Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência didática que busca diferenciar miopia, hipermetropia e astigmatismo relacionando-os aos defeitos de visão. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade acesse os links: https://bit.ly/2M5OcJ6 (pág. 13 e 14), https://abr.ai/2JOHjPv e https://bit.ly/2t9pkcp
Materiais necessários para a aula: Projetor (conforme disponibilidade), cartolinas ou papel pardo, canetinhas hidrográficas coloridas, imagens recortadas sobre o tema, cola para papel e tesouras.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete, leia o tema da aula ou anote no quadro. Comente com os alunos que eles irão discutir sobre os defeitos da visão mais comuns, também chamadas de disfunções visuais, e diferenciar a miopia da hipermetropia e do astigmatismo relacionando estas disfunções aos defeitos da visão.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide do infográfico ou imprima a imagem do infográfico, disponível no material complementar e cole no quadro. Leia as questões do infográfico: Quantas vezes você usa o celular? Quanto tempo fica na frente de um computador? Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sem se preocupar em dar respostas, mas, sim, em incentivá-los a pensar. Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão diferenciar a miopia da hipermetropia e do astigmatismo relacionando-os aos defeitos da visão.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete e leia a Questão disparadora ou escreva no quadro. Diga para os alunos pensarem de que forma podemos diferenciar a miopia da hipermetropia e do astigmatismo relacionando-os aos defeitos da visão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Forme sete grupos alunos (dependendo da quantidade de alunos). Disponha estes grupos de maneira que se tenha um semicírculo na sala. Imprima, recorte e distribua os trechos de reportagens (um texto diferente para cada grupo), (disponíveis no material complementar) entre os grupos. Peça que leiam as reportagens entregues, discutam e identifiquem qual a disfunção visual retratada na reportagem do seu grupo. Imprima as imagens (disponíveis no material complementar) ou outras de sua preferência, sendo que as imagens devem estar relacionadas ao tema, recorte e traga para a aula. Arrume no centro da sala uma ou duas carteiras e coloque as imagens recortadas, espalhando-as pela mesa. Oriente que, após discutir sobre o tema, eles farão um infográfico sobre a disfunção visual retratada na reportagem. Explique aos alunos o que é um infográfico (volte ao slide do infográfico ou mostre novamente a imagem para que eles vejam como é um infográfico). Caso tenham dúvidas sobre o que é um infográfico, leia anteriormente o texto no link https://bit.ly/2ypbdVd. Peça que escolham um colega do grupo para ficar responsável em selecionar e buscar as imagens adequadas para cada informação que terá no infográfico, mas ele poderá pegar no máximo três imagens, sendo uma imagem por vez. Passe pelos grupos e observe as interações entre eles, ajudando a tirar dúvidas ocasionais mas, sem dar respostas, apenas incentive-os a pensar.
Observação: Deixe à disposição dos alunos: cartolinas ou papel pardo, canetinhas hidrográficas, cola e tesouras.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Ainda em semicírculo, peça que apresentem os infográficos, um grupo por vez, e digam o que descobriram sobre o tema da sua reportagem. Projete o slide e retome a Questão disparadora Como podemos diferenciar a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo? Peça que observem a imagem e estabeleça um debate sobre as diferenças entre miopia, hipermetropia e astigmatismo. Anote no quadro de forma simples o que os alunos relataram. Peça que anotem no caderno. Se preferir, use como apoio o texto (disponíveis no material complementar)ou imprima e distribua a imagem que aparece no texto do link para que eles colem no caderno, após a escrita do texto coletivo. Espera-se que os alunos consigam diferenciar a miopia da hipermetropia e do astigmatismo relacionando-os aos defeitos da visão.