13135
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Concordar e discordar em debates

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Concordar e discordar em debates

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e o output (recorte previamente as frases antes de distribuí-las aos alunos).

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at the images. What do they refer to? (Espera-se que os alunos respondam Schools).
  • Do the students have anything in common in images 1 and 2? (Provavelmente dirão The uniforms).
  • What about image 3? Why is it different? (Espera-se que percebam que os alunos notem a diferença nas roupas e digam The clothes / No uniform).
  • Is it important to wear uniforms? Do you like wearing them? Why/why not? (Motive os estudantes a opinar sobre o uso de uniforme na escola pois as respostas já serão um brainstorming para a atividade de output. Faça um mapa mental no quadro com as ideias que forem surgindo).

Material complementar:

Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, leia Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias e Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões. Para saber mais sobre mapas mentais, leia 7 dicas de como fazer um mapa mental de sucesso.

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na construção de um debate.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar o tópico do uso de uniformes na escola visando à preparação para a atividade de output, que será realizada através de um debate.

Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir da atividade de vídeo, os argumentos que as personagens usaram.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a piece of news about wearing uniforms at schools. What do you think they’ll say about it? (Não há respostas corretas pois os alunos levantarão hipóteses sobre o vídeo que verão. Motive-os a expressar-se pois esta é uma das estratégias de listening.)
  • The reporter is constructing his arguments in order to show his point of view. Look at these sentences. You have to tick the arguments you hear in the video. Now read all the phrases.

Após dar as instruções, distribua a folha de atividade que pode ser encontrada aqui (a resolução da atividade pode ser encontrada aqui). Instrua-os a fazer a leitura das frases antes de assistir ao vídeo pois esta também é uma das estratégias de listening. Este exercício é para ser feito individualmente e a correção será feita, em um primeiro momento, em duplas/trios, e depois com a sala toda.

  • Passe o vídeo Do School Uniforms Help Students Learn? duas vezes. Ele está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xDXh6kB-BdU (o uso da legenda fica a seu critério). Peça que marquem as alternativas que escutem. Ao final, indique que comparem as respostas com os companheiros, e então faça a correção oralmente. Para tornar o exercício mais desafiador, peça-lhes que indiquem as partes incorretas das frases e corrija-as no quadro.
  • Do you think the arguments he used are consistent? Why? (Motive-os a dar sua opinião pois não há resposta correta para as perguntas. Anote algumas ideias no quadro (como em um mapa mental) pois elas poderão ajudá-los na próxima etapa, em que irão construir seus argumentos sobre o tema).

Material complementar:

Para saber mais sobre o passo a passo das estratégias de listening, acesse Five essential listening skills for English learners, do British Council.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Organizar as expressões de acordo e desacordo no quadro e construir seus argumentos.

Expectativa: Em um primeiro momento, que os alunos reconheçam as expressões trabalhadas anteriormente (disponíveis aqui e que deverão ser recortadas previamente à aula) em outros planos e consigam organizá-las entre concordar e discordar. Em segundo lugar, que em turnos, opinem sobre o uso de uniforme na escola.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que a primeira atividade será de organizar no quadro as frases em duas colunas: para concordar e discordar.

  • Look at these two examples on the board. What do they refer to? (Espera-se que os alunos digam Ways to agree and disagree).
  • In groups, organize them into two columns: Agreeing / Disagreeing.

Distribua as frases previamente cortadas para os grupos (as frases podem ser encontradas aqui) e peça-lhes que discutam em grupos em qual coluna as colocarão. Entregue fita adesiva e dê tempo para que eles colem as frases no quadro.

  • Faça a correção com todo o grupo: Do you agree with this? Are the sentences in the correct place? (Em caso de as frases não estarem na coluna certa, altere-as no quadro após os alunos responderem corretamente).
  • Let’s practice some pronunciation. Repeat after me. (Leia as frases e peça-lhes que repitam todos juntos).
  • Now you’re going to perform your own debate and the theme is “uniforms at school” (Escreva o tema no quadro).
  • Here on the board there are five arguments for the use or not of uniforms. Analyze them. In groups, choose two and come up with two more of your own. You can use the topics we raised in the context (Mostre a eles o slide 2 para que se recordem que já discutiram algumas razões anteriormente). Then, using the sentences of agreement and disagreement create sentences that express your opinions about school uniforms. You have ten minutes. Motive-os a não somente ler os possíveis argumentos, mas também a pensar em suas justificativas para estar em acordo ou desacordo com o uso de uniforme na escola.
  • For this activity, you can use online or physical dictionaries to justify why you agree or disagree.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabem as produções, corrija-as, pois elas serão apresentadas.

Após a correção das produções dos grupos, organize a sala em um círculo pois isso ajudará a preparar o ambiente para o debate.

  • Now let’s start the debate. Each group will read a sentence and the other needs to say if they agree or disagree using an expression.

Conduza o debate de modo que todos os estudantes consigam ler uma frase preparada pelo grupo. Motive cada estudante a expressar agreement/disagreement após a leitura dos argumentos preparados.

Preparação para a atividade:

Imprima a folha de atividade de output disponível aqui e corte as frases que serão entregues aos grupos. Escreva os dois exemplos, as colunas e as justificativas no quadro.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar concordância com outras opiniões.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o quinto de uma sequência de 5 planos, abordando a competência oral e o gênero debate. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:

Preparação da aula: Caso não tenha acesso à tecnologia em sala (computador, internet e projetor), imprima o material com antecedência, o que inclui o context, o objective, o input, a atividade de input e o output (recorte previamente as frases antes de distribuí-las aos alunos).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte:

  • Look at the images. What do they refer to? (Espera-se que os alunos respondam Schools).
  • Do the students have anything in common in images 1 and 2? (Provavelmente dirão The uniforms).
  • What about image 3? Why is it different? (Espera-se que percebam que os alunos notem a diferença nas roupas e digam The clothes / No uniform).
  • Is it important to wear uniforms? Do you like wearing them? Why/why not? (Motive os estudantes a opinar sobre o uso de uniforme na escola pois as respostas já serão um brainstorming para a atividade de output. Faça um mapa mental no quadro com as ideias que forem surgindo).

Material complementar:

Para saber mais sobre a técnica do brainstorming, leia Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias e Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões. Para saber mais sobre mapas mentais, leia 7 dicas de como fazer um mapa mental de sucesso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na construção de um debate.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Apresentar o tópico do uso de uniformes na escola visando à preparação para a atividade de output, que será realizada através de um debate.

Expectativa: Que os alunos identifiquem, a partir da atividade de vídeo, os argumentos que as personagens usaram.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • We’ll watch a piece of news about wearing uniforms at schools. What do you think they’ll say about it? (Não há respostas corretas pois os alunos levantarão hipóteses sobre o vídeo que verão. Motive-os a expressar-se pois esta é uma das estratégias de listening.)
  • The reporter is constructing his arguments in order to show his point of view. Look at these sentences. You have to tick the arguments you hear in the video. Now read all the phrases.

Após dar as instruções, distribua a folha de atividade que pode ser encontrada aqui (a resolução da atividade pode ser encontrada aqui). Instrua-os a fazer a leitura das frases antes de assistir ao vídeo pois esta também é uma das estratégias de listening. Este exercício é para ser feito individualmente e a correção será feita, em um primeiro momento, em duplas/trios, e depois com a sala toda.

  • Passe o vídeo Do School Uniforms Help Students Learn? duas vezes. Ele está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xDXh6kB-BdU (o uso da legenda fica a seu critério). Peça que marquem as alternativas que escutem. Ao final, indique que comparem as respostas com os companheiros, e então faça a correção oralmente. Para tornar o exercício mais desafiador, peça-lhes que indiquem as partes incorretas das frases e corrija-as no quadro.
  • Do you think the arguments he used are consistent? Why? (Motive-os a dar sua opinião pois não há resposta correta para as perguntas. Anote algumas ideias no quadro (como em um mapa mental) pois elas poderão ajudá-los na próxima etapa, em que irão construir seus argumentos sobre o tema).

Material complementar:

Para saber mais sobre o passo a passo das estratégias de listening, acesse Five essential listening skills for English learners, do British Council.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Organizar as expressões de acordo e desacordo no quadro e construir seus argumentos.

Expectativa: Em um primeiro momento, que os alunos reconheçam as expressões trabalhadas anteriormente (disponíveis aqui e que deverão ser recortadas previamente à aula) em outros planos e consigam organizá-las entre concordar e discordar. Em segundo lugar, que em turnos, opinem sobre o uso de uniforme na escola.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que a primeira atividade será de organizar no quadro as frases em duas colunas: para concordar e discordar.

  • Look at these two examples on the board. What do they refer to? (Espera-se que os alunos digam Ways to agree and disagree).
  • In groups, organize them into two columns: Agreeing / Disagreeing.

Distribua as frases previamente cortadas para os grupos (as frases podem ser encontradas aqui) e peça-lhes que discutam em grupos em qual coluna as colocarão. Entregue fita adesiva e dê tempo para que eles colem as frases no quadro.

  • Faça a correção com todo o grupo: Do you agree with this? Are the sentences in the correct place? (Em caso de as frases não estarem na coluna certa, altere-as no quadro após os alunos responderem corretamente).
  • Let’s practice some pronunciation. Repeat after me. (Leia as frases e peça-lhes que repitam todos juntos).
  • Now you’re going to perform your own debate and the theme is “uniforms at school” (Escreva o tema no quadro).
  • Here on the board there are five arguments for the use or not of uniforms. Analyze them. In groups, choose two and come up with two more of your own. You can use the topics we raised in the context (Mostre a eles o slide 2 para que se recordem que já discutiram algumas razões anteriormente). Then, using the sentences of agreement and disagreement create sentences that express your opinions about school uniforms. You have ten minutes. Motive-os a não somente ler os possíveis argumentos, mas também a pensar em suas justificativas para estar em acordo ou desacordo com o uso de uniforme na escola.
  • For this activity, you can use online or physical dictionaries to justify why you agree or disagree.

Monitore o trabalho de cada grupo, auxiliando-os quanto a dúvidas. À medida que os grupos acabem as produções, corrija-as, pois elas serão apresentadas.

Após a correção das produções dos grupos, organize a sala em um círculo pois isso ajudará a preparar o ambiente para o debate.

  • Now let’s start the debate. Each group will read a sentence and the other needs to say if they agree or disagree using an expression.

Conduza o debate de modo que todos os estudantes consigam ler uma frase preparada pelo grupo. Motive cada estudante a expressar agreement/disagreement após a leitura dos argumentos preparados.

Preparação para a atividade:

Imprima a folha de atividade de output disponível aqui e corte as frases que serão entregues aos grupos. Escreva os dois exemplos, as colunas e as justificativas no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a impressão de que aprenderam a expressar concordância com outras opiniões.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano