Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar. Este plano é parte de uma sequência que estuda as camadas do planeta Terra e tem como foco de trabalho o tectonismo.
Sobre esta aula: Os alunos deverão ser capazes de discutir com os colegas sobre a movimentação das placas tectônicas no globo terrestre, que provoca alterações na crosta, e fenômenos como terremotos e tsunamis.
Materiais necessários para a aula: Cada aluno deve pesquisar, estudar e levar para a aula uma notícia, salva em seu celular, com os temas tsunamis ou terremotos. Se a realidade dos alunos não permitir este tipo de atividade com o celular, peça que levem as notícias recortadas de jornais e revistas ou mesmo impressas de sites. Outra opção seria copiar as reportagens, caso não queiram ou não possam recortar; quatro folhas da atividade impressa (uma para cada grupo), para perguntarem e/ou responderem às questões dos colegas (disponível no material complementar). Esta proposta é para uma aula no estilo "Flipped Classroom" e "Peer Instruction". Para conhecer mais sobre as propostas, acesse os artigos disponíveis nestes links: https://bit.ly/2qkOXnJ (leia as páginas 85 a 93 sobre Flipped Classroom) e https://bit.ly/2GV9dD6 (leia as páginas de 6 a 12 sobre Peer Instruction). Para saber mais sobre terremotos e tsunamis, acesse: https://bit.ly/2ksFsRl.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o título da aula e diga aos alunos que eles vão relacionar a ocorrência de terremotos e tsunamis com a dinâmica das placas no globo terrestre.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre o trecho da notícia acima, divulgada em um grande veículo de circulação, nacional e a imagem do mapa terrestre. Comente com os alunos que o planeta Terra possui divisões abaixo da terra e do oceano, na forma de grandes placas, chamadas tectônicas, e que elas se chocam frequentemente.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a questão disparadora aos alunos ou escreva-a no quadro. Levante as hipóteses dos alunos. Talvez, neste momento, eles ainda não consigam relacionar os tremores com o deslocamento de grandes porções de água, chamados tsunamis. Anote no quadro as ideias levantadas.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Organize quatro grupos de trabalho e numere-os de 1 a 4. Distribua as folhas da atividade, uma para cada grupo (disponível no material complementar). Explique aos alunos que cada grupo deverá utilizar as notícias de jornais e revistas que eles trouxeram para a aula sobre "terremotos" e "tsunamis”. Diga que eles devem fazer a leitura e discutir os textos de todos os integrantes de sua própria equipe. Na sequência, oriente os alunos a elaborarem três perguntas na folha fornecida pelo professor. Esclareça que as perguntas estão na primeira parte (PERGUNTAS: PRIMEIRA RODADA), na folha impressa. Faça a gestão do tempo para esta parte da atividade, de modo que não ultrapasse 10 minutos. Ao seu comando, peça para os alunos trocarem as folhas com outro grupo, em sentido horário. Oriente-os a responder às questões enviadas pelo outro grupo no segundo quadro (RESPOSTAS: SEGUNDA RODADA). Faça a gestão do tempo para os 13 minutos finais da atividade.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente o slide para os alunos ou imprima-o (disponível no material complementar). Peça para cada grupo ler as perguntas e socializar as respostas com os demais colegas. Questione os estudantes sobre a relação entre terremotos e tsunamis, de modo, que ao final da aula, todos consigam relacionar o movimento das placas tectônicas à ocorrência dos fenômenos estudados. Faça correções nos termos errôneos que, por ventura, os alunos tragam para a discussão, como "chacoalhões" em vez de “tremores”, por exemplo. Em seguida, cole as fichas na parede da classe, para que os estudantes possam realizar a leitura com calma em outros momentos.