Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs etc. Além disso, eles podem usar o TikTok para a produção dos vídeos.
Context (momento síncrono)
Antes de compartilhar o slide na tela, aproveite para retomar rapidamente o que foi visto nas duas aulas anteriores. Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Apresente o objetivo da aula e continue com o Input.
Input (momento síncrono)
Trabalhe o conteúdo da worksheet por meio do Mentimeter, disponível aqui. Use cada item da atividade em um desafio diferente no Mentimeter para os alunos responderem de forma mais lúdica.
Lembre-se de modelar a pronúncia ao final da atividade para prepará-los para o output.
Output
Envie as orientações aos alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar. O link da worksheet está disponível aqui.
Os alunos podem criar os próprios diálogos como no modelo da folha, apenas de forma escrita. Outra possibilidade é fazer essa produção em formato de digital comics. O Pixton, disponível aqui, é um bom site para montar histórias em quadrinhos em formato digital.
Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas.
Elabore uma enquete via Google Forms e peça para eles responderem (em tempo real, durante a aula síncrona) às seguintes perguntas:
In this lesson, I learned:
- How to communicate via internet language?
- How to use slangs?
- How to use acronyms and emojis correctly?
Envie o link da enquete via WhatsApp ou chat do Google Meet ou do Zoom, e peça que a respondam.
Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais algum tipo de gíria ou modo de falar da época deles. É um bom exercício para verificarem como a língua vai mudando ao longo do tempo.
Sugestão Enviada Por: Nani Maciel
Código: ING9_01UND09
(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.
AULA 01
AULA 03
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes