13136
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom;
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
 - Para compartilhar as produções, use algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs etc. Além disso, eles podem usar o TikTok para a produção dos vídeos.

Context (momento síncrono)
Antes de compartilhar o slide na tela, aproveite para retomar rapidamente o que foi visto nas duas aulas anteriores. Trabalhe com os alunos, de forma síncrona, o slide do Context. Apresente o objetivo da aula e continue com o Input.

Input (momento síncrono)
Trabalhe o conteúdo da worksheet por meio do Mentimeter, disponível aqui. Use cada item da atividade em um desafio diferente no Mentimeter para os alunos responderem de forma mais lúdica.
Lembre-se de modelar a pronúncia ao final da atividade para prepará-los para o output.

Output
Envie as orientações aos alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão realizar. O link da worksheet está disponível aqui.

Os alunos podem criar os próprios diálogos como no modelo da folha, apenas de forma escrita. Outra possibilidade é fazer essa produção em formato de digital comics. O Pixton, disponível aqui, é um bom site para montar histórias em quadrinhos em formato digital.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se restaram dúvidas.
Elabore uma enquete via Google Forms e peça para eles responderem (em tempo real, durante a aula síncrona) às seguintes perguntas:

In this lesson, I learned:
- How to communicate via internet language?
- How to use slangs?
- How to use acronyms and emojis correctly?

Envie o link da enquete via WhatsApp ou chat do Google Meet ou do Zoom, e peça que a respondam.

Convite às famílias
Peça aos alunos que perguntem aos pais algum tipo de gíria ou modo de falar da época deles. É um bom exercício para verificarem como a língua vai mudando ao longo do tempo.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND09

(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas