oralmente. Atenção: as justificativas serão, possivelmente, a própria correção da frase.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o segundo plano, de uma sequência de dois (ING_03UN11 - ING9_03UN12), em que as orações condicionais (first conditional) serão abordadas com vistas à produção oral.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos continuarão a trabalhar o first conditional, agora através do tema Students’ Council Elections. Na contextualização, os alunos explorarão algumas ideias iniciais sobre o tema - o que faz um Students’ Council, se há um na escola onde estudam e quais são os interesses deste órgão de acordo com suas opiniões. Nos slides de input, os alunos:

a) serão apresentados a um vídeo de um candidato ao Students’ Council e identificarão as propostas que ele apresenta fazendo o uso do first conditional;

b) farão a leitura do transcript do vídeo, localizarão outras propostas que possam ser expressas com o first conditional e as reorganizarão oralmente fazendo uso daquela estrutura após fazerem apontamentos em um handout;

c) serão estimulados a criar suas chapas, suas propostas e possíveis perguntas às outras chapas utilizando o first conditional. Já no output, os alunos irão apresentar suas propostas e farão suas perguntas às outras chapas ao seguir alguns guidelines;

d) votarão nas propostas mais interessantes, engraçadas, polêmicas e realistas após terem feito suas escolhas em grupo. Para esta aula, listamos os materiais e links necessários abaixo, bem como alternativas à aula com recursos multimídia.

  • Nota aos professores:
  • Impressões dos materiais listados acima: Antes da aula, providencie uma cópia da Folha de atividades de input (que pode ser encontrada no ponto b, acima) e do Transcript do vídeo de input (ponto a) para cada aluno. O arquivo de resolução de atividades (ponto d) é destinados à sua preparação para a aula;
  • Alternativas à aula com recursos multimídia: Caso seja necessário, você poderá imprimir os slides 5, 6 e 7 em tamanho grande (de modo que toda a turma possa enxergar). Com relação ao objetivo da aula, você pode escrevê-lo no quadro antes da mesma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem aos alunos e pergunte a eles:
  • Look at the picture. In your opinion, what does it represent? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)
  • Is there a students’ representative organ in your school? How do you call it? (Os alunos poderão responder Yes, there is ou No, there isn’t. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer o nome do Grêmio Estudantil que existe na escola, caso ele exista.)
  • In your opinion, what does a students’ representative organ do? What interests do you think they have? (Os alunos poderão dizer coisas como: The students’ representative organ fights for students rights, promotes events and interaction between students and school community as a whole. Com relação à segunda pergunta, os alunos poderão dizer coisas como: They are interested in defending and fighting for students rights and better conditions for students at school, etc.)
  • Have you ever taken part in one? If so, how was it? If not, would you like to participate? How? (As respostas para esta pergunta são abertas. Acolha as respostas de seus alunos.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique: In this lesson, you will create slates to run for the Students’ Council and discuss your election promises, that is, what you will do if you win the elections.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Identificar propostas que utilizem if-clauses em um vídeo; analisar um script, identificar possíveis propostas que possam ser expressas com if-clauses e organizá-las oralmente.

Expectativa: Que os alunos possam identificar o uso de if-clauses e reorganizar frases de um vídeo, através de seu transcript, fazendo uso de orações condicionais.

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos e pergunte a eles:
  • What can you see in this picture?
  • What is the title of this video?
  • What do you think his election promises will be about?
  • Exiba o vídeo para que os alunos possam conferir se as ideias que apresentaram inicialmente são contempladas nele (você pode acessá-lo através do link https://www.youtube.com/watch?v=1Ty0iSVMOSA) . Diga aos alunos: You are going to watch the video and check if the ideas you discussed are presented in it. Finalizado o vídeo, pergunte à turma: Were your ideas correct? If so, which ones?. Deixe que os alunos contribuam com a discussão por, no máximo, 2 minutos.
  • Finalizada a discussão, diga aos alunos: In this video, Junaid Hameed presents his election promises as conditions and consequences. How can we express conditions and consequences? (Idealmente, os alunos dirão: We express conditions and consequences by using if+will sentences.) Diga aos alunos: In pairs, you are going to watch the video again and take notes of the election promises he makes using if+will. Certifique-se de que os alunos compreenderam o que precisam fazer e exiba o vídeo novamente. Ao final do vídeo, pergunte aos alunos: Could you identify the election promises he has presented using if+will? Which were they?
  • Entregue a cada par uma cópia da transcrição do vídeo e uma cópia do handout a cada aluno. Leia a instrução da atividade 1 com eles e pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão: Read the script and find other election promises that can be expressed using if+will sentences.). Dê aos alunos cerca de 5 minutos para realizar a tarefa. Finalizada a atividade, diga aos alunos: Now, you are going to say the sentences you have found using if-clauses. You can start with “If I am elected/If you vote for me/If you elect me…”. Dê cerca de 3 minutos para que os alunos realizem a atividade. Circule pela sala, tome nota do uso das if-clauses utilizadas pelos alunos e auxilie as duplas caso necessário. Finalizado o tempo, peça a alguns alunos que compartilhem as frases que produziram oralmente. Finalmente, pergunte: Would you vote for him if you studied in the same school? Would you like to take part as a candidate for the Students’ Council?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Organizar propostas para a eleição do Students’ Council e criar perguntas para o debate entre chapas, fazendo uso das if-clauses; desenvolver a habilidade de speaking.

Expectativa: Que os alunos possam organizar e produzir frases com if-clauses oralmente e de modo escrito.

Orientações:

  • Mostre o slide para os alunos. Peça que um deles leia as duas frases escritas (The Students’ Council elections are drawing near. Create your slate and present your election promises.). Divida a turma em grupos de 5 alunos. No mesmo handout utilizado anteriormente, localize a instrução para a atividade 2 e a leia com os alunos. Confira se todos entenderam o que precisa ser feito. Dê cerca de 10 minutos para que os alunos organizem suas propostas (tomando notas de palavras-chave, apenas) e pensem em perguntas a serem feitas para as outras chapas durante suas apresentações (confira mais na seção Output). Circule pela sala, tome nota das produções dos alunos e, caso seja necessário, auxilie os grupos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 16 minutos

Propósito: Promover prática oral controlada sobre condições e possíveis consequências (formas afirmativa e interrogativa) através do contexto Students’ Council Elections.

Expectativa: Que os alunos possam expressar suas propostas de campanha e fazer perguntas utilizando if-clauses.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Now, it’s time you presented your election promises to the class and ask your questions to the candidates. Explique a eles que cada chapa terá dois minutos para apresentar suas propostas e responder as perguntas de seus possíveis eleitores. Você pode dizer: Each slate has two minutes to present their election promises and answer questions from voters. Dirija a atenção dos alunos para o slide e leia com eles as orientações para este momento da aula. Ao final, pergunte a eles: Do you have any questions?. Esteja preparado(a) para sanar quaisquer dúvidas.
  • Escreva o nome de cada chapa em pequenos pedaços de papel para fazer o sorteio da ordem de apresentação. Após o sorteio, escreva a ordem no quadro e chame os grupos para a apresentação de suas propostas. Você pode dizer: Now, _______________, it’s your turn to present your election promises. Welcome to our stage. Lembre-se de cronometrar as apresentações e tomar nota de possíveis usos inadequados da língua, especialmente o das if-clauses, para retomar posteriormente com os alunos (leia as sugestões abaixo, em “Atividade Complementar”). Ao final das apresentações de cada uma das chapas, pergunte aos demais alunos: Does anybody have questions for this slate?.
  • Ao final de todas as apresentações, diga aos alunos: Now, based on what you have heard and on the notes you have taken during the presentations, you will vote for the most interesting election promises; the funniest ones; the most polemic ones; and the most realistic ones, in your groups. Dê aos grupos 1 minuto para que tomem sua decisão. Finalizado o tempo, pergunte a cada grupo: What is your vote for the most interesting election promises/the funniest ones/the most polemic ones/the most realistic ones?

  • Atividade Complementar
  • A tomada de notas de usos inadequados da língua e seu trabalho posterior podem ser muito ricos em sala de aula como elementos de feedback e, até mesmo, de checagem da aprendizagem. O trabalho com as notas tomadas pode ser realizado em formatos diferentes. Deixamos, abaixo, algumas sugestões.
  • Sugestão 1: handout. Caso o conteúdo que você esteja trabalhando continue sendo abordado nas aulas seguintes, crie um handout com as frases ditas pelos alunos e anotadas por você. Comumente, os professores criam este tipo de atividade focando apenas nas inadequações do uso da língua durante uma prática oral feita em aula, solicitando aos alunos que as corrijam individualmente ou em pares. Nossa sugestão é de que você inclua, também, bons exemplos do uso da língua para que os alunos possam desenvolver sua capacidade de análise e julgamento sobre a frase dada, apontando o erro caso ele exista ou justificando os motivos que levam determinada frase a estar adequada;
  • Sugestão 2: board. Muito semelhante à Sugestão 1, a sugestão é escrever no quadro bons exemplos de uso da língua e exemplos de inadequação da mesma, produzidas pelos alunos durante a prática oral, e pedir aos pares que identifiquem quais estão adequadas e quais não, justificando suas opiniões. Quando uma frase for classificada como inadequada, peça a justificativa e a possível correção, oralmente. Atenção: as justificativas serão, possivelmente, a própria correção da frase.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que aprenderam e como aprenderam (o caminho que seguiram, as estratégias e ferramentas utilizadas para chegar ao objetivo de aprendizagem ou, em outras palavras, dar conta da tarefa).

Orientações:

  • Mostre a pergunta do slide aos alunos e permita que eles falem livremente. Caso não tenha tempo o suficiente, leia os pontos do slide e peça exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano