13120
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Usando sufixos em um poema

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Usando sufixos em um poema

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rafaela Xavier de Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
- Produção de texto síncrona: Google Docs.

Essenciais:
- Fórum do ambiente digital de aprendizagem.

Context
Compartilhe a imagem do slide junto à perguntas:

- Do you like reading?
- What do you usually read?
- Do you like reading poems?
- Can you name a poem you like or a poem you heard about?
- Do you happen to know the characteristics of a poem?

Divida os alunos em duplas ou trios, orientando-os a discutirem as questões (de modo síncrono ou assíncrono, via Google Meet ou Whatsapp) e se prepararem para compartilhar as respostas no encontro síncrono. Incentive a pesquisa com familiares para realização dessa tarefa.

Input
No encontro síncrono, peça para os grupos compartilharem as respostas. Exiba o poema e realize a leitura compartilhada conforme as orientações.

Peça para que os alunos discutam nas duplas ou trios, formados na atividade anterior, as questões abaixo. Para isso, devem reler o poema.

- What are the autumn elements mentioned by the author?
- How does he describe autumn?
- How does he like Autumn?
- What are the autumn elements mentioned in the text?

Lembre-os que algumas palavras podem ser compreendidas a partir do contexto e oriente-os a consultarem dicionários, se necessário. Essa atividade deve ser realizada antes do próximo encontro síncrono. Conforme as orientações, você pode mostrar para a turma o vídeo (disponível aqui), com a narração e o texto completo do poema.

Para o próximo encontro síncrono, peça para os alunos voltarem ao texto e anotarem três ou quatro palavras que acharam difíceis de entender ou encontrar no dicionário. Inicie o encontro pedindo que digam quais palavras anotaram. Mostre os slides (disponíveis nos materiais complementares) e chame atenção para o processo de formação de palavras. Realize as atividades de análise de palavras, mostrando os slides do plano, e encerre o encontro.

Output
No próximo encontro síncrono, compartilhe a ficha de atividades, explique e modele a realização conforme as orientações. Dê cerca de 10 minutos para que completem o poema e ajude, quando necessário. Corrija a atividade mostre o vídeo sugerido nas orientações e as perguntas:

- What kind of poem is it?
- Who wrote it?
- What is the poem about?
- Do you like it?

Permita que os alunos respondam e incentive-os a comentarem as respostas dos colegas.

Encerre o encontro, orientando a pesquisarem ao menos 5 palavras que aceitam os tipos de sufixos trabalhados nessa sequência de atividades antes do próximo encontro síncrono.

Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para que compartilhem as palavras que pesquisaram e, a partir delas, retome o que foi trabalhado. Encerre o encontro com as atividades do slide.

Convite às famílias
Os familiares são convidados a partilharem seus conhecimentos sobre poemas nas atividades de Context.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_06UND11

(EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos comuns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas