Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos o que é um triângulo e quantos lados tem o triângulo. Anote suas respostas no quadro e peça a um aluno que desenhe um triângulo.
Propósito: Retomar o conceito de triângulo e motivar a classe para a realização da atividade principal.
Discuta com a turma:
- O que é um triângulo? Quantos lados tem um triângulo?
- Todos concordam que o desenho é um triângulo?
Materiais Complementares:
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Entregue a folha de atividade e dois canudos à cada aluno. Oriente-os a colar os triângulos que formaram na folha de atividade. Observe se algum aluno não compreendeu o que é para fazer e ajude-o.
Propósito: Montar triângulos com canudinhos observando a possibilidade ou impossibilidade de fazê-lo.
Discuta com a turma:
- Algum de vocês se deparou com pedaços que não formam triângulo?
- É sempre possível montar triângulo dadas as medidas de três lados?
- Vamos fazer mais casos para investigar.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Entregue outro canudo para os alunos. Agora, eles deverão usar a régua para medir os pedaços. Peça que joguem a sobra no lixo para não se misturar com os outros pedaços e que colem a montagem na folha da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos determinem uma condição de existência para o triângulo.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram montar o triângulo?
- Por que não foi possível?
- Por que vocês acham que este triângulo não fechou?
Vá conduzindo a discussão para que percebam que se a medida de um lado for maior ou igual ao comprimento dos outros dois juntos, não será possível encaixar o terceiro lado e não haverá triângulo neste caso. (Não se esqueça de comentar sobre o caso em que medida do lado maior é igual soma das medidas dos outros dois, pois neste caso também não será possível montar o triângulo).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou passe a pergunta no quadro e espere que os alunos coloquem no papel suas conclusões.
Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.
Discuta com a turma: Peça aos alunos que leiam suas respostas e registrem no quadro. Pode haver mais discussões neste momento e sempre que surgir conclusões diferentes peça que venham até o quadro registrá-las.
- É sempre possível montar um triângulo dadas três medidas para os lados?
- Porque vocês acham que este triângulo “não deu certo”?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos respondam a questão sozinhos. Peça que leiam suas respostas e registre no quadro as que forem diferentes. Reflita com a turma sobre as respostas que apresentaram a condição de existência vista anteriormente e verifique se todos os alunos compreenderam bem a atividade.
Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Leia com os alunos a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”. Talvez seja necessário mostrar aos alunos, que a medida do lado maior também não pode ser igual à soma das medidas dos outros dois lados. Você poderá usar três varetas de medidas 15 cm, 18 cm e 33 cm para mostrar isto para a classe.
Propósito: Discutir sobre as ideias apresentadas nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que faremos agora uma sistematização do que descobrimos. Leia com eles a mensagem do slide ou passe no quadro e informe-os que esta é uma condição de existência do triângulo. Não se esqueça de explicar o significado do termo “condição de existência”.
Propósito: Sistematizar as ideias apresentadas nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Qual o significado do termo “Condição de Existência”?
- Se a medida do lado maior for igual à soma das medidas dos outros dois lados, poderá existir um triângulo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando a condição de existência do triângulo.
Propósito: Sintetizar junto ao aluno a condição de existência triangular.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com a classe suas soluções e modos de representação.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam a condição de existência dos triângulos estudada nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quem respondeu sim para a letra A? Qual a justificativa? E quem respondeu não? Qual a justificativa?
- Que pedaços vocês escolheram para formar o triângulo do ítem B? O lado maior é menor que a soma dos outros dois?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar