13141
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Compartilhando o esboço de um seminário

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Compartilhando o esboço de um seminário

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, WhatsApp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
- Power Point ou outro aplicativo de apresentação.

Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.

Context
Diga aos alunos que esta é a última de cinco aulas que visam prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles assistirão a alguns vídeos para extrair informações e conhecer o formato.

Como exercício preparatório para a aula, compartilhe o worksheet (disponível aqui) com as instruções do jogo Find Someone Who. Eles podem fazer com a ajuda dos amigos e familiares.

Compartilhe, também com antecedência, o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens. Peça aos alunos que prestem atenção nos níveis de formalidade das falas de cada vídeo e faça anotações.

Input
Em uma aula síncrona, entregue o worksheet (disponível aqui) e converse com os alunos sobre o vídeo apresentado. Após a discussão, você pode apresentar o resumo da Oxford (disponível aqui) sobre níveis de formalidade disponível no slide. Reproduza o vídeo novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.

Output
Em um encontro síncrono, compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Distribua o worksheet (disponível aqui) e siga as instruções do slide para que cada aluno crie o próprio outline. Após as explicações, peça para criarem uma presentation assincronamente e marque um encontro síncrono para que apresentem o trabalho. Peça aos alunos que utilizem as ferramentas digitais para organizar as apresentações. Eles podem utilizar o PowerPoint, o Flipgrid, Prezi, Padlet, Visme etc.

Neste encontro, sorteie pares entre os alunos para que um avalie a apresentação do outro. Compartilhe com a turma o feedback form (disponível aqui) e peça aos alunos que o preencham baseados no trabalho do colega.

Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem pedir ajuda aos familiares para criar a apresentação, escolher a linguagem, e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING9_03UND10

(EF09LI04) Expor resultados de pesquisa ou estudo com o apoio de recursos, tais como notas, gráficos, tabelas, entre outros, adequando as estratégias de construção do texto oral aos objetivos de comunicação e ao contexto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas