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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Condição de existência dos triângulos quanto às medida dos lados

Plano de aula de matemática com atividades para 7 do Fundamental sobre reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto a medida dos lados.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosilaine Sanches Martins

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentores: Vinicius do Nascimento Silva Man e Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Objetivos específicos

1 - Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.

2 - Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto a medida dos lados.

Conceito-chave

Condição de existência do triângulo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Canudinhos;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tesoura;
  • Cola.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que é um triângulo e quantos lados tem o triângulo. Anote suas respostas no quadro e peça a um aluno que desenhe um triângulo.

Propósito: Retomar o conceito de triângulo e motivar a classe para a realização da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que é um triângulo? Quantos lados tem um triângulo?
  • Todos concordam que o desenho é um triângulo?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Entregue a folha de atividade e dois canudos à cada aluno. Oriente-os a colar os triângulos que formaram na folha de atividade. Observe se algum aluno não compreendeu o que é para fazer e ajude-o.

Propósito: Montar triângulos com canudinhos observando a possibilidade ou impossibilidade de fazê-lo.

Discuta com a turma:

  • Algum de vocês se deparou com pedaços que não formam triângulo?
  • É sempre possível montar triângulo dadas as medidas de três lados?
  • Vamos fazer mais casos para investigar.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue outro canudo para os alunos. Agora, eles deverão usar a régua para medir os pedaços. Peça que joguem a sobra no lixo para não se misturar com os outros pedaços e que colem a montagem na folha da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos determinem uma condição de existência para o triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram montar o triângulo?
  • Por que não foi possível?
  • Por que vocês acham que este triângulo não fechou?

Vá conduzindo a discussão para que percebam que se a medida de um lado for maior ou igual ao comprimento dos outros dois juntos, não será possível encaixar o terceiro lado e não haverá triângulo neste caso. (Não se esqueça de comentar sobre o caso em que medida do lado maior é igual soma das medidas dos outros dois, pois neste caso também não será possível montar o triângulo).

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou passe a pergunta no quadro e espere que os alunos coloquem no papel suas conclusões.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma: Peça aos alunos que leiam suas respostas e registrem no quadro. Pode haver mais discussões neste momento e sempre que surgir conclusões diferentes peça que venham até o quadro registrá-las.

  • É sempre possível montar um triângulo dadas três medidas para os lados?
  • Porque vocês acham que este triângulo “não deu certo”?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos respondam a questão sozinhos. Peça que leiam suas respostas e registre no quadro as que forem diferentes. Reflita com a turma sobre as respostas que apresentaram a condição de existência vista anteriormente e verifique se todos os alunos compreenderam bem a atividade.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”. Talvez seja necessário mostrar aos alunos, que a medida do lado maior também não pode ser igual à soma das medidas dos outros dois lados. Você poderá usar três varetas de medidas 15 cm, 18 cm e 33 cm para mostrar isto para a classe.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que faremos agora uma sistematização do que descobrimos. Leia com eles a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”.

Propósito: Sistematizar as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado do termo “Condição de Existência”?
  • Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando a condição de existência do triângulo.

Propósito: Sintetizar junto ao aluno a condição de existência triangular.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com a classe suas soluções e modos de representação.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a condição de existência dos triângulos estudada nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quem respondeu sim para a letra A? Qual a justificativa? E quem respondeu não? Qual a justificativa?
  • Que pedaços vocês escolheram para formar o triângulo do ítem B? O lado maior é menor que a soma dos outros dois?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Rosilaine Sanches Martins

Mentores: Vinicius do Nascimento Silva Man e Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Priscilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF07MA20) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

Objetivos específicos

1 - Reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados.

2 - Resolver problemas envolvendo a condição de existência dos triângulos quanto a medida dos lados.

Conceito-chave

Condição de existência do triângulo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Canudinhos;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Tesoura;
  • Cola.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que é um triângulo e quantos lados tem o triângulo. Anote suas respostas no quadro e peça a um aluno que desenhe um triângulo.

Propósito: Retomar o conceito de triângulo e motivar a classe para a realização da atividade principal.

Discuta com a turma:

  • O que é um triângulo? Quantos lados tem um triângulo?
  • Todos concordam que o desenho é um triângulo?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Entregue a folha de atividade e dois canudos à cada aluno. Oriente-os a colar os triângulos que formaram na folha de atividade. Observe se algum aluno não compreendeu o que é para fazer e ajude-o.

Propósito: Montar triângulos com canudinhos observando a possibilidade ou impossibilidade de fazê-lo.

Discuta com a turma:

  • Algum de vocês se deparou com pedaços que não formam triângulo?
  • É sempre possível montar triângulo dadas as medidas de três lados?
  • Vamos fazer mais casos para investigar.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Entregue outro canudo para os alunos. Agora, eles deverão usar a régua para medir os pedaços. Peça que joguem a sobra no lixo para não se misturar com os outros pedaços e que colem a montagem na folha da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos determinem uma condição de existência para o triângulo.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram montar o triângulo?
  • Por que não foi possível?
  • Por que vocês acham que este triângulo não fechou?

Vá conduzindo a discussão para que percebam que se a medida de um lado for maior ou igual ao comprimento dos outros dois juntos, não será possível encaixar o terceiro lado e não haverá triângulo neste caso. (Não se esqueça de comentar sobre o caso em que medida do lado maior é igual soma das medidas dos outros dois, pois neste caso também não será possível montar o triângulo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Projete ou passe a pergunta no quadro e espere que os alunos coloquem no papel suas conclusões.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma: Peça aos alunos que leiam suas respostas e registrem no quadro. Pode haver mais discussões neste momento e sempre que surgir conclusões diferentes peça que venham até o quadro registrá-las.

  • É sempre possível montar um triângulo dadas três medidas para os lados?
  • Porque vocês acham que este triângulo “não deu certo”?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Deixe que os alunos respondam a questão sozinhos. Peça que leiam suas respostas e registre no quadro as que forem diferentes. Reflita com a turma sobre as respostas que apresentaram a condição de existência vista anteriormente e verifique se todos os alunos compreenderam bem a atividade.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia com os alunos a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”. Talvez seja necessário mostrar aos alunos, que a medida do lado maior também não pode ser igual à soma das medidas dos outros dois lados. Você poderá usar três varetas de medidas 15 cm, 18 cm e 33 cm para mostrar isto para a classe.

Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que faremos agora uma sistematização do que descobrimos. Leia com eles a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”.

Propósito: Sistematizar as ideias apresentadas nas atividades anteriores.

Discuta com a turma:

  • Qual o significado do termo “Condição de Existência”?
  • Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando a condição de existência do triângulo.

Propósito: Sintetizar junto ao aluno a condição de existência triangular.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com a classe suas soluções e modos de representação.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a condição de existência dos triângulos estudada nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quem respondeu sim para a letra A? Qual a justificativa? E quem respondeu não? Qual a justificativa?
  • Que pedaços vocês escolheram para formar o triângulo do ítem B? O lado maior é menor que a soma dos outros dois?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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