13139
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Apresentando resultados de pesquisas

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Apresentando resultados de pesquisas

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • O worksheet de input e de output dos alunos;
  • A transcrição do vídeo;
  • A imagem em tamanho grande do slide 3 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos).
  • A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • A imagem em tamanho grande do slide 5. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • Link do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=0QOUBEcDocE
  • A resolução dos worksheets.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to use phrases and expressions to present research results.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the board/picture. What is the woman doing? (Idealmente, os alunos dirão algo como She's giving a presentation.)

  • Pergunte:
  • Why do people give presentations? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: To share knowledge; to present ideas/arguments, etc.)
  • What are the characteristics of a good presentation? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: Presentations should be straightforward/brief; The language used should be clear.)
  • Do you think it is useful to present research results in a presentation? Why (not)? (Idealmente, os alunos responderão algo como: Yes, it is. Because they make our arguments more reliable.)

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender como fazer referência a pesquisas, estudos científicos e porcentagens em inglês.

Expectativa: Que os alunos entendam o significado e a função de cada uma das expressões em destaque. É importante salientar que a ideia não é que eles memorizem todas as expressões, e sim que as compreendam.

Orientações: Leia o slide (ou a imagem em tamanho grande);

  • Aponte para a imagem e diga para os alunos: You are going to watch a video. What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como The relation between crime and immigration.)
  • Distribua as worksheets.
  • Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
  • Leia a atividade ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?
  • Diga:
  • So, in your previous lessons, you talked about argumentative strategies. Do you remember some of them? (Idealmente, os alunos dirão Historical facts, research studies, personal examples, etc. Caso eles tenham dificuldade de lembrar, ajude-os dando exemplos.)
  • In this video, the presenter uses one of these argumentative throughout the video. What is it?
  • Reproduza o vídeo e dê um minuto para que os alunos respondam as perguntas.
  • Ao final, diga: So, let's share your answers! e corrija a atividade.
  • Pergunte:
  • Could anybody volunteer to read task 2, please? Ou faça você mesmo (a) a leitura.
  • Tire possíveis dúvidas de vocabulário, contudo não traduza as palavras em negrito.
  • So, what do you have to do? (Idealmente os alunos dirão algo como Match the phrases and their meanings.)
  • Dê de cinco a sete minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Ao final do tempo, diga: Let's check your answers! e faça a correção.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Propósito: Entender as possibilidades de uso das expressões estudadas.

Expectativa: Que os alunos possam entender a função de cada uma das expressões no quadro para que se sintam confiantes para utilizá-las no output.

Distribua o handout e pergunte:

  • Could anybody volunteer to read task 3, please? Ou faça você a leitura.
  • Tire possíveis dúvidas com relação a vocabulário.
  • Dê um exemplo fazendo a letra A com a turma.
  • Pergunte: Which of these phrases could we use to mention a research study? (Idealmente, os alunos dirão Research shows that… ou Some researchers argue that…
  • Dê cinco minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Acabado o tempo, diga: Let's check our answers! e corrija a atividade.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação da atividade de output.

Propósito: Utilizar as expressões estudadas para apresentar dados de pesquisas ou estudos científicos.

Expectativa: Que os alunos lancem mão de algumas das expressões estudadas no input para apresentar as pesquisas.

Orientações: Aponte para o quadro (ou imagem em tamanho grande) e diga: What does the graph show us? (Idealmente, os alunos responderão algo como: The graph shows us that the violent crime rate decreased in Toronto. Caso eles tenham dificuldade em responder, pergunte: Has the violent crime rate in Toronto increased or decreased? Eles possivelmente responderão It decreased. Então, pergunte novamente: What does the graph shows us? e a resposta será a mesma dada acima.)

  • Diga: Sit in groups of three. You're going to receive two slips of paper with information taken from a research study and a poll (survey). You and your group have to analyze the information in each of these studies. Use the phrases and expressions in your handout to help you, and take some notes to guide you. After ten minutes, you are going to present your findings to another group.
  • Distribua duas pesquisas diferentes para cada grupo. Você encontra esse material aqui.
  • Dê dez minutos para que os grupos preparem suas apresentações e vá monitorando o trabalho dos alunos enquanto isso. Só interfira quando necessário.
  • Ao final do tempo, diga: Now you have 10 minutes to present your graphs to as many groups as possible. Just make sure they have different research studies from yours. For example, if you are a member of group A, you can only present to B and C.
  • Dê mais dez minutos para que os grupos apresentem suas pesquisas uns para os outros e continue monitorando a interação. É muito importante que os alunos lancem mão das expressões estudadas, sendo assim, caso observe que isso não está ocorrendo, incentive seu uso dizendo: Let's use the expressions we studied! Research suggests that…; The graph shows us that...
  • Ao final do tempo, diga: Could you share something you've learned while presenting and listening to the other groups? e escute as respostas dadas. Os alunos, naturalmente, falarão do conteúdo das pesquisas, mas lembre-se de que o foco está na utilização, por parte deles, das expressões estudadas, encoraje o uso destas novamente.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • O worksheet de input e de output dos alunos;
  • A transcrição do vídeo;
  • A imagem em tamanho grande do slide 3 (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet. Se achar melhor, imprima uma imagem para cada dois ou três alunos).
  • A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • A imagem em tamanho grande do slide 5. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • Link do INPUT: https://www.youtube.com/watch?v=0QOUBEcDocE
  • A resolução dos worksheets.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to use phrases and expressions to present research results.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Diga aos alunos: Take a look at the board/picture. What is the woman doing? (Idealmente, os alunos dirão algo como She's giving a presentation.)

  • Pergunte:
  • Why do people give presentations? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: To share knowledge; to present ideas/arguments, etc.)
  • What are the characteristics of a good presentation? (As respostas irão variar, mas os alunos podem responder algo como: Presentations should be straightforward/brief; The language used should be clear.)
  • Do you think it is useful to present research results in a presentation? Why (not)? (Idealmente, os alunos responderão algo como: Yes, it is. Because they make our arguments more reliable.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Aprender como fazer referência a pesquisas, estudos científicos e porcentagens em inglês.

Expectativa: Que os alunos entendam o significado e a função de cada uma das expressões em destaque. É importante salientar que a ideia não é que eles memorizem todas as expressões, e sim que as compreendam.

Orientações: Leia o slide (ou a imagem em tamanho grande);

  • Aponte para a imagem e diga para os alunos: You are going to watch a video. What do you think this video is about? (Idealmente, os alunos responderão algo como The relation between crime and immigration.)
  • Distribua as worksheets.
  • Diga: Take a look at task 1 on your worksheet.
  • Leia a atividade ou pergunte: Could anybody volunteer to read it, please?
  • Diga:
  • So, in your previous lessons, you talked about argumentative strategies. Do you remember some of them? (Idealmente, os alunos dirão Historical facts, research studies, personal examples, etc. Caso eles tenham dificuldade de lembrar, ajude-os dando exemplos.)
  • In this video, the presenter uses one of these argumentative throughout the video. What is it?
  • Reproduza o vídeo e dê um minuto para que os alunos respondam as perguntas.
  • Ao final, diga: So, let's share your answers! e corrija a atividade.
  • Pergunte:
  • Could anybody volunteer to read task 2, please? Ou faça você mesmo (a) a leitura.
  • Tire possíveis dúvidas de vocabulário, contudo não traduza as palavras em negrito.
  • So, what do you have to do? (Idealmente os alunos dirão algo como Match the phrases and their meanings.)
  • Dê de cinco a sete minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Ao final do tempo, diga: Let's check your answers! e faça a correção.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Propósito: Entender as possibilidades de uso das expressões estudadas.

Expectativa: Que os alunos possam entender a função de cada uma das expressões no quadro para que se sintam confiantes para utilizá-las no output.

Distribua o handout e pergunte:

  • Could anybody volunteer to read task 3, please? Ou faça você a leitura.
  • Tire possíveis dúvidas com relação a vocabulário.
  • Dê um exemplo fazendo a letra A com a turma.
  • Pergunte: Which of these phrases could we use to mention a research study? (Idealmente, os alunos dirão Research shows that… ou Some researchers argue that…
  • Dê cinco minutos para que os alunos façam a atividade.
  • Acabado o tempo, diga: Let's check our answers! e corrija a atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação da atividade de output.

Propósito: Utilizar as expressões estudadas para apresentar dados de pesquisas ou estudos científicos.

Expectativa: Que os alunos lancem mão de algumas das expressões estudadas no input para apresentar as pesquisas.

Orientações: Aponte para o quadro (ou imagem em tamanho grande) e diga: What does the graph show us? (Idealmente, os alunos responderão algo como: The graph shows us that the violent crime rate decreased in Toronto. Caso eles tenham dificuldade em responder, pergunte: Has the violent crime rate in Toronto increased or decreased? Eles possivelmente responderão It decreased. Então, pergunte novamente: What does the graph shows us? e a resposta será a mesma dada acima.)

  • Diga: Sit in groups of three. You're going to receive two slips of paper with information taken from a research study and a poll (survey). You and your group have to analyze the information in each of these studies. Use the phrases and expressions in your handout to help you, and take some notes to guide you. After ten minutes, you are going to present your findings to another group.
  • Distribua duas pesquisas diferentes para cada grupo. Você encontra esse material aqui.
  • Dê dez minutos para que os grupos preparem suas apresentações e vá monitorando o trabalho dos alunos enquanto isso. Só interfira quando necessário.
  • Ao final do tempo, diga: Now you have 10 minutes to present your graphs to as many groups as possible. Just make sure they have different research studies from yours. For example, if you are a member of group A, you can only present to B and C.
  • Dê mais dez minutos para que os grupos apresentem suas pesquisas uns para os outros e continue monitorando a interação. É muito importante que os alunos lancem mão das expressões estudadas, sendo assim, caso observe que isso não está ocorrendo, incentive seu uso dizendo: Let's use the expressions we studied! Research suggests that…; The graph shows us that...
  • Ao final do tempo, diga: Could you share something you've learned while presenting and listening to the other groups? e escute as respostas dadas. Os alunos, naturalmente, falarão do conteúdo das pesquisas, mas lembre-se de que o foco está na utilização, por parte deles, das expressões estudadas, encoraje o uso destas novamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a utilização de determinadas expressões nas apresentação de dados de pesquisa.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano