13122
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Escrita

Plano de aula - Organizar ideias para tomar uma decisão

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Organizar ideias para tomar uma decisão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Newton Freire Murce Filho, Fernanda Carla Correia Franco da Encarnação

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano ING8_08UN05

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.

Optativas:
- Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.

Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe a imagem e as perguntas do slide no fórum do ambiente virtual de aprendizagem ou no Whatsapp e peça que os alunos postem suas respostas. Você pode incluir outras perguntas envolvendo hábitos de leitura. Compartilhe também uma das cartelas de bingo (ou uma lista de palavras) para cada estudante e peça que confiram se compreendem todas elas. Oriente-os para que imprimam ou criem/copiem a cartela, que será utilizada no encontro.

No encontro, exiba primeiro o slide e deixe que os alunos comentem livremente sobre o que responderam no fórum. Exiba o slide posterior e explique a definição de romance, utilizando as respostas dos alunos como exemplo.

Input
Peça que os alunos tenham em mãos suas cartelas e deixe que compartilhem o que aprenderam de novo com o vocabulário presente nela. Proceda ao jogo de bingo conforme as orientações.

Contextualize a tabela e a sua relação com as leituras. Divida os alunos em trios a partir das cartelas ou lista de palavras que receberam (cada aluno deve ter utilizado um conjunto de vocábulos diferente) e oriente-os para que completem a primeira coluna (que pode ser impressa ou copiada no caderno). Para isso, os alunos do grupo devem se comunicar via Google Meet ou Whatsapp para discutirem suas respostas e terem acesso ao vocabulário da lista completa de palavras presentes nas cartelas.

No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem suas respostas e deixe que comentem livremente. Compartilhe os slides seguintes e siga as orientações. Dê cerca de dez minutos para que os alunos leiam o texto, que pode ser exibido na tela ou enviado e realize as perguntas de leitura, deixando que os alunos comentem suas respostas oralmente.

No próximo encontro síncrono, oriente a escrita de informações sobre o texto lido na aula anterior na segunda coluna da tabela ou complete-a coletivamente seguindo as orientações.

Ainda no encontro, contextualize a leitura do trecho do romance de Jane Austen exibindo o slide. Compartilhe o texto com os alunos e peça para que façam uma primeira leitura buscando apoiar a compreensão nas palavras utilizadas no bingo. Compartilhe as perguntas de leitura das orientações e solicite que respondam antes do próximo encontro síncrono. Incentive-os a compartilharem suas respostas e se ajudarem na compreensão do texto, comunicando-se novamente com os integrantes dos trios depois de realizarem a atividade.

No próximo encontro, peça que os alunos compartilhem suas respostas e corrija a atividade.

Output
Ainda no encontro, exiba a tabela e oriente o preenchimento da terceira coluna. Dê tempo para que os alunos o façam e discuta as possíveis respostas a partir de sua contribuição. Realize as perguntas de reflexão a partir da comparação das colunas conforme orientado.

Feedback
Oriente as atividades de reflexão sobre as aprendizagens conforme sugerido e retome o processo de elaboração da tabela. Utilize o primeiro slide do Input do plano de aula seguinte., estabelecendo a relação com o que foi aprendi nessas atividades e próximo gênero literário. Encerre o encontro e compartilhe o segundo slide do Context e solicite que os alunos reflitam, a partir daqueles livros e dos livros trabalhados nessa sequência, sobre a diferença entre romance e conto. Você também pode incluir outras perguntas envolvendo hábitos de leitura.

Convite às famílias
As sugestões de filmes relacionados à obra da Jane Austen podem ser compartilhadas. Os estudantes podem ser convidados a assistirem aos filmes com seus familiares e a debaterem como as obras retratam os temas abordados em aula.

 

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_08UND05

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas