13119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes relativos (who, which)

POR: Isabela Sued 03/11/2018
Código: ING8_06UND03

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Pronomes relativos (who, which)

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input:
  • Se a sua turma tiver até 25 alunos, faça somente uma cópia do texto, ou seja, o que inclui todas as invenções. Depois de imprimir, separe cada invenção do texto, cortando-as, e peça que os alunos façam um rodízio das invenções para realizarem a leitura;
  • Se a sua turma tiver mais de 25 alunos, faça o mesmo procedimento descrito acima, mas em vez de fazer somente uma cópia, faça duas e peça que os alunos façam um rodízio das invenções para realizarem a leitura.
  • Cópias da ficha de atividades; Cópia da resolução de atividades;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, cópias grandes o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Se possível, alguns dicionários para os alunos usarem durante a etapa da leitura.

Context select-down

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a pergunta do slide (ou a escreva no quadro) e dê aos alunos um minuto para refletirem sobre o assunto silenciosamente.
  • Então divida a turma em duplas e peça que discutam a pergunta.
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Today we’re going to read and write about different inventions.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, contextualizando-o com o tema da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos ‘who’ e ‘which’ para escrever sobre inventores e invenções.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler sobre invenções e entender para que elas existem.

Expectativa: Que os alunos consigam ter uma compreensão geral de que se trata cada invenção e que possam compartilhar essas ideias com seus colegas.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Divida os alunos em quatro grandes grupos.
  • Diga: This is an article which was published on Time, a very famous website and magazine from New York. As the article is too long, we’re going to split the reading into four parts. Three groups will read about six inventions and one group will read about seven.
  • Sugestão: o grupo 1 lê sobre as invenções 1-6, o grupo 2 lê sobre as invenções 7-12, o grupo 3 lê sobre as invenções 13-18 e o grupo 4 lê sobre as invenções 19-25. Escreva no quadro sobre quais invenções cada grupo deve ler, para que os alunos possam verificar no quadro silenciosamente, caso se esqueçam.
  • Antes de pedir que realizem a leitura do que ficou determinado para cada grupo, proponha: While reading, underline the most important words for each invention. Enquanto você diz isso, sublinhe uma palavra no quadro para que eles entendam o que devem fazer. Continue: These keywords will help you when you finish reading: you’re going to talk about your inventions to the class, OK?
  • Escreva no quadro para facilitar a atividade:
  • Underline key words
  • Talk about your inventions
  • Finalmente, distribua uma cópia do texto para cada aluno e dê cerca de dez minutos para a turma ler em silêncio. Ao invés de entregar o texto completo para cada aluno, você pode fazer um rodízio das invenções, com os alunos passando de um para outro a cópia de cada invenção.
  • Caso os alunos apresentem muita dificuldade com o vocabulário, diga que não precisam entender tudo o que o texto diz, mas somente para que serve cada invenção. Você pode também disponibilizar dicionários para que os alunos possam usar durante a leitura.
  • Ao fim, diga: Now you’re going to talk about the inventions you’ve read about. Remember to use the keywords!
  • Convide os grupos, um por um, a falarem das invenções sobre as quais leram para a turma toda.
  • Este momento deve ser breve e os alunos não precisam se estender muito nos detalhes. O importante é que possam ter a oportunidade de ouvir um pouco a respeito das invenções sobre as quais não teriam tempo de ler.

Output select-down

Tempo sugerido: 21 minutos

Propósito: Produzir textos curtos unindo três informações sobre um mesmo tópico.

Expectativa: Na primeira atividade, que os alunos consigam encontrar informações específicas no texto para completar as tabelas e, posteriormente, que consigam produzir frases sobre diferentes invenções e os inventores, utilizando os pronomes relativos aprendidos durante a aula.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Leia as frases com os alunos e faça algumas concept checking questions para garantir a compreensão da turma toda:
  • What does Cynthia Breazal do? (Ss: She’s a Professor of Media Arts and Sciences.)
  • What did she invent? (Ss: She invented Jibo.)
  • What is Jibo? (Ss: A personal robot that can move.)
  • Diga: You can turn these three sentences into one using the words ‘who’ and ‘which’. Can anyone try? Deixe os alunos darem as suas ideias antes de responder.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação do Output.

Orientações:

  • Então mostre esse slide ou escreva a frase no quadro e peça que os alunos repitam a frase em voz alta.
  • Diga: If we want to know more about a person, we use the word ‘who’. If we want to know more about something, we use the word ‘which’. ‘Who’ and ‘which’ are relative pronouns. Is Cynthia a thing or a person? (Ss: A person.) And which word do we use for people? (Ss: ‘Who’.) Is Jibo a person or a thing? (Ss: A thing.) And which word do we use for things? (Ss: ‘Which’.)
  • Em seguida, distribua a ficha de atividades. Leia a tabela do #1 com os alunos e peça que façam a atividade individualmente dizendo: You have two tasks in this exercise. First, you need to look for the inventions in the text to complete the table. Then, you need to write about the invention and the inventor, using ‘‘who’ or ‘which’. Let’s start!
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala garantindo que todos tenham entendido o que devem fazer e que estão focados na atividade.
  • Ao terminarem, peça que comparem suas respostas em duplas.
  • Por fim, depois de corrigir no quadro com a turma toda, proponha: Now you’re going to write about your favorite invention!
  • Junte os alunos em grupos de cinco e peça que decidam qual é a invenção favorita do grupo dentre todas as que existem no mundo.
  • Dê aos alunos cerca de dois minutos para discutirem.
  • Então indique o #2 da ficha de atividades e peça que escrevam sobre as suas invenções, seguindo o modelo que aprenderam.
  • Se você tiver acesso à internet, pode pesquisar os nomes das pessoas que criaram as invenções que os alunos escolheram. Se não, pode pedir que os alunos produzam somente a parte do ‘which’ em sala e que pesquisem, como dever de casa, os criadores de suas invenções para concluir a parte do ‘who’.

Material complementar: Respostas da atividade.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos para unir até três frases sobre um mesmo tema.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registrando) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Peça que os alunos usem os exemplos de seus textos para ilustrar os pontos gramaticais aprendidos na aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias do texto de input:
  • Se a sua turma tiver até 25 alunos, faça somente uma cópia do texto, ou seja, o que inclui todas as invenções. Depois de imprimir, separe cada invenção do texto, cortando-as, e peça que os alunos façam um rodízio das invenções para realizarem a leitura;
  • Se a sua turma tiver mais de 25 alunos, faça o mesmo procedimento descrito acima, mas em vez de fazer somente uma cópia, faça duas e peça que os alunos façam um rodízio das invenções para realizarem a leitura.
  • Cópias da ficha de atividades; Cópia da resolução de atividades;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, cópias grandes o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Se possível, alguns dicionários para os alunos usarem durante a etapa da leitura.

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a pergunta do slide (ou a escreva no quadro) e dê aos alunos um minuto para refletirem sobre o assunto silenciosamente.
  • Então divida a turma em duplas e peça que discutam a pergunta.
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Today we’re going to read and write about different inventions.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, contextualizando-o com o tema da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos ‘who’ e ‘which’ para escrever sobre inventores e invenções.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Ler sobre invenções e entender para que elas existem.

Expectativa: Que os alunos consigam ter uma compreensão geral de que se trata cada invenção e que possam compartilhar essas ideias com seus colegas.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Divida os alunos em quatro grandes grupos.
  • Diga: This is an article which was published on Time, a very famous website and magazine from New York. As the article is too long, we’re going to split the reading into four parts. Three groups will read about six inventions and one group will read about seven.
  • Sugestão: o grupo 1 lê sobre as invenções 1-6, o grupo 2 lê sobre as invenções 7-12, o grupo 3 lê sobre as invenções 13-18 e o grupo 4 lê sobre as invenções 19-25. Escreva no quadro sobre quais invenções cada grupo deve ler, para que os alunos possam verificar no quadro silenciosamente, caso se esqueçam.
  • Antes de pedir que realizem a leitura do que ficou determinado para cada grupo, proponha: While reading, underline the most important words for each invention. Enquanto você diz isso, sublinhe uma palavra no quadro para que eles entendam o que devem fazer. Continue: These keywords will help you when you finish reading: you’re going to talk about your inventions to the class, OK?
  • Escreva no quadro para facilitar a atividade:
  • Underline key words
  • Talk about your inventions
  • Finalmente, distribua uma cópia do texto para cada aluno e dê cerca de dez minutos para a turma ler em silêncio. Ao invés de entregar o texto completo para cada aluno, você pode fazer um rodízio das invenções, com os alunos passando de um para outro a cópia de cada invenção.
  • Caso os alunos apresentem muita dificuldade com o vocabulário, diga que não precisam entender tudo o que o texto diz, mas somente para que serve cada invenção. Você pode também disponibilizar dicionários para que os alunos possam usar durante a leitura.
  • Ao fim, diga: Now you’re going to talk about the inventions you’ve read about. Remember to use the keywords!
  • Convide os grupos, um por um, a falarem das invenções sobre as quais leram para a turma toda.
  • Este momento deve ser breve e os alunos não precisam se estender muito nos detalhes. O importante é que possam ter a oportunidade de ouvir um pouco a respeito das invenções sobre as quais não teriam tempo de ler.

Tempo sugerido: 21 minutos

Propósito: Produzir textos curtos unindo três informações sobre um mesmo tópico.

Expectativa: Na primeira atividade, que os alunos consigam encontrar informações específicas no texto para completar as tabelas e, posteriormente, que consigam produzir frases sobre diferentes invenções e os inventores, utilizando os pronomes relativos aprendidos durante a aula.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Leia as frases com os alunos e faça algumas concept checking questions para garantir a compreensão da turma toda:
  • What does Cynthia Breazal do? (Ss: She’s a Professor of Media Arts and Sciences.)
  • What did she invent? (Ss: She invented Jibo.)
  • What is Jibo? (Ss: A personal robot that can move.)
  • Diga: You can turn these three sentences into one using the words ‘who’ and ‘which’. Can anyone try? Deixe os alunos darem as suas ideias antes de responder.

Tempo sugerido: Continuação do Output.

Orientações:

  • Então mostre esse slide ou escreva a frase no quadro e peça que os alunos repitam a frase em voz alta.
  • Diga: If we want to know more about a person, we use the word ‘who’. If we want to know more about something, we use the word ‘which’. ‘Who’ and ‘which’ are relative pronouns. Is Cynthia a thing or a person? (Ss: A person.) And which word do we use for people? (Ss: ‘Who’.) Is Jibo a person or a thing? (Ss: A thing.) And which word do we use for things? (Ss: ‘Which’.)
  • Em seguida, distribua a ficha de atividades. Leia a tabela do #1 com os alunos e peça que façam a atividade individualmente dizendo: You have two tasks in this exercise. First, you need to look for the inventions in the text to complete the table. Then, you need to write about the invention and the inventor, using ‘‘who’ or ‘which’. Let’s start!
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala garantindo que todos tenham entendido o que devem fazer e que estão focados na atividade.
  • Ao terminarem, peça que comparem suas respostas em duplas.
  • Por fim, depois de corrigir no quadro com a turma toda, proponha: Now you’re going to write about your favorite invention!
  • Junte os alunos em grupos de cinco e peça que decidam qual é a invenção favorita do grupo dentre todas as que existem no mundo.
  • Dê aos alunos cerca de dois minutos para discutirem.
  • Então indique o #2 da ficha de atividades e peça que escrevam sobre as suas invenções, seguindo o modelo que aprenderam.
  • Se você tiver acesso à internet, pode pesquisar os nomes das pessoas que criaram as invenções que os alunos escolheram. Se não, pode pedir que os alunos produzam somente a parte do ‘which’ em sala e que pesquisem, como dever de casa, os criadores de suas invenções para concluir a parte do ‘who’.

Material complementar: Respostas da atividade.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos para unir até três frases sobre um mesmo tema.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registrando) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Peça que os alunos usem os exemplos de seus textos para ilustrar os pontos gramaticais aprendidos na aula.

Contents

  1. INPUT: Time article
  2. OUTPUT: Writing about inventions

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes