13124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Superfícies transparentes, translúcidas e opacas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sândira de Oliveira Barbosa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2zMvC7u, https://bit.ly/2uGvi4g e https://bit.ly/2NnoLn5 (pág. 6 e 7).

Desenvolvimento da aula: Peça aos alunos, antecipadamente, que se organizem em grupos de quatro ou cinco (dependendo da quantidade de estudantes na sala). Organize as mesas que serão utilizadas para a separação dos materiais nomeando-as "Transparentes", "Translúcidas" e "Opacas", antes de começar a aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha disponibilidade, imprima os slides). Para a investigação: material transparente (exemplo: copo de vidro), translúcido (exemplo: copo descartável fosco), opaco (exemplo: caneca de alumínio ou xícara de barro) e laser. Para o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics): vários materiais de cada tipo de superfície (6 a 9 de cada - dependendo do número de alunos da sala). São exemplos de superfícies: transparentes, que serão usados, excepcionalmente, como aquário - copo grande de vidro, jarra de vidro, potes de vidro, plástico ou acrílico, entre outros; translúcidos - copinhos de café descartáveis, copinhos de danone, capas foscas de apostilas velhas sem uso (para recortar), entre outros; opacos - retalhos de EVA, pedaços de papel alumínio, tampas de refrigerante, copinhos de isopor usados, capas de apostilas velhas sem uso, pedaços pequenos de madeiras, tijolos ou pedras sem pontas (do tamanho que possam ser colocadas no mini aquário), entre outros; cola quente; tesoura sem ponta e duas ou mais garrafas pet de 2 litros com água (para por nos mini aquários).

Observação: Utilize materiais recicláveis, menos papel ou papelão ou outro que possa derreter em contato com a água. Com antecedência: Providencie os materiais que serão usados na investigação e no STEM. Faça a experiência utilizando o laser e verifique o que ocorre com o raio de luz ao passar pelos materiais. Observe se o foco do raio é mais forte ou mais evidente no transparente, fraco ou embaçado no translúcido e não passa nos opacos, ainda, que ao visualizar os objetos (utilize o mesmo nas três superfícies) através dessas superfícies vemos com mais nitidez no transparente, não tão nítido ou embaçado no translúcido e não vemos através dos opacos. Faça, também, o teste dos materiais com antecedência, para decidir quais materiais usar na aula.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O tempo total do contexto é de cinco minutos, sendo dois para este slide e três para o slide 4. Projete o slide ou o imprima no link https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1vKCdXxR9r2yhPq3ZXojcW1qpDTAGStC5?ogsrc=32. Leia o texto para os alunos, de forma a aguçar a curiosidade deles. Pergunte: Que tipo de bichinho será que Marcos ganhou? Será que Paulo vai conseguir ajudá-lo? Não se preocupe em responder às questões, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima a imagem e a indicação dos cuidados para o peixe betta (disponível no material complementar) e distribua aos alunos. Leia o texto junto com os estudantes ou peça que leiam de forma compartilhada (um aluno lê o primeiro item, outro aluno lê o segundo item, um outro lê o terceiro item e um outro lê o quarto). Faça perguntas como: Vocês conhecem esse bichinho? Sabem como identificar superfícies transparentes, translúcidas e opacas? Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão diferenciar superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas.”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia a questão disparadora. Diga para os alunos pensarem como podemos diferenciar superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas. Neste momento, não há necessidade de esclarecer a questão, pois a resposta será apresentada no decorrer da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: O tempo total do mão na massa é de 28 minutos, sendo 15 minutos para essa primeira atividade e 13 minutos para a segunda atividade (slide 7). Projete ou imprima as instruções, uma cópia para cada grupo, (disponível no material complementar). Peça aos alunos que se organizem, conforme estabelecido antecipadamente. Coloque uma mesa (pode ser a do professor) próxima dos alunos ou perto do quadro. Coloque os materiais que serão utilizados na investigação, misturados, em cima da mesa. Passe o laser através de um material de cada tipo de superfície, ou seja, um transparente, um translúcido e um opaco. Enquanto os alunos observam as diferenças, faça perguntas, como: O foco do laser ficou forte ou fraco/embaçado ou não atravessou esses materiais? Então esse material é transparente, translúcido ou opaco? Coloque os materiais utilizados na demonstração nas mesas nomeadas anteriormente como transparente, translúcido e opaco. Utilizando os mesmos materiais da demonstração com o laser, coloque objetos coloridos (pode ser três tampas de refrigerante iguais e da mesma cor) dentro ou atrás de cada um, mas use o mesmo material em toda demonstração, para que os alunos percebam as diferenças. Solicite aos estudantes que tentem ver através de cada material. Faça perguntas como: A imagem é mais nítida, pouco nítida ou embaçada ou não dá para ver através desses materiais? Procure diferenciar as superfícies transparentes, translúcidas e opacas, conforme as visualizações. Após a demonstração e a identificação dos materiais, pergunte aos alunos: Vocês sabiam que esses materiais podem ser comparados com o cristalino (lente do olho) em várias fases da vida? Com o envelhecimento, o cristalino, que é uma lente transparente, vai perdendo a nitidez (translúcida), podendo ficar até opaca (no caso do olho, branco), vá apontando os materiais (transparente, translúcido e opaco) conforme for fazendo a comparação.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima as instruções para o STEM (construção do protótipo), (disponível no material complementar) e distribua uma cópia para cada grupo. Deixe à disposição cola quente; tesoura sem ponta e duas ou mais garrafas pet de 2 litros com água (para por nos mini-aquários). Diga aos alunos que eles irão montar um protótipo/modelo de mini-aquário para o bichinho do Marcos usando os materiais disponíveis na mesa e que eles terão 10 minutos para isso. Comente que os materiais transparentes (copo grande de vidro, jarra de vidro, potes de vidro, plástico ou acrílico, entre outros) serão utilizados para representar o aquário. Peça que um aluno de cada grupo vá até a mesa grande e escolha um material de cada tipo para ser utilizado pelo grupo, mas apenas um item de cada vez. Peça aos alunos que escolham um outro colega do grupo para ser o relator, que deverá anotar todo o processo de seleção e montagem do mini-aquário e apresentar o protótipo, identificando e explicando a diferença entre os materiais usados (transparente, translúcidos e opacos) e que terá um minuto e meio para sua apresentação, por isso, eles deverão discutir, durante a montagem do protótipo, as anotações para adequar o que será dito na apresentação ao tempo disponível. Oriente os alunos de forma que eles se organizem para que a produção seja mais rápida e que todas as tarefas não seja executada só por uma pessoa. Circule pela sala discutindo com os grupos os critérios que eles utilizaram para a montagem.

Observação: Diga aos alunos que eles poderão cortar e colar os materiais, de forma que fique proporcional ao tamanho do aquário, podendo compartilhar alguns materiais com outros colegas da sala.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora “Como podemos identificar as superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas?”. Peça aos alunos que apresentem seus protótipos (um grupo por vez) e expliquem a diferença entre os materiais usados, identificando quais são transparentes, translúcidos e opacos. Cada grupo terá um minuto e meio para apresentar. Observe se algum grupo identificou a água do aquário como transparente, se não, pergunte: E a água do aquário é transparente, translúcida ou opaca? Por quê? Debata com os alunos sobre as indicações do peixinho. O que eles acharam mais difícil e o que fizeram para resolver o problema. Espera-se que, mediante investigação e construção do protótipo, os alunos consigam identificar superfícies opacas, transparentes e translúcidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, acesse os links: https://bit.ly/2zMvC7u, https://bit.ly/2uGvi4g e https://bit.ly/2NnoLn5 (pág. 6 e 7).

Desenvolvimento da aula: Peça aos alunos, antecipadamente, que se organizem em grupos de quatro ou cinco (dependendo da quantidade de estudantes na sala). Organize as mesas que serão utilizadas para a separação dos materiais nomeando-as "Transparentes", "Translúcidas" e "Opacas", antes de começar a aula.

Materiais necessários para a aula: Projetor (caso não tenha disponibilidade, imprima os slides). Para a investigação: material transparente (exemplo: copo de vidro), translúcido (exemplo: copo descartável fosco), opaco (exemplo: caneca de alumínio ou xícara de barro) e laser. Para o STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics): vários materiais de cada tipo de superfície (6 a 9 de cada - dependendo do número de alunos da sala). São exemplos de superfícies: transparentes, que serão usados, excepcionalmente, como aquário - copo grande de vidro, jarra de vidro, potes de vidro, plástico ou acrílico, entre outros; translúcidos - copinhos de café descartáveis, copinhos de danone, capas foscas de apostilas velhas sem uso (para recortar), entre outros; opacos - retalhos de EVA, pedaços de papel alumínio, tampas de refrigerante, copinhos de isopor usados, capas de apostilas velhas sem uso, pedaços pequenos de madeiras, tijolos ou pedras sem pontas (do tamanho que possam ser colocadas no mini aquário), entre outros; cola quente; tesoura sem ponta e duas ou mais garrafas pet de 2 litros com água (para por nos mini aquários).

Observação: Utilize materiais recicláveis, menos papel ou papelão ou outro que possa derreter em contato com a água. Com antecedência: Providencie os materiais que serão usados na investigação e no STEM. Faça a experiência utilizando o laser e verifique o que ocorre com o raio de luz ao passar pelos materiais. Observe se o foco do raio é mais forte ou mais evidente no transparente, fraco ou embaçado no translúcido e não passa nos opacos, ainda, que ao visualizar os objetos (utilize o mesmo nas três superfícies) através dessas superfícies vemos com mais nitidez no transparente, não tão nítido ou embaçado no translúcido e não vemos através dos opacos. Faça, também, o teste dos materiais com antecedência, para decidir quais materiais usar na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema da aula. Comente com os alunos que eles irão identificar superfícies ou lentes opacas, transparentes e translúcidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: O tempo total do contexto é de cinco minutos, sendo dois para este slide e três para o slide 4. Projete o slide ou o imprima no link https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1vKCdXxR9r2yhPq3ZXojcW1qpDTAGStC5?ogsrc=32. Leia o texto para os alunos, de forma a aguçar a curiosidade deles. Pergunte: Que tipo de bichinho será que Marcos ganhou? Será que Paulo vai conseguir ajudá-lo? Não se preocupe em responder às questões, pois as respostas serão encontradas no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Orientações: Imprima a imagem e a indicação dos cuidados para o peixe betta (disponível no material complementar) e distribua aos alunos. Leia o texto junto com os estudantes ou peça que leiam de forma compartilhada (um aluno lê o primeiro item, outro aluno lê o segundo item, um outro lê o terceiro item e um outro lê o quarto). Faça perguntas como: Vocês conhecem esse bichinho? Sabem como identificar superfícies transparentes, translúcidas e opacas? Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão diferenciar superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas.”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete ou leia a questão disparadora. Diga para os alunos pensarem como podemos diferenciar superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas. Neste momento, não há necessidade de esclarecer a questão, pois a resposta será apresentada no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações: O tempo total do mão na massa é de 28 minutos, sendo 15 minutos para essa primeira atividade e 13 minutos para a segunda atividade (slide 7). Projete ou imprima as instruções, uma cópia para cada grupo, (disponível no material complementar). Peça aos alunos que se organizem, conforme estabelecido antecipadamente. Coloque uma mesa (pode ser a do professor) próxima dos alunos ou perto do quadro. Coloque os materiais que serão utilizados na investigação, misturados, em cima da mesa. Passe o laser através de um material de cada tipo de superfície, ou seja, um transparente, um translúcido e um opaco. Enquanto os alunos observam as diferenças, faça perguntas, como: O foco do laser ficou forte ou fraco/embaçado ou não atravessou esses materiais? Então esse material é transparente, translúcido ou opaco? Coloque os materiais utilizados na demonstração nas mesas nomeadas anteriormente como transparente, translúcido e opaco. Utilizando os mesmos materiais da demonstração com o laser, coloque objetos coloridos (pode ser três tampas de refrigerante iguais e da mesma cor) dentro ou atrás de cada um, mas use o mesmo material em toda demonstração, para que os alunos percebam as diferenças. Solicite aos estudantes que tentem ver através de cada material. Faça perguntas como: A imagem é mais nítida, pouco nítida ou embaçada ou não dá para ver através desses materiais? Procure diferenciar as superfícies transparentes, translúcidas e opacas, conforme as visualizações. Após a demonstração e a identificação dos materiais, pergunte aos alunos: Vocês sabiam que esses materiais podem ser comparados com o cristalino (lente do olho) em várias fases da vida? Com o envelhecimento, o cristalino, que é uma lente transparente, vai perdendo a nitidez (translúcida), podendo ficar até opaca (no caso do olho, branco), vá apontando os materiais (transparente, translúcido e opaco) conforme for fazendo a comparação.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou imprima as instruções para o STEM (construção do protótipo), (disponível no material complementar) e distribua uma cópia para cada grupo. Deixe à disposição cola quente; tesoura sem ponta e duas ou mais garrafas pet de 2 litros com água (para por nos mini-aquários). Diga aos alunos que eles irão montar um protótipo/modelo de mini-aquário para o bichinho do Marcos usando os materiais disponíveis na mesa e que eles terão 10 minutos para isso. Comente que os materiais transparentes (copo grande de vidro, jarra de vidro, potes de vidro, plástico ou acrílico, entre outros) serão utilizados para representar o aquário. Peça que um aluno de cada grupo vá até a mesa grande e escolha um material de cada tipo para ser utilizado pelo grupo, mas apenas um item de cada vez. Peça aos alunos que escolham um outro colega do grupo para ser o relator, que deverá anotar todo o processo de seleção e montagem do mini-aquário e apresentar o protótipo, identificando e explicando a diferença entre os materiais usados (transparente, translúcidos e opacos) e que terá um minuto e meio para sua apresentação, por isso, eles deverão discutir, durante a montagem do protótipo, as anotações para adequar o que será dito na apresentação ao tempo disponível. Oriente os alunos de forma que eles se organizem para que a produção seja mais rápida e que todas as tarefas não seja executada só por uma pessoa. Circule pela sala discutindo com os grupos os critérios que eles utilizaram para a montagem.

Observação: Diga aos alunos que eles poderão cortar e colar os materiais, de forma que fique proporcional ao tamanho do aquário, podendo compartilhar alguns materiais com outros colegas da sala.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora “Como podemos identificar as superfícies ou lentes transparentes, translúcidas e opacas?”. Peça aos alunos que apresentem seus protótipos (um grupo por vez) e expliquem a diferença entre os materiais usados, identificando quais são transparentes, translúcidos e opacos. Cada grupo terá um minuto e meio para apresentar. Observe se algum grupo identificou a água do aquário como transparente, se não, pergunte: E a água do aquário é transparente, translúcida ou opaca? Por quê? Debata com os alunos sobre as indicações do peixinho. O que eles acharam mais difícil e o que fizeram para resolver o problema. Espera-se que, mediante investigação e construção do protótipo, os alunos consigam identificar superfícies opacas, transparentes e translúcidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano