13121
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Respondendo uma correspondência de jornal usando o prefixo negativo -un

POR: Rafaela Xavier de Araújo 03/11/2018
Código: ING8_06UND12

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Respondendo uma correspondência de jornal usando o prefixo negativo -un

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar à turma. Pergunte Do you know someone who has fallen in love? e espere por respostas positivas. Pergunte Who is this person? e espere por My friend, my classmate, my cousin, até mesmo myself. Pergunte How does a person in love feel? e espere por She/he thinks about the person they love all the time, wants to stay with this person, por exemplo. Pergunte Has the loved person fallen in love with the person you mentioned before? Em caso de respostas positivas, pergunte Are they together? e deixe-os se expressarem. Em caso de respostas negativas, pergunte How does the person in love feels? e espere por She/he feels frustrated, hurt, sad, etc. Pergunte What piece of advice would you give to this person? e deixe-os refletir.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um texto com o prefixo negativo -un em um contexto popular (um jornal). Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto é o mais importante.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tópico “amor não correspondido” e o uso do prefixo negativo -un.

Orientações: Mostre o slide ou imprima algumas cópias do texto e distribua para os alunos. Disponivel em https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/apr/20/i-am-trapped-by-unrequited-love, o texto é uma correpondência de um leitor do jornal britânico The Guardian para a seção Private lines - Life and style, na qual os leitores compartilham seus dilemas. Pergunte aos alunos What kind of text it is? e espere por It is a letter/correspondence. Pergunte Where is it posted? e espere por On a blog, newspaper, magazine. Explique que o texto é do jornal britânico The Guardian, um dos principais jornais da Inglaterra (It is from the British newspaper The Guardian, one of the most popular in England). Diga que há uma seção no jornal chamada Private lines, para a qual os leitores podem enviar cartas sobre seus dilemas e receber conselhos de outros leitores (Readers can send letters/correspondences about their dilemmas and get some advice from other readers in the section Private lines). Pergunte What is the text about? e espere por A person in love with someone who doesn’t feel the same/a person who has an unrequited love, por exemplo. Pergunte How old is the writer? e espere por The writer is probably 16 years old. Pergunte Why do you think the writer is this age? e espere por Because the writer mentions that university is around the corner and she/he is young. Pergunte What is his/her dilemma? e espere por The writer is between expressing his feeling about the girl he/she is in love with and being rejected or living with his secret-unrequited love forever. Pergunte What does unrequited love mean, according to the text? e espere por It is a love that is not reciprocated. Pergunte What word in the text is equivalent in meaning to “not reciprocated”? e espere por Unreciprocated. Escreva as palavras no quadro. Pergunte What do the words unrequited and unreciprocated have in common? e espere por They start with the prefix -un. Pergunte According to the context, does this prefix have a positive or negative idea? e espere por It has a negative idea.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um texto com o prefixo negativo -un em um contexto popular (um jornal). Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto é o mais importante.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tópico “amor não correspondido” e o uso do prefixo negativo -un.

Orientações: Mostre o slide, escreva no quadro ou faça cópias e entregue aos alunos. Explique que -un é um dos prefixos da língua inglesa que transmitem ideia negativa, de “not” (-un is one of the negative prefixes in English language and it means “not”). Você pode adicionar mais exemplos, se necessário. Escolha uma das palavras do slide e escreva frase (You must be lying. This is unreal!, por exemplo), para ilustrar melhor. Você também pode escrever mais exemplos, em caso de dúvidas.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma resposta ao dilema do leitor sobre seu amor não correspondido.

Expectativa: Que os alunos usem o prefixo -un de maneira adequada.

Orientações: Pergunte Have you ever had an unrequited love? Do you know someone who has an unrequited love? Em caso de respostas afirmativas, pergunte What did you do about it? e deixe-os se expressarem. Pergunte You’ve just read a post from the newspaper The Guardian about an unrequited love. What should the writer do about his dilemma? Desafie os alunos a darem exemplos usando o prefixo -un. Escreva no quadro o exemplo The writer should be unafraid to tell the girl about his/her feeling (ou outro exemplo de sua autoria/preferência) e, em seguida, encoraje-os a dar seus próprios exemplos. Anote no quadro no mínimo três exemplos citados por eles. Mostre o slide ou tire cópias e distribua aos alunos. Diga que eles deverão escrever uma resposta ao post do jornal The Guardian (Now you are going to respond to this message with pieces of advice for the writer, on how to help him/her solve his dilemma). Explique que o The Guardian sugere algumas dicas aos leitores que desejam responder aos dilemas de outros leitores (The Guardian suggests some topics to consider when readers want to leave a message for other fellows readers). Peça para que levem em consideração essas dicas ao escreverem suas mensagens. Diga que eles deverão escrever no mínimo 10 linhas e usar, no mínimo, cinco palavras com o prefixo -un no texto deles. Incentive-os a usar o dicionário. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da atividade, peça para que os alunos compartilhem, em duplas ou trios, suas mensagens (Share your messages in pairs or trios) e discutam se elas têm algo em comum (Do your messages have anything in common?), se eles concordam ou não com as mensagens dos colegas (Do you agree with your friend’s suggestions?). Recolha as mensagens depois para correção e feedback aos alunos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar o prefixo -un em textos populares, como uma carta a um jornal.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos. Registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios, etc.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Peça para os alunos trazerem seus dicionários, físicos ou eletrônicos, para esta aula.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou imprima a imagem para mostrar à turma. Pergunte Do you know someone who has fallen in love? e espere por respostas positivas. Pergunte Who is this person? e espere por My friend, my classmate, my cousin, até mesmo myself. Pergunte How does a person in love feel? e espere por She/he thinks about the person they love all the time, wants to stay with this person, por exemplo. Pergunte Has the loved person fallen in love with the person you mentioned before? Em caso de respostas positivas, pergunte Are they together? e deixe-os se expressarem. Em caso de respostas negativas, pergunte How does the person in love feels? e espere por She/he feels frustrated, hurt, sad, etc. Pergunte What piece of advice would you give to this person? e deixe-os refletir.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um texto com o prefixo negativo -un em um contexto popular (um jornal). Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto é o mais importante.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tópico “amor não correspondido” e o uso do prefixo negativo -un.

Orientações: Mostre o slide ou imprima algumas cópias do texto e distribua para os alunos. Disponivel em https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/apr/20/i-am-trapped-by-unrequited-love, o texto é uma correpondência de um leitor do jornal britânico The Guardian para a seção Private lines - Life and style, na qual os leitores compartilham seus dilemas. Pergunte aos alunos What kind of text it is? e espere por It is a letter/correspondence. Pergunte Where is it posted? e espere por On a blog, newspaper, magazine. Explique que o texto é do jornal britânico The Guardian, um dos principais jornais da Inglaterra (It is from the British newspaper The Guardian, one of the most popular in England). Diga que há uma seção no jornal chamada Private lines, para a qual os leitores podem enviar cartas sobre seus dilemas e receber conselhos de outros leitores (Readers can send letters/correspondences about their dilemmas and get some advice from other readers in the section Private lines). Pergunte What is the text about? e espere por A person in love with someone who doesn’t feel the same/a person who has an unrequited love, por exemplo. Pergunte How old is the writer? e espere por The writer is probably 16 years old. Pergunte Why do you think the writer is this age? e espere por Because the writer mentions that university is around the corner and she/he is young. Pergunte What is his/her dilemma? e espere por The writer is between expressing his feeling about the girl he/she is in love with and being rejected or living with his secret-unrequited love forever. Pergunte What does unrequited love mean, according to the text? e espere por It is a love that is not reciprocated. Pergunte What word in the text is equivalent in meaning to “not reciprocated”? e espere por Unreciprocated. Escreva as palavras no quadro. Pergunte What do the words unrequited and unreciprocated have in common? e espere por They start with the prefix -un. Pergunte According to the context, does this prefix have a positive or negative idea? e espere por It has a negative idea.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Mostrar aos alunos um texto com o prefixo negativo -un em um contexto popular (um jornal). Não é necessária a compreensão de todas as palavras; o contexto é o mais importante.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com o tópico “amor não correspondido” e o uso do prefixo negativo -un.

Orientações: Mostre o slide, escreva no quadro ou faça cópias e entregue aos alunos. Explique que -un é um dos prefixos da língua inglesa que transmitem ideia negativa, de “not” (-un is one of the negative prefixes in English language and it means “not”). Você pode adicionar mais exemplos, se necessário. Escolha uma das palavras do slide e escreva frase (You must be lying. This is unreal!, por exemplo), para ilustrar melhor. Você também pode escrever mais exemplos, em caso de dúvidas.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Fazer com que os alunos escrevam uma resposta ao dilema do leitor sobre seu amor não correspondido.

Expectativa: Que os alunos usem o prefixo -un de maneira adequada.

Orientações: Pergunte Have you ever had an unrequited love? Do you know someone who has an unrequited love? Em caso de respostas afirmativas, pergunte What did you do about it? e deixe-os se expressarem. Pergunte You’ve just read a post from the newspaper The Guardian about an unrequited love. What should the writer do about his dilemma? Desafie os alunos a darem exemplos usando o prefixo -un. Escreva no quadro o exemplo The writer should be unafraid to tell the girl about his/her feeling (ou outro exemplo de sua autoria/preferência) e, em seguida, encoraje-os a dar seus próprios exemplos. Anote no quadro no mínimo três exemplos citados por eles. Mostre o slide ou tire cópias e distribua aos alunos. Diga que eles deverão escrever uma resposta ao post do jornal The Guardian (Now you are going to respond to this message with pieces of advice for the writer, on how to help him/her solve his dilemma). Explique que o The Guardian sugere algumas dicas aos leitores que desejam responder aos dilemas de outros leitores (The Guardian suggests some topics to consider when readers want to leave a message for other fellows readers). Peça para que levem em consideração essas dicas ao escreverem suas mensagens. Diga que eles deverão escrever no mínimo 10 linhas e usar, no mínimo, cinco palavras com o prefixo -un no texto deles. Incentive-os a usar o dicionário. Sugestão: durante a prática dos alunos, ande ao redor dos grupos para ajudá-los e faça anotações de pontos que possam ser pertinentes para a sua realidade, como erros e acertos de estrutura, vocabulário etc. Ao final da atividade, peça para que os alunos compartilhem, em duplas ou trios, suas mensagens (Share your messages in pairs or trios) e discutam se elas têm algo em comum (Do your messages have anything in common?), se eles concordam ou não com as mensagens dos colegas (Do you agree with your friend’s suggestions?). Recolha as mensagens depois para correção e feedback aos alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido, lido e escrito algo. Mesmo aqueles que leram ou escreveram pouco devem perceber que sabem identificar e usar o prefixo -un em textos populares, como uma carta a um jornal.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Em uma conversa coletiva, deixe os alunos darem suas opiniões sobre os tópicos. Registre as que você achar pertinente para a sua realidade, como possíveis dúvidas remanescentes, e compartilhe algumas das anotações que você fez durante a prática para correção de erros, elogios, etc.


Contents

  1. INPUT: A correspondence to the newspaper The Guardian https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/apr/20/i-am-trapped-by-unrequited-love
  2. OUTPUT: To respond to the correspondence using the negative prefix -un.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professora-autora: Rafaela Araujo

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes