Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, criando uma boa expectativa em relação ao que irão aprender durante a aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Prepare as atividades (principal, raio x e complementares), antes da aula. Se possível, traga essas atividades impressas para os alunos, ou projete-as no quadro! É muito importante que os alunos tenham uma cópia da tabela ASCII em mãos para fazer as devidas conversões. Peça para que os alunos colem a tabela em seus cadernos, pois está será utilizada em aulas futuras, para avançarmos neste tema. Converse com seus alunos sobre unidades de medidas de comprimento, áreas, volumes, etc., e questione-os sobre unidades de armazenamento de computadores. Peça que os alunos formem duplas e entregue a Atividade Principal para eles, caso você possa imprimi-las.
Propósito: Realizar, através de questões direcionadas, um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre o tema, e motivá-los para um novo aprendizado.
Discuta com a turma:
- Quais são as unidades de medidas de comprimento?
- Para medir o comprimento do caderno, o que é mais adequado, medirmos em centímetro ou em metro?
- Para medir o comprimento da sala, o que é mais adequado, medirmos em centímetros ou em metros?
- Onde são armazenados os arquivos em um computador?
- Como são armazenados?
- Quais as unidades que um computador utiliza para armazenar informações?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Solicitar que um aluno faça a leitura da situação problema para a sala. Solicitar que grifem/destaquem as palavras chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam a existência (e o significado) das unidades básicas de medidas de informática: bit e byte.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Solicitar que um aluno faça a leitura da situação problema para a sala. Solicitar que grifem/destaquem as palavras chaves do enunciado e tentem resolver o problema em duplas. Após isso, peça que comparem suas soluções com as de outros colega. Escolha três alunos/duplas para socializar suas respostas com toda a classe.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam a existência (e o significado) das unidades básicas de medidas de informática: bit e byte.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides (slides de 6 a 8). Aqui, se algum aluno não compreendeu ainda como fazer essa conversão, tudo ficará mais claro. Peça que três, ou mais duplas, registrem seus nomes e suas conversões no quadro. Peça que um aluno explique o procedimento. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão.
Propósito: Familiarizar os alunos com as unidades básicas de armazenamento de dados e realizar pequenas conversões.
Discuta com a turma:
- Analisando a tabela, será que existem códigos diferentes desses para as letras minúsculas?
- E para acentos? Acento agudo, circunflexo, “til”, etc.
- Será que existem códigos binários para representar algarismos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Continuando as resoluções, neste item, o aluno fará a conversão de um código binário para nossa linguagem. Temos mais um momento para que todos os alunos compreendam a realização da conversão. Peça que um aluno registre a palavra codificada no quadro. Solicite que um aluno explique o procedimento realizado na conversão do código. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão. Pode ser que algum aluno descubra uma parte de código (as duas primeiras letras por exemplo), e deduza as demais. Questione se alguém encontrou outra palavra, caso exista, procure compreender qual foi o equívoco do aluno, ou da dupla.
Propósito: Familiarizar os alunos com as unidades básicas de armazenamento de dados e realizar pequenas conversões.
Discuta com a turma:
- Alguém descobriu uma parte do código (por exemplo B, Y), e deduziu as outras letras?
- Vocês conhecem algum aplicativo para celular que realiza conversão de códigos binários? (Apresente o “Conversor Binário” disponível para várias plataformas e é grátis).
- Vocês conhecem algum site que realiza conversão entre códigos binários? (Apresente o”Invertexto.com”, https://www.invertexto.com/codigo-binario).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas estratégias, verifique, permeando entre as carteiras, se eles fizeram a relação correta onde 1 caractere é igual a 1 byte. Peça para que três ou mais alunos/duplas coloquem suas soluções no quadro. Questione-os para saber se algum aluno não compreendeu a relação entre caractere e byte, que a questão propõem. Solicite que um aluno explique o procedimento realizado. Questione se alguém pensou algo diferente. Nesse item, temos novamente a proposição de fazer a conversão de um nome para o código binário e, fatalmente encontraremos nomes com acentos. A tabela sugerida no enunciado para realizar a conversão é limitada nesse aspecto. Explique isso para seus alunos e quando ocorrer nomes com acentos, peça para que eles desconsiderem no momento da conversão.
Propósito: Familiarizar os alunos com as unidades básicas de armazenamento de dados e realizar pequenas conversões.
Discuta com a turma:
- Analisando a tabela, será que existem códigos diferentes desses para as letras minúsculas?
- E para acentos? Acento agudo, circunflexo, “til”, etc.
- Será que existem códigos binários para representar algarismos?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Aqui, se algum aluno não compreendeu ainda como fazer essa conversão, tudo ficará mais claro. Peça que um aluno registre a palavra codificada no quadro. Solicite que um aluno explique o procedimento realizado na conversão do código. Questione se alguém pensou algo diferente para realizar essa conversão. Questione se alguém encontrou outra palavra, caso exista, procure compreender qual foi o equívoco do aluno, ou da dupla.
Propósito: Familiarizar os alunos com as unidades básicas de armazenamento de dados e realizar pequenas conversões.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem algum aplicativo para celular que realiza conversão de códigos binários? (Apresente o “Conversor Binário” disponível para várias plataformas e é grátis).
- Vocês conhecem algum site que realiza conversão entre códigos binários? (Apresente o”Invertexto.com”, https://www.invertexto.com/codigo-binario).
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Analise as resoluções dos alunos ou as resoluções propostas da Atividade Principal, destacando os desfechos de cada item. Os alunos devem compreender o significado de byte e como podemos fazer conversões simples (de nossos nomes por exemplo), utilizando a tabela ASCII (e se possível sites da internet e/ou aplicativos no celular) em bits.
Propósito: Sistematizar o conceito de unidades básicas de medidas da informática.
Discuta com a turma:
- Quantos bits compõe 1 byte?
- Imagine o teclado de um computador. Dê exemplos de caracteres ou símbolos que representam um enfileiramento de 8 bits segundo a tabela ASCII.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação entre bits, bytes e caracteres de uma palavra. Mobilize-os para resolver a Atividade Raio X.
Propósito: Retomar a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. É necessário que todos os alunos tenham acesso à tabela ASCII (abecedário binário) e conheçam relativamente os nomes dos alunos da classe. Permeie entre os alunos para verificar se estão utilizando a tabela corretamente para fazer a conversão entre os caracteres dos nomes e os códigos binários. Essa atividade é o momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram realizar a conversão de bits para bytes, assim como, a conversão de palavras para o código binário e vice-versa. Dessa forma, essa atividade lhe fornecerá subsídios para avaliar se os alunos adquiriram uma boa noção das unidades básicas de armazenamento de dados no seu cotidiano, uma vez que todos nessa idade já utilizam computadores. Procure anotar as dificuldades observadas, realizar as devidas intervenções, fazendo análises de erros e retomadas conceituais e de conteúdos se necessário. Se possível, no final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando algumas soluções no quadro. É importante que, nessa aula, os alunos percebam que cada caractere de uma palavra ocupará 1 byte no HD de um computador. Na verdade, esse valor na prática é aproximado, e podem ocorrer variações consideráveis dependendo da codificação e do padrão utilizado para salvar o arquivo. Se possível, faça alguns testes com seus alunos, utilizando o “Bloco de Notas” do Windows.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da conversão entre caracteres e códigos binários e, entre caracteres e bytes.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar