13134
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Ecossistema em equilíbrio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Ecossistema em equilíbrio

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Romualdo Ramon Martins de Queiroz

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam ao vídeo “CADEIA ALIMENTAR | FOOD CHAIN - (Translated to English) - SUBTITLE IN ENGLISH” (disponível aqui).

Apresente a questão disparadora aos estudantes:
- O que acontece com os seres vivos de um ecossistema quando há interferência humana ou natural?

Peça a eles que reflitam sobre ela.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles. Disponibilize um link para videoconferência ou crie um grupo em aplicativo de mensagens.

Envie ao grupo um arquivo compartilhado com permissão para edição, e oriente-os a elaborar uma cadeia alimentar com 3 até 5 seres vivos.

Marque uma videochamada com toda a turma. Peça aos grupos que apresentem as cadeias criadas e pergunte o que acontecerá se incluirmos nelas lixo e espécies exóticas. Peça que os grupos reflitam como ficará essa cadeia. 

Sistematização
Ainda na videochamada, conduza uma reflexão sobre interferências em um ecossistema e siga as orientações do plano para sistematização. 

Convite às famílias
As famílias podem contribuir com a comunicação entre os integrantes do grupo.

 

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_07V&E10

(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas