13137
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência oral e o estudo de léxico. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Compreensão e uso de linking words
  • Aula 2: Construir argumentos usando linking words

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • o slide do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input;
  • a imagem da atividade de output do slide 5 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback;
  • e as transcrições: Favorite Food e Favorite Book.

Os vídeos usados na aula podem ser encontrados nos links: Favorite Food: https://www.youtube.com/watch?v=lU5-AeI9S1I&index=11&list=PL73YndQawY3OnQU5skfCeWUe9C09a6rI3&t=0s e Favorite Book: https://www.youtube.com/watch?v=Ii3DMsA9DAw.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the two images there. Do you have a favorite musician? (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive os estudantes a compartilhar suas preferências.) Após algumas respostas, pergunte: Do you have an opinion about her/him/them? Why do you think she/he/them is/are good? (Novamente, não há resposta correta para as perguntas, pois a discussão servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em argumentar sobre alguma preferência do estudante.)

Material complementar:

A pergunta apresentada no slide é apenas uma sugestão. O vídeo “Favorite Music Artist” faz parte da lista “Opinions” do canal de YouTube React. Sinta-se à vontade para acessá-lo e adaptar a aula à sua realidade e às preferências dos alunos.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de uma review sobre um tema favorito.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Que os alunos revisem as linking words e compreendam o aúdio de dois vídeos que tratam de preferências.

Expectativa: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at these questions. (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive-os a compartilhar suas preferências.)
  • You’ll watch these two videos in which people share their preferences about each of two categories: food and books.
  • But before you watch them, can you imagine which answers will appear? (Incentive-os a pensar quais comidas e livros as pessoas podem mencionar nos vídeos.)

Projete os vídeos disponíveis aqui (Favorite Food) e aqui (Favorite Book). Ambas as transcrições podem ser encontradas aqui: Favorite Food e Favorite Book.

Após a projeção, pergunte:

  • Were any of your guesses mentioned? Can you remember any argument they used to justify their preferences? (Encoraje-os a tentar relembrar como os participantes dos vídeos justificaram suas escolhas e quais foram elas.)
  • Now you’ll watch both videos again and you’ll need to pay attention to how they justified their arguments and which words they used to do it.
  • Look at these sentences here. You’ll need to select one option to complete the phrases according to what they have said. (Entregue a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A folha de respostas aqui.) Now read all the sentences before watching the videos again.

Projete novamente os vídeos e peça-lhes que marquem as alternativas que ouvirem. Neste momento, não use a legenda gerada automaticamente porque o intuito é que os estudantes pratiquem a compreensão oral.

Por fim, instrua-os a comparar as respostas com os colegas antes de corrigir com toda a sala.

  • Now compare your answers with a classmate. Each one of you will read the sentence and complete it with the word you think is the correct one.

Corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Usar as linking words para fazer uma crítica sobre um tema favorito.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio, expressar suas opiniões acerca de uma preferência tendo como base as linking words.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles irão, agora, escrever sobre seus próprios favoritos.

  • Now it’s your turn to be like the interviewees in the videos. For this activity, you’ll work individually.
  • Take a look at the four categories. You need to choose only one and think about one of your favorite things about it. For instance, if you pick “Kind of music”, imagine which one you listen to more often and write some ideas that can relate to it. (Caso julgue necessário, escreva o exemplo no quadro, dizendo algo como: For example, it’s energetic, you can dance a lot, it’s authentic, etc.)
  • Then, complete the sentences. At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your review.

Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando as linking words apropriadamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.

Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam em grupos de três alunos e compartilhem suas reviews.

  • Now that you’re done thinking, let’s get to practice! In groups of three you’ll share your review with your friends. And for the ones listening to the classmates, you can react to the reviews as well! You can say that you agree or disagree with the opinion and explain why. Don’t forget to use linking words, such as but, also, because, and.

Se houver tempo:

Peça-lhes que comentem as reviews que acharam mais interessantes/diferentes e o porquê.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre alguns de seus temas favoritos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de 2 planos, abordando a competência oral e o estudo de léxico. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

  • Aula 1: Compreensão e uso de linking words
  • Aula 2: Construir argumentos usando linking words

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • o slide do input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input;
  • a imagem da atividade de output do slide 5 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback;
  • e as transcrições: Favorite Food e Favorite Book.

Os vídeos usados na aula podem ser encontrados nos links: Favorite Food: https://www.youtube.com/watch?v=lU5-AeI9S1I&index=11&list=PL73YndQawY3OnQU5skfCeWUe9C09a6rI3&t=0s e Favorite Book: https://www.youtube.com/watch?v=Ii3DMsA9DAw.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the two images there. Do you have a favorite musician? (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive os estudantes a compartilhar suas preferências.) Após algumas respostas, pergunte: Do you have an opinion about her/him/them? Why do you think she/he/them is/are good? (Novamente, não há resposta correta para as perguntas, pois a discussão servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em argumentar sobre alguma preferência do estudante.)

Material complementar:

A pergunta apresentada no slide é apenas uma sugestão. O vídeo “Favorite Music Artist” faz parte da lista “Opinions” do canal de YouTube React. Sinta-se à vontade para acessá-lo e adaptar a aula à sua realidade e às preferências dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na apresentação de uma review sobre um tema favorito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Que os alunos revisem as linking words e compreendam o aúdio de dois vídeos que tratam de preferências.

Expectativa: Apresentar o conteúdo que servirá de base para a atividade de output.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at these questions. (Não há resposta correta para a pergunta. Apenas motive-os a compartilhar suas preferências.)
  • You’ll watch these two videos in which people share their preferences about each of two categories: food and books.
  • But before you watch them, can you imagine which answers will appear? (Incentive-os a pensar quais comidas e livros as pessoas podem mencionar nos vídeos.)

Projete os vídeos disponíveis aqui (Favorite Food) e aqui (Favorite Book). Ambas as transcrições podem ser encontradas aqui: Favorite Food e Favorite Book.

Após a projeção, pergunte:

  • Were any of your guesses mentioned? Can you remember any argument they used to justify their preferences? (Encoraje-os a tentar relembrar como os participantes dos vídeos justificaram suas escolhas e quais foram elas.)
  • Now you’ll watch both videos again and you’ll need to pay attention to how they justified their arguments and which words they used to do it.
  • Look at these sentences here. You’ll need to select one option to complete the phrases according to what they have said. (Entregue a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui. A folha de respostas aqui.) Now read all the sentences before watching the videos again.

Projete novamente os vídeos e peça-lhes que marquem as alternativas que ouvirem. Neste momento, não use a legenda gerada automaticamente porque o intuito é que os estudantes pratiquem a compreensão oral.

Por fim, instrua-os a comparar as respostas com os colegas antes de corrigir com toda a sala.

  • Now compare your answers with a classmate. Each one of you will read the sentence and complete it with the word you think is the correct one.

Corrija a atividade oralmente, pedindo que voluntários façam a leitura das frases. Preste atenção à pronúncia e tome nota de palavras que causem dificuldade aos alunos, retomando-as ao final da correção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Usar as linking words para fazer uma crítica sobre um tema favorito.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio, expressar suas opiniões acerca de uma preferência tendo como base as linking words.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles irão, agora, escrever sobre seus próprios favoritos.

  • Now it’s your turn to be like the interviewees in the videos. For this activity, you’ll work individually.
  • Take a look at the four categories. You need to choose only one and think about one of your favorite things about it. For instance, if you pick “Kind of music”, imagine which one you listen to more often and write some ideas that can relate to it. (Caso julgue necessário, escreva o exemplo no quadro, dizendo algo como: For example, it’s energetic, you can dance a lot, it’s authentic, etc.)
  • Then, complete the sentences. At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your review.

Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam usando as linking words apropriadamente, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.

Quando todos acabarem, peça-lhes que se reúnam em grupos de três alunos e compartilhem suas reviews.

  • Now that you’re done thinking, let’s get to practice! In groups of three you’ll share your review with your friends. And for the ones listening to the classmates, you can react to the reviews as well! You can say that you agree or disagree with the opinion and explain why. Don’t forget to use linking words, such as but, also, because, and.

Se houver tempo:

Peça-lhes que comentem as reviews que acharam mais interessantes/diferentes e o porquê.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre alguns de seus temas favoritos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano :

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano