13140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Introduzindo e concluindo apresentações

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Introduzindo e concluindo apresentações

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário que será realizado na aula 10.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • Os worksheets dos alunos;
  • A imagem em tamanho grande do slide 4 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
  • A imagem em tamanho grande do slide 5 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
  • A resolução dos worksheets.
  • Links do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=Lb4fpweWoQQ

https://www.youtube.com/watch?v=5kElawefnc4

https://www.youtube.com/watch?v=1VrUop6IxIs

https://www.youtube.com/watch?v=b1b3HgWfO3Q

https://www.youtube.com/watch?v=81EMY-57AfI

https://www.youtube.com/watch?v=ZQjkBKwDNbE

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide (ou copie o conteúdo de antemão no quadro).

  • Diga: In pairs, you have 1 minute to brainstorm different ways to greet each one of these people.
  • Finalizado o tempo, diga: Let's share our ideas! (Não há resposta correta, mas é importante chamar atenção para o grau de formalidade usado em cada uma das situações. Em situações informais, utilizamos cumprimentos como Hi, Hello, What's up?, etc e nos despedimos dizendo See you, Talk to you later ou até mesmo Later! Em situações mais formais optamos algo como Goodbye (Bye) ou Have a nice day.
  • Por fim, pergunte aos alunos: Why do you think we have different ways of expressing the same idea formally and informally? Levante algumas respostas dos alunos. Você pode comentar: It is very important that we know how to communicate in both contexts, so that we don't sound odd or even rude!

  • Material complementar para o professor: Você encontra um resumo bastante útil da Oxford University Press sobre níveis de formalidade em inglês aqui.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to open and close formal and informal presentations.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Identificar os diferentes graus de formalidade nas expressões utilizadas para introduzir e encerrar uma apresentação.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de contrastar os graus de formalidade dos quatro vídeos.

Orientações: Diga: Take a look at the pictures on the screen/poster. What do you think these people are doing? (Idealmente os alunos dirão algo como They're giving a presentation/They're presenting something.)

  • Pergunte: Which of the presentations looks more formal to you? Why? (Possivelmente as respostas irão variar, por isso, ouça as respostas dos alunos e não os corrija.)
  • Distribua os worksheets.
  • Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
  • Leia o enunciado e pergunte:
  • What do you have to do first? (Idealmente os alunos responderão: Complete the sentences with the words missing.)
  • Do you have any questions? (Tire possíveis dúvidas.)
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra A (de 0:00 até 0:15 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra B (de 0:00 até 0:15 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra C (de 0:00 até 0:20 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra D (de 0:00 até 0:05 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 16:17 até 16:37 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 7:07 até 7:18 segundos).
  • Agora reproduza os vídeos novamente (uma vez cada um) para que os alunos selecionem o grau de formalidade deles. É importante notar que isso será percebido, principalmente, por meio das escolhas lexicais de cada um dos apresentadores. Por exemplo, as pessoas que se apresentaram em situações mais formais optaram por dizer good afternoon, já as que optaram por um tom menos formal escolheram dizer hello para cumprimentar sua audiência.
  • Deixe que os alunos escolham as opções corretas com relação ao grau de formalidade dos vídeos.
  • Diga: Compare your answers in pairs.
  • Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e diga: Let's check your answers!
  • Diga: Let's take a look at task 2 e leia a atividade. Aproveite para fazer um drill mostrando e modelando a pronúncia correta das frases.
  • Dê um exemplo com uma das frases para que os alunos saibam exatamente o que fazer.
  • Dê 5 minutos para que eles realizem a atividade.
  • Finalizado o tempo, diga: Let's correct!

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Propósito: Utilizar as expressões estudadas no input em situações hipotéticas de apresentações.

Expectativa: Que os alunos lancem mão das expressões estudadas em suas apresentações, estando atentos aos diferentes graus de formalidade.

Orientações: Aponte para o quadro e diga: Could anybody volunteer to read it, please?

  • Diga: Imagine you have to give a presentation in these three different settings.
  • Pergunte:
  • Which one of these settings is the most formal one?
  • What about the less formal one?
  • What kind of language would you use in each one of them? You have ten minutes to decide how you would open and close your talk. Choose the topic you would like to discuss (for example, music, video games, etc.), but remember you will only introduce it! You may take notes of the ideas you have to help you when sharing with your classmates.
  • Pergunte: Do you have any questions?
  • Terminado o tempo, diga: Now you have three minutes to show one of your classmates what you've done and also to listen to what she or he has done. When time is up, I'll scream "Change pairs!" and you have to look for a new partner!
  • Demonstre com um aluno o que deve ser feito. Finja que está falando com ele, diga alto: Change pairs! e busque um novo aluno.
  • Pergunte: Do you have any questions? e tire possíveis dúvidas.
  • Monitore o trabalho dos alunos e lembre de cronometrar os 3 minutos, dando o comando "Change pairs" ao final do tempo.
  • Por fim, pergunte aos alunos: Was there any presentation that really drew your attention? Why? What kind of language did the presenter use? (As respostas vão variar, mas é importante ver se os alunos conseguem diferenciar o uso formal do informal - ou menos formal.)

  • Material complementar para o professor: Caso queira aprender mais sobre como introduzir e concluir apresentações, assista a este vídeo da Cambridge University Press.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário que será realizado na aula 10.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • Os worksheets dos alunos;
  • A imagem em tamanho grande do slide 4 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
  • A imagem em tamanho grande do slide 5 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos);
  • A resolução dos worksheets.
  • Links do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=Lb4fpweWoQQ

https://www.youtube.com/watch?v=5kElawefnc4

https://www.youtube.com/watch?v=1VrUop6IxIs

https://www.youtube.com/watch?v=b1b3HgWfO3Q

https://www.youtube.com/watch?v=81EMY-57AfI

https://www.youtube.com/watch?v=ZQjkBKwDNbE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide (ou copie o conteúdo de antemão no quadro).

  • Diga: In pairs, you have 1 minute to brainstorm different ways to greet each one of these people.
  • Finalizado o tempo, diga: Let's share our ideas! (Não há resposta correta, mas é importante chamar atenção para o grau de formalidade usado em cada uma das situações. Em situações informais, utilizamos cumprimentos como Hi, Hello, What's up?, etc e nos despedimos dizendo See you, Talk to you later ou até mesmo Later! Em situações mais formais optamos algo como Goodbye (Bye) ou Have a nice day.
  • Por fim, pergunte aos alunos: Why do you think we have different ways of expressing the same idea formally and informally? Levante algumas respostas dos alunos. Você pode comentar: It is very important that we know how to communicate in both contexts, so that we don't sound odd or even rude!

  • Material complementar para o professor: Você encontra um resumo bastante útil da Oxford University Press sobre níveis de formalidade em inglês aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to open and close formal and informal presentations.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Identificar os diferentes graus de formalidade nas expressões utilizadas para introduzir e encerrar uma apresentação.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de contrastar os graus de formalidade dos quatro vídeos.

Orientações: Diga: Take a look at the pictures on the screen/poster. What do you think these people are doing? (Idealmente os alunos dirão algo como They're giving a presentation/They're presenting something.)

  • Pergunte: Which of the presentations looks more formal to you? Why? (Possivelmente as respostas irão variar, por isso, ouça as respostas dos alunos e não os corrija.)
  • Distribua os worksheets.
  • Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
  • Leia o enunciado e pergunte:
  • What do you have to do first? (Idealmente os alunos responderão: Complete the sentences with the words missing.)
  • Do you have any questions? (Tire possíveis dúvidas.)
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra A (de 0:00 até 0:15 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra B (de 0:00 até 0:15 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra C (de 0:00 até 0:20 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra D (de 0:00 até 0:05 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 16:17 até 16:37 segundos).
  • Reproduza 2 vezes o áudio da letra E (de 7:07 até 7:18 segundos).
  • Agora reproduza os vídeos novamente (uma vez cada um) para que os alunos selecionem o grau de formalidade deles. É importante notar que isso será percebido, principalmente, por meio das escolhas lexicais de cada um dos apresentadores. Por exemplo, as pessoas que se apresentaram em situações mais formais optaram por dizer good afternoon, já as que optaram por um tom menos formal escolheram dizer hello para cumprimentar sua audiência.
  • Deixe que os alunos escolham as opções corretas com relação ao grau de formalidade dos vídeos.
  • Diga: Compare your answers in pairs.
  • Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e diga: Let's check your answers!
  • Diga: Let's take a look at task 2 e leia a atividade. Aproveite para fazer um drill mostrando e modelando a pronúncia correta das frases.
  • Dê um exemplo com uma das frases para que os alunos saibam exatamente o que fazer.
  • Dê 5 minutos para que eles realizem a atividade.
  • Finalizado o tempo, diga: Let's correct!
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Propósito: Utilizar as expressões estudadas no input em situações hipotéticas de apresentações.

Expectativa: Que os alunos lancem mão das expressões estudadas em suas apresentações, estando atentos aos diferentes graus de formalidade.

Orientações: Aponte para o quadro e diga: Could anybody volunteer to read it, please?

  • Diga: Imagine you have to give a presentation in these three different settings.
  • Pergunte:
  • Which one of these settings is the most formal one?
  • What about the less formal one?
  • What kind of language would you use in each one of them? You have ten minutes to decide how you would open and close your talk. Choose the topic you would like to discuss (for example, music, video games, etc.), but remember you will only introduce it! You may take notes of the ideas you have to help you when sharing with your classmates.
  • Pergunte: Do you have any questions?
  • Terminado o tempo, diga: Now you have three minutes to show one of your classmates what you've done and also to listen to what she or he has done. When time is up, I'll scream "Change pairs!" and you have to look for a new partner!
  • Demonstre com um aluno o que deve ser feito. Finja que está falando com ele, diga alto: Change pairs! e busque um novo aluno.
  • Pergunte: Do you have any questions? e tire possíveis dúvidas.
  • Monitore o trabalho dos alunos e lembre de cronometrar os 3 minutos, dando o comando "Change pairs" ao final do tempo.
  • Por fim, pergunte aos alunos: Was there any presentation that really drew your attention? Why? What kind of language did the presenter use? (As respostas vão variar, mas é importante ver se os alunos conseguem diferenciar o uso formal do informal - ou menos formal.)

  • Material complementar para o professor: Caso queira aprender mais sobre como introduzir e concluir apresentações, assista a este vídeo da Cambridge University Press.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano