13138
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Organizando ideias em sequência

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Organizando ideias em sequência

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • Os worksheets dos alunos;
  • A resolução dos worksheets;
  • A transcrição do vídeo, caso queira utilizá-la;
  • A imagem em tamanho grande do slide 3. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • As afirmativas sobre a expansão do Império Britânico (a serem recortadas com antecedência.)
  • O link do input.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to learn how to sequence your ideas.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Aponte para a tela ou para a impressão em tamanho grande e pergunte: Take a look at the board. What can you see? (Idealmente, os alunos responderão algo como I can see 50 reais and 50 dollars/a 50-dollar bill and a 50-real bill);

  • Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?
  • Diga: In pairs, answer the question and give two reasons why you'd prefer to find one over the other. Do you have any questions?
  • Dê dois minutos para que os alunos discutam. Ao final do tempo, diga: Now let's share your answers! Which one would you choose and why? Deixe que os alunos respondam livremente. Lembre-se de que não há resposta certa ou errada.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos - esse é o tempo para os slides 4 e 5.

Propósito: Compreender as ideias principais do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do video, entender como se faz para poder argumentar as ideias numa sequência coerente, e também compreender, ao menos, os dois fatores principais que contribuíram para o inglês ter seu papel de língua global e hegemônica. Primeiro os alunos irão ter uma compreensão básica do assunto e depois (no próximo slide), irão trabalhar na percepção de COMO a apresentadora constrói seu argumento.

Orientações: Aponte para a imagem na tela (ou na impressão em tamanho grande).

  • Diga: You are going to watch a video by a researcher called Mariko Kitazawa. What's the title of this video? (Idealmente os alunos responderão Why has English developed as a world language?)
  • Pergunte:
  • In your opinion, why has English developed as a world language? (As respostas vão variar, mas é interessante que os alunos consigam fazer uma ponte com a atividade que fizeram no slide anterior. Nesse sentido, poderão ser feitos comentários/perguntas como as seguintes: Do you think the United States have any relevance in this process? Why (not)? Think about the dollar/real activity we've just done e ouça as as respostas dos alunos, tendo em mente, mais uma vez, que não há respostas certas ou erradas, visto que este é um momento de reflexão.)
  • Diga: You're going to watch the video now and check if your guesses were correct. Don't worry if you don't understand everything! Focus on keywords.
  • Reproduza o vídeo aqui.
  • Terminado o vídeo, pergunte: So, were your guesses correct? Can you remember any reasons why English developed as a world language? (Os alunos poderão responder: The expansion of the British Empire ou the emergence of the USA as an economic power.)
  • Distribua os worksheets para os alunos.
  • Diga: Let's take a look at task 1 on your worksheet. Could anyone volunteer to read it, please? e leia toda a atividade, tirando possíveis dúvidas. É essencial que eles compreendam todas as afirmativas e opções.
  • Ao final da leitura, pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão algo como Listen to the video and choose the correct option.)
  • Reproduza o vídeo novamente.
  • Quando os alunos terminarem de escolher as suas opções, corrija a atividade e tire possíveis dúvidas (Caso haja tempo, uma comparação das respostas em duplas poderá ser feita antes da correção com a turma inteira).

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação da atividade de input.

Propósito: Compreender a ideia de sequencing e entender como eles irão usar esse recurso para argumentarem suas ideias.

Expectativa: Que os alunos aprendam, ao menos, signal words básicos como first, second e finally.

Orientações: Leia o slide ou pergunte: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?

  • Pergunte:
  • Were the words first and second used to describe the order in which the events happened or to describe the importance of the events? (Idealmente, os alunos alunos responderão To describe the order in which the events happened.)
  • When you have more than one argument to support an idea, which words and expressions could you use to organize them? (Os alunos poderão dizer first, second, third, first of all, last, lastly, etc. Caso eles não digam nada, ajude-os fazendo sinais tipo "primeiro" ou dando os primeiros exemplos.)

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Organizar argumentos sobre o tema do vídeo em sequência com o auxílio das signal words.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar seus argumentos utilizando os signal words. Não é esperado que eles formem frases complexas, apenas que organizem suas ideias em uma sequência lógica. E que percebam a importância desta linguagem para a organização de uma fala. É importante que os alunos saibam que é muito importante ajudar o interlocutor a entender a lógica do raciocínio de quem fala.

Orientações: Recorte e dobre as afirmativas de antemão. Você vai encontrá-las aqui.

  • Diga aos alunos: Take a look at task 2. Could anyone volunteer to read it, please?
  • As you can see, there are different signal words you can use to organize your ideas in a sequence. Feel free to use the ones you want for this activity.
  • Get in groups of four with whoever is next to you. (Ajude os alunos a se organizarem, se necessário. Esse processo precisa ser rápido.)
  • Passe pelos grupos com as afirmativas já recortadas e dobradas (para que os alunos não possam lê-las) e diga: Pick one.
  • Diga: You are planning your class seminar. You need to provide convincing arguments about the statement you received to your teachers . You have 8 minutes. Use the information from the video and your background knowledge to help you. Don't write paragraphs! Just note down some keywords that might help you when you present your ideas to your classmates. A ideia dessa atividade é que os alunos possam utilizar as notas como recurso facilitador da produção oral. O conceito de tomada de notas em si já foi trabalhado anteriormente (Ver unidade 2: Listening skills: note taking, de ING9_02UN01 a ING9_02UN05).
  • Monitore os alunos enquanto eles realizam a atividade e só interfira se necessário. Caso perceba que estão falando em português o tempo todo, incentive-os a falar inglês perguntando: How could we say this in English?
  • Ao final do tempo, faça grupos maiores, misturando membros de grupos que defenderam a afirmativa The expansion of the British Empire was quite positive com membros de grupos que defenderam a afirmativa The expansion of the British Empire was problematic. Para poupar tempo, forme você mesmo os grupos.
  • Diga (ou escreva no quadro): Now you are going to try to convince the new members of the group of your statement. First, present the arguments in a sequence using the signal words you've learned. Then listen to the other students' arguments. Finally, decide which arguments were especially convincing to be delivered to your teacher for the seminar, and why.
  • Dê de 8 a 10 minutos para que os alunos discutam e, novamente, só interfira se necessário. Preste atenção na utilização das signal words pelos alunos, visto que é este o objetivo principal da aula.
  • Ao final do tempo, diga: Could you share some interesting arguments you've heard while debating with the other group members? e escute as respostas dadas.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a estratégias argumentativas, assim como o papel do inglês como língua global.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma série de cinco (ING9_03UN06 até ING9_03UN10) que visam a preparar os alunos para a apresentação de um seminário.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

  • Os worksheets dos alunos;
  • A resolução dos worksheets;
  • A transcrição do vídeo, caso queira utilizá-la;
  • A imagem em tamanho grande do slide 3. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • A imagem em tamanho grande do slide 4. (Caso não tenha acesso à tecnologia em sua sala de aula - datashow, computador e internet.)
  • As afirmativas sobre a expansão do Império Britânico (a serem recortadas com antecedência.)
  • O link do input.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today you are going to learn how to sequence your ideas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Aponte para a tela ou para a impressão em tamanho grande e pergunte: Take a look at the board. What can you see? (Idealmente, os alunos responderão algo como I can see 50 reais and 50 dollars/a 50-dollar bill and a 50-real bill);

  • Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?
  • Diga: In pairs, answer the question and give two reasons why you'd prefer to find one over the other. Do you have any questions?
  • Dê dois minutos para que os alunos discutam. Ao final do tempo, diga: Now let's share your answers! Which one would you choose and why? Deixe que os alunos respondam livremente. Lembre-se de que não há resposta certa ou errada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos - esse é o tempo para os slides 4 e 5.

Propósito: Compreender as ideias principais do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do video, entender como se faz para poder argumentar as ideias numa sequência coerente, e também compreender, ao menos, os dois fatores principais que contribuíram para o inglês ter seu papel de língua global e hegemônica. Primeiro os alunos irão ter uma compreensão básica do assunto e depois (no próximo slide), irão trabalhar na percepção de COMO a apresentadora constrói seu argumento.

Orientações: Aponte para a imagem na tela (ou na impressão em tamanho grande).

  • Diga: You are going to watch a video by a researcher called Mariko Kitazawa. What's the title of this video? (Idealmente os alunos responderão Why has English developed as a world language?)
  • Pergunte:
  • In your opinion, why has English developed as a world language? (As respostas vão variar, mas é interessante que os alunos consigam fazer uma ponte com a atividade que fizeram no slide anterior. Nesse sentido, poderão ser feitos comentários/perguntas como as seguintes: Do you think the United States have any relevance in this process? Why (not)? Think about the dollar/real activity we've just done e ouça as as respostas dos alunos, tendo em mente, mais uma vez, que não há respostas certas ou erradas, visto que este é um momento de reflexão.)
  • Diga: You're going to watch the video now and check if your guesses were correct. Don't worry if you don't understand everything! Focus on keywords.
  • Reproduza o vídeo aqui.
  • Terminado o vídeo, pergunte: So, were your guesses correct? Can you remember any reasons why English developed as a world language? (Os alunos poderão responder: The expansion of the British Empire ou the emergence of the USA as an economic power.)
  • Distribua os worksheets para os alunos.
  • Diga: Let's take a look at task 1 on your worksheet. Could anyone volunteer to read it, please? e leia toda a atividade, tirando possíveis dúvidas. É essencial que eles compreendam todas as afirmativas e opções.
  • Ao final da leitura, pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos responderão algo como Listen to the video and choose the correct option.)
  • Reproduza o vídeo novamente.
  • Quando os alunos terminarem de escolher as suas opções, corrija a atividade e tire possíveis dúvidas (Caso haja tempo, uma comparação das respostas em duplas poderá ser feita antes da correção com a turma inteira).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação da atividade de input.

Propósito: Compreender a ideia de sequencing e entender como eles irão usar esse recurso para argumentarem suas ideias.

Expectativa: Que os alunos aprendam, ao menos, signal words básicos como first, second e finally.

Orientações: Leia o slide ou pergunte: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?

  • Pergunte:
  • Were the words first and second used to describe the order in which the events happened or to describe the importance of the events? (Idealmente, os alunos alunos responderão To describe the order in which the events happened.)
  • When you have more than one argument to support an idea, which words and expressions could you use to organize them? (Os alunos poderão dizer first, second, third, first of all, last, lastly, etc. Caso eles não digam nada, ajude-os fazendo sinais tipo "primeiro" ou dando os primeiros exemplos.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Organizar argumentos sobre o tema do vídeo em sequência com o auxílio das signal words.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar seus argumentos utilizando os signal words. Não é esperado que eles formem frases complexas, apenas que organizem suas ideias em uma sequência lógica. E que percebam a importância desta linguagem para a organização de uma fala. É importante que os alunos saibam que é muito importante ajudar o interlocutor a entender a lógica do raciocínio de quem fala.

Orientações: Recorte e dobre as afirmativas de antemão. Você vai encontrá-las aqui.

  • Diga aos alunos: Take a look at task 2. Could anyone volunteer to read it, please?
  • As you can see, there are different signal words you can use to organize your ideas in a sequence. Feel free to use the ones you want for this activity.
  • Get in groups of four with whoever is next to you. (Ajude os alunos a se organizarem, se necessário. Esse processo precisa ser rápido.)
  • Passe pelos grupos com as afirmativas já recortadas e dobradas (para que os alunos não possam lê-las) e diga: Pick one.
  • Diga: You are planning your class seminar. You need to provide convincing arguments about the statement you received to your teachers . You have 8 minutes. Use the information from the video and your background knowledge to help you. Don't write paragraphs! Just note down some keywords that might help you when you present your ideas to your classmates. A ideia dessa atividade é que os alunos possam utilizar as notas como recurso facilitador da produção oral. O conceito de tomada de notas em si já foi trabalhado anteriormente (Ver unidade 2: Listening skills: note taking, de ING9_02UN01 a ING9_02UN05).
  • Monitore os alunos enquanto eles realizam a atividade e só interfira se necessário. Caso perceba que estão falando em português o tempo todo, incentive-os a falar inglês perguntando: How could we say this in English?
  • Ao final do tempo, faça grupos maiores, misturando membros de grupos que defenderam a afirmativa The expansion of the British Empire was quite positive com membros de grupos que defenderam a afirmativa The expansion of the British Empire was problematic. Para poupar tempo, forme você mesmo os grupos.
  • Diga (ou escreva no quadro): Now you are going to try to convince the new members of the group of your statement. First, present the arguments in a sequence using the signal words you've learned. Then listen to the other students' arguments. Finally, decide which arguments were especially convincing to be delivered to your teacher for the seminar, and why.
  • Dê de 8 a 10 minutos para que os alunos discutam e, novamente, só interfira se necessário. Preste atenção na utilização das signal words pelos alunos, visto que é este o objetivo principal da aula.
  • Ao final do tempo, diga: Could you share some interesting arguments you've heard while debating with the other group members? e escute as respostas dadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante a aula com relação a estratégias argumentativas, assim como o papel do inglês como língua global.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano