Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca levar o aluno a discutir sobre os impactos econômicos e sociais da máquinas térmicas atuais. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade acesse os links: https://bit.ly/2LqGad5 e https://bit.ly/2rjcvZv.
Materiais necessários para a aula: Cinco a seis kits do jogo do L invertido, que devem conter: três dados, tabuleiro (disponível no link https://bit.ly/2NiAfs2), instruções (disponíveis no link: https://bit.ly/2o8nLbJ), bolinhas azuis e laranjas (disponíveis em: https://bit.ly/2MuSfTM). As quantidades podem variar, dependendo da quantidade de alunos na sala, no entanto, é mandatório que cada equipe seja formada com números pares de alunos.
Observação: Com antecedência, imprima as instruções, os tabuleiros e as bolinhas. Cole os tabuleiros e as bolinhas em um papelão ou em papel cartão e recorte-os. Faça isso, também, com as bolinhas azuis e laranjas e numere-as no verso, se preferir escreva os números com canetinha. Nesse caso, utilize papel cartão da cor das perguntas (azul para as bolinhas azuis e laranja para as bolinhas laranja) ou use os números das bolinhas azuis e laranjas, que são acompanhados das bolinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete o slide e leia para os alunos. Comente com eles que, no decorrer da aula, eles irão discutir sobre os impactos econômicos e sociais das máquinas térmicas atuais.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide ou imprima a história em quadrinhos, disponível no material complementar e a distribua aos alunos. Faça uma leitura compartilhada. Peça aos estudantes que pensem sobre a pergunta feita pelo pai ao filho, mas não se preocupe em respondê-la, pois a solução será encontrada no decorrer da aula.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete e leia a questão disparadora para os alunos. Peça para eles pensarem nas máquinas térmicas atuais e refletirem sobre os impactos econômicos e sociais causados por elas em nossa vida.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize a sala em cinco ou seis grupos, conforme a quantidade de alunos presentes e de acordo com o número de jogos produzidos, de modo que cada equipe seja formada com números pares de alunos. Arranje a sala em um círculo, coloque uma ou duas mesa(s) ou carteira(s) para cada equipe, um tabuleiro e as bolinhas (lista de materiais), impressos anteriormente, de forma que o tabuleiro fique no centro da mesa, entre as equipes. Posicione os grupos, para que fique uma em um dos “L” e a outra no lado oposto. Oriente que os círculos que contém as perguntas devem ficar espalhados na mesa, (cada um contendo um número que vai de 3 a 18) com os números voltados para cima, ou seja, círculos laranja para equipe de “L” laranja e círculos azul para equipe de “L” azul (lista de materiais). Disponibilize, também, três dadinhos para cada equipe e as instruções (lista de materiais). Leia as instruções com os alunos, de forma que todos entendam como o jogo funciona. Peça que um integrante de cada equipe tire par ou ímpar, para decidir quem começa a rodada. Esclareça que, em cada jogada, as equipes deverão debater as respostas e colocar a bolinha com a solução correta no tabuleiro e, caso a resposta esteja correta, que eles devem marcar a pontuação na tabela disponibilizada, conforme as orientações no documento de instruções. Circule pela sala e veja se os alunos estão colocando as perguntas (bolinhas) nos quadrinhos correspondentes, corretamente. Se achar necessário verifique a resolução (gabarito) das perguntas, disponível no material complementar. Caso alguma equipe tenha errado, peça que retire a bolinha. Comente que tais questões serão debatidas posteriormente. Vence a equipe que fizer o maior número de pontos.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Com a sala ainda em círculo, leia a introdução do slide “Desde a sua invenção, as máquinas térmicas têm evoluído muito, trazendo alguns impactos, que podem ser benéficos ou prejudiciais para a nossa vida.”
Peça aos alunos que olhem novamente o tabuleiro e pergunte: “Quais são as máquinas térmicas atuais?”. Retome a questão disparadora “Quais os impactos causados pelas máquinas térmicas atuais?” Promova uma roda de conversa e discuta com os estudantes sobre os pontos que eles observaram no jogo. Verifique se durante o jogo foi apresentada alguma informação sobre a qual eles não tinham conhecimento. Imprima o texto disponível no material complementar e distribua-o aos alunos. Faça uma leitura compartilhada e peça aos alunos que grifem os impactos positivos e negativos de cada máquina térmica, discuta sobre esses impactos e reveja as questões que os estudantes erraram durante o jogo. Ao final da aula, espera-se que a turma consiga discutir sobre os impactos econômicos e sociais causados pelas máquinas atuais.
Observação: Caso tenha havido muitos erros durante o jogo e ache necessário, retome o jogo em outra aula, de forma que os alunos possam assimilar o conteúdo de forma lúdica.