Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_19GRM01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Atividade principal
- Para adaptar essa atividade, peça uma pesquisa sobre a unidade de medida computacional BYTE e sobre a tabela ASCII e fomente discussões sobre o que entenderam sobre esses assuntos.
- A partir das discussões, solicite que transcrevam seus próprios nomes em notação binária, que chamamos de linguagem de nível baixo por estarem na base da formação dos caracteres, conforme propõe o plano original.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
O foco maior dessa aula está aqui. Pois, a grande importância dessa aula está no reconhecimento de uma nova unidade de medida que é composta por grupos de 2³=8 dígitos sendo sempre 0s e 1s.
Além disso, permitiu que seus alunos pudessem ver a aplicação de conceitos matemáticos aplicados ao mundo tecnológico.
Raio X
Esse raio X, pode descrever a situação do plano original sem maiores adaptações.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre as novas experiências e os links acessados.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes
Código: MAT9_19GRM01
(EF09MA18) Reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes