13124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão e entre na história.

Apresente a questão disparadora:
- Como podemos identificar as superfícies ou lentes transparentes, translúcidas ou opacas? 

Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam o texto “OBJETOS TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDOS E OPACOS.” (disponível aqui).

Explique  que eles serão responsáveis por criar um protótipo de um aquário que atenda as necessidades do peixe de Marcos, utilizando os materiais disponíveis em suas casas.

Oriente-os a utilizarem as informações contidas no texto para auxiliá-los no planejamento do protótipo.

Peça aos estudantes que tirem uma foto do protótipo e compartilhem com a turma.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que compartilhem como foi a criação do protótipo. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes verificando quais materiais, já disponíveis em casa, poderão ser utilizados para construção do protótipo. Também serão fundamentais para ajudá-los a verificar se o protótipo proposto atende às necessidades do peixe de Marcos, em especial quanto às superfícies transparentes, translúcidas e opacas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_07V&E09

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas