13136
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Estudo do Léxico

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estudo do Léxico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
ING9_01UN09

Adaptação de - https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2436/estudo-do-lexico 

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube

Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, google docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)

Aproveite para retomar rapidamente o que foi visto nas duas aulas anteriores antes de começar a compartilhar o slide em sua tela. Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context. Apresente o objetivo da aula e já continue com o Input. Trabalhe o conteúdo da worksheet por meio do Mentimeter. Use cada item da atividade em um desafio diferente no Mentimeter para os alunos responderem de uma forma mais lúdica.

Input (momento síncrono)

Trabalhe o conteúdo da worksheet por meio do Mentimeter. Use cada item da atividade em um desafio diferente no Mentimeter para os alunos responderem de uma forma mais lúdica.
Lembre-se de modelar a pronúncia ao final da atividade para prepará-los para o output.

Output

Envie as orientações para os alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer. O link da worksheet está aqui.

Quando os alunos criarem o próprio diálogo, eles podem fazer como o modelo da folha, apenas de forma escrita. Outra possibilidade para os alunos que quiserem, é fazer esta produção em formato de digital comics. Pixton é um bom site para montar histórias em quadrinhos em formato digital.

Feedback (momento síncrono)

Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos as produções que eles elaboraram e verifique se ficaram dúvidas.
Elabore uma enquete via Google forms e peça para eles responderem (em tempo real, durante a aula síncrona) as seguintes perguntas:

In this lesson, I learned:
? How to communicate via internet language
? How to use slangs
? How to use acronyms and emojis correctly

Envie o link da enquete via whatsapp ou chat do hangout ou zoom e peça para responderem.

Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem aos pais algum tipo de gíria, ou modo de falar da época deles. É um bom exercício para verificarem como a língua vai mudando ao longo do tempo.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_01UND09

(EF09LI14) Utilizar conectores indicadores de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese como auxiliares na construção da argumentação e intencionalidade discursiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas