13126
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - O sistema nervoso e os tipos de drogas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre O sistema nervoso e os tipos de drogas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática.

Apresente a questão disparadora:
- Como os diferentes tipos de drogas interagem com o sistema nervoso? 

Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam o texto “Efeitos das substâncias no sistema nervoso” (disponível aqui).

Organize a turma em 7 grupos e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Sorteie um tipo de droga para cada grupo investigar: LSD, Cocaína, Álcool, Metanfetamina, Maconha, Ecstasy e Heroína.

Explique aos grupos que eles farão uma pesquisa sobre uma das drogas. Envie a folha de questões para orientar a pesquisa. Ela pode ser feita de duas maneiras: a partir do material de apoio ou utilizando o jogo/simulador ou o Mouse Party (disponível aqui). 

A folha de questões, os links para o material de apoio e as instruções para utilizar o jogo/simulador estão disponíveis na aba “materiais e atividades”.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem as pesquisas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes com a pesquisa e na reflexão sobre como as drogas interagem com o sistema nervoso.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_08V&E02

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas