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Plano de aula - De onde vêm as cores que vemos?

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre De onde vêm as cores que vemos?

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca, por meio de experiências, levar o aluno a concluir que a luz tem cor e reconhecer que as cores das coisas e dos objetos são determinadas pela frequência da luz. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade acesse os links: https://bit.ly/2O94SR4, https://bit.ly/2n7m0ee e https://bit.ly/2LR0BoJ.

Desenvolvimento da aula: Antes do início da aula, arrume um local na escola, de preferência próximo à sala de aula, que receba bem os raios de Sol (também pode ser no pátio ou quadra de esportes) e coloque as mesas com as bacias e os espelhos, com espaços entre elas, para que os alunos possam observar a formação do arco-íris na bacia. Veja as instruções no link: https://bit.ly/2n8Fxes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou TV e aparelho de DVD, caixa de som.

Para a experiência 1: Um kit composto de: uma bacia de interior branco, tamanho médio, cheia d’água; um espelho, compatível com a bacia de forma que o espelho não caia na água; uma mesa. Se for possível, e o espaço utilizado permitir, use pelo menos três ou quatro kits, para melhor visualização dos alunos.

Para a experiência 2: Um kit para cada dupla composto de: um Disco de Newton sem pintar (molde abaixo), um disco branco (molde abaixo), dois palitos de sorvete, duas tachinhas ou percevejos, dois pedaços de papelão para colar os discos, cola, tesoura, giz de cor ou lápis de cor ou guache, pedaços de EVA (retalhos). Veja as instruções no link https://bit.ly/2O97BtM e os moldes no material complementar .

Observações: Providencie com antecedência os materiais que serão usados nas experiências. Faça as experiências antecipadamente para que possa auxiliar os alunos. Leve os palitos (com sobra) já com furinhos, para isso, utilize um prego bem fininho ou alfinete para fazer o furo, assim, evitará que rachem durante a atividade. Peça aos alunos, com antecedência, que tragam para a aula lápis de cor ou giz de cera ou guache (se preferir escolha um destes materiais de pintura), com as cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta), papelão, tesoura sem ponta e cola.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão realizar experiências que evidenciem de onde vêm as cores que vemos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exibir o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=eejo6NcoDgI até 00: 41 segundos. Pare e pergunte: E aí, como podemos dar a resposta para a Kika? Não se preocupe em dar respostas neste momento, pois elas serão encontradas durante o transcorrer da aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a Questão disparadora. Diga para os alunos pensarem por que o Sol disse que ele entendeu a pergunta da Kika, e o que a luz tem a ver com as cores. Não se preocupe em responder agora, apenas estimule-os a pensar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 10 minutos para a primeira atividade (slide 5) e 20 minutos para a segunda atividade (slide 6). Peça para a turma que se organize em grupos, dependendo da quantidade de alunos, e leve-os até o local do experimento. Veja as instruções do experimento 1 no link: https://bit.ly/2n8Fxes.

Solicite que levem o caderno para fazer anotações, materiais para pintura, tesoura, cola e papelão. Durante a realização do experimento faça as perguntas do slide, disponíveis no material complementar: Quais os materiais utilizados na montagem do experimento? O que apareceu na bacia? Por que será que este fenômeno da natureza apareceu na bacia? Quais as cores que você consegue ver ou distinguir? Peça que anotem as suas respostas no caderno.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda no pátio, peça aos alunos que formem duplas e sentem-se no chão. Imprima os moldes do Disco de Newton com as divisões em branco, disponíveis no material complementar, para ser pintados pelos alunos, e distribua uma cópia para cada dupla. Imprima também as instruções para a atividade, disponível no link: https://bit.ly/2O97BtM e distribua
uma cópia para cada dupla. Peça que pintem o disco com as cores do arco-íris na seguinte ordem: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta, utilizando o material de pintura. Após a pintura, peça que colem o disco pintado em um papelão e o disco branco em outro papelão. Oriente que os alunos recortem os discos. Distribua os palitos de sorvete, já furados, e as tachinhas ou percevejos. Peça que coloque os discos na ponta dos palitos e fixem as tachinhas ou percevejos no furinho, deixando espaço para o disco girar. Caso fique exposta a ponta da tachinha, atrás do palito, coloque um pedacinho de EVA. Oriente as duplas para que fiquem um de frente para o outro, um aluno pega o disco pintado e o outro pega o disco branco. Diga para que peguem na ponta do palito e girem os discos com a ponta dos dedos, o mais rapidamente possível. Peça para que observem o que acontece com os discos. Em seguida, peça para que troquem de disco com o colega e girem novamente os discos. Diga que eles devem anotar no caderno a resposta das questões: O que acontece quando giramos o disco 1? E quando giramos o disco 2? Após a atividade, peça aos alunos que formem uma roda de conversa e discutam sobre o que observaram durante as experiências. Favoreça o debate e faça as perguntas da primeira experiência: Quais os materiais utilizados na montagem do experimento? O que apareceu na bacia? Por que será que este fenômeno da natureza apareceu na bacia? Quais as cores que vocês observaram?
E na segunda experiência: O que aconteceu ao girarmos o disco 1? E ao girarmos o disco 2? O que podemos concluir com estas experiências? Não é necessário que todas as duplas respondam as questões. Após a discussão, peça aos alunos que retornem à sala de aula.

Observação: Os moldes dos alunos não devem passar do tamanho da boca de um copo, pois, se for muito grande, fica difícil rodar o disco o mais rapidamente possível, sendo que, pequeno, a velocidade alcançada é maior e os resultados serão mais bem visualizados. Então, após a impressão, verifique se o tamanho está adequado, senão recorte ou aumente o tamanho do desenho.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Exiba o vídeo “De onde vem?” a partir de onde parou. Imprima o texto, disponível no link: https://bit.ly/2Ko37gB e distribua aos alunos. Faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que, enquanto a leitura é feita, selecionem partes que eles acharam interessantes e que eles observaram durante as experiências e durante o vídeo. Retome a Questão disparadora “O que a luz tem a ver com as cores?” Faça perguntas como: A luz tem cor? Qual a cor da luz? O que determina a cor do objeto que vemos no nosso dia a dia? Ouça as respostas dos alunos com atenção e, se necessário, retome partes do texto de forma a esclarecer as dúvidas dos alunos. Espera-se que os alunos concluam que a luz tem cor e reconheçam que as cores das coisas e objetos são determinadas pela frequência da luz.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca, por meio de experiências, levar o aluno a concluir que a luz tem cor e reconhecer que as cores das coisas e dos objetos são determinadas pela frequência da luz. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade acesse os links: https://bit.ly/2O94SR4, https://bit.ly/2n7m0ee e https://bit.ly/2LR0BoJ.

Desenvolvimento da aula: Antes do início da aula, arrume um local na escola, de preferência próximo à sala de aula, que receba bem os raios de Sol (também pode ser no pátio ou quadra de esportes) e coloque as mesas com as bacias e os espelhos, com espaços entre elas, para que os alunos possam observar a formação do arco-íris na bacia. Veja as instruções no link: https://bit.ly/2n8Fxes.

Materiais necessários para a aula: Projetor ou TV e aparelho de DVD, caixa de som.

Para a experiência 1: Um kit composto de: uma bacia de interior branco, tamanho médio, cheia d’água; um espelho, compatível com a bacia de forma que o espelho não caia na água; uma mesa. Se for possível, e o espaço utilizado permitir, use pelo menos três ou quatro kits, para melhor visualização dos alunos.

Para a experiência 2: Um kit para cada dupla composto de: um Disco de Newton sem pintar (molde abaixo), um disco branco (molde abaixo), dois palitos de sorvete, duas tachinhas ou percevejos, dois pedaços de papelão para colar os discos, cola, tesoura, giz de cor ou lápis de cor ou guache, pedaços de EVA (retalhos). Veja as instruções no link https://bit.ly/2O97BtM e os moldes no material complementar .

Observações: Providencie com antecedência os materiais que serão usados nas experiências. Faça as experiências antecipadamente para que possa auxiliar os alunos. Leve os palitos (com sobra) já com furinhos, para isso, utilize um prego bem fininho ou alfinete para fazer o furo, assim, evitará que rachem durante a atividade. Peça aos alunos, com antecedência, que tragam para a aula lápis de cor ou giz de cera ou guache (se preferir escolha um destes materiais de pintura), com as cores do arco-íris (vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta), papelão, tesoura sem ponta e cola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão realizar experiências que evidenciem de onde vêm as cores que vemos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Exibir o vídeo disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=eejo6NcoDgI até 00: 41 segundos. Pare e pergunte: E aí, como podemos dar a resposta para a Kika? Não se preocupe em dar respostas neste momento, pois elas serão encontradas durante o transcorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia a Questão disparadora. Diga para os alunos pensarem por que o Sol disse que ele entendeu a pergunta da Kika, e o que a luz tem a ver com as cores. Não se preocupe em responder agora, apenas estimule-os a pensar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: O tempo total do Mão na massa é de 30 minutos, sendo 10 minutos para a primeira atividade (slide 5) e 20 minutos para a segunda atividade (slide 6). Peça para a turma que se organize em grupos, dependendo da quantidade de alunos, e leve-os até o local do experimento. Veja as instruções do experimento 1 no link: https://bit.ly/2n8Fxes.

Solicite que levem o caderno para fazer anotações, materiais para pintura, tesoura, cola e papelão. Durante a realização do experimento faça as perguntas do slide, disponíveis no material complementar: Quais os materiais utilizados na montagem do experimento? O que apareceu na bacia? Por que será que este fenômeno da natureza apareceu na bacia? Quais as cores que você consegue ver ou distinguir? Peça que anotem as suas respostas no caderno.

Slide Plano Aula

Orientações: Ainda no pátio, peça aos alunos que formem duplas e sentem-se no chão. Imprima os moldes do Disco de Newton com as divisões em branco, disponíveis no material complementar, para ser pintados pelos alunos, e distribua uma cópia para cada dupla. Imprima também as instruções para a atividade, disponível no link: https://bit.ly/2O97BtM e distribua
uma cópia para cada dupla. Peça que pintem o disco com as cores do arco-íris na seguinte ordem: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta, utilizando o material de pintura. Após a pintura, peça que colem o disco pintado em um papelão e o disco branco em outro papelão. Oriente que os alunos recortem os discos. Distribua os palitos de sorvete, já furados, e as tachinhas ou percevejos. Peça que coloque os discos na ponta dos palitos e fixem as tachinhas ou percevejos no furinho, deixando espaço para o disco girar. Caso fique exposta a ponta da tachinha, atrás do palito, coloque um pedacinho de EVA. Oriente as duplas para que fiquem um de frente para o outro, um aluno pega o disco pintado e o outro pega o disco branco. Diga para que peguem na ponta do palito e girem os discos com a ponta dos dedos, o mais rapidamente possível. Peça para que observem o que acontece com os discos. Em seguida, peça para que troquem de disco com o colega e girem novamente os discos. Diga que eles devem anotar no caderno a resposta das questões: O que acontece quando giramos o disco 1? E quando giramos o disco 2? Após a atividade, peça aos alunos que formem uma roda de conversa e discutam sobre o que observaram durante as experiências. Favoreça o debate e faça as perguntas da primeira experiência: Quais os materiais utilizados na montagem do experimento? O que apareceu na bacia? Por que será que este fenômeno da natureza apareceu na bacia? Quais as cores que vocês observaram?
E na segunda experiência: O que aconteceu ao girarmos o disco 1? E ao girarmos o disco 2? O que podemos concluir com estas experiências? Não é necessário que todas as duplas respondam as questões. Após a discussão, peça aos alunos que retornem à sala de aula.

Observação: Os moldes dos alunos não devem passar do tamanho da boca de um copo, pois, se for muito grande, fica difícil rodar o disco o mais rapidamente possível, sendo que, pequeno, a velocidade alcançada é maior e os resultados serão mais bem visualizados. Então, após a impressão, verifique se o tamanho está adequado, senão recorte ou aumente o tamanho do desenho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Exiba o vídeo “De onde vem?” a partir de onde parou. Imprima o texto, disponível no link: https://bit.ly/2Ko37gB e distribua aos alunos. Faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que, enquanto a leitura é feita, selecionem partes que eles acharam interessantes e que eles observaram durante as experiências e durante o vídeo. Retome a Questão disparadora “O que a luz tem a ver com as cores?” Faça perguntas como: A luz tem cor? Qual a cor da luz? O que determina a cor do objeto que vemos no nosso dia a dia? Ouça as respostas dos alunos com atenção e, se necessário, retome partes do texto de forma a esclarecer as dúvidas dos alunos. Espera-se que os alunos concluam que a luz tem cor e reconheçam que as cores das coisas e objetos são determinadas pela frequência da luz.

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