Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
Optativas:
- Rede social da turma ou da escola.
Context
Compartilhe o slide disponível nos materiais complementares e solicite que os alunos, em duplas ou trios, de modo síncrono ou assíncrono (via Hangouts ou Whatsapp, por exemplo), discutam as questões.
No encontro síncrono, peça para um estudante por dupla ou trio compartilhar o resultado das discussões e deixe que os alunos comentem livremente.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda às atividades de introdução, leitura e análise coletiva das imagens da matéria do BuzzFeed. Você pode preparar o mapa conceitual (disponível aqui).
Output
Divida os alunos em trios e, para cada grupo, envie um conjunto de, pelo menos, quatro slides do output. Compartilhe a ficha de atividades e o checklist proposto. Peça para que os alunos discutam, de modo síncrono ou assíncrono, sobre as imagens, registrem as respostas e utilizem o checklist para verificar se finalizaram a atividade conforme os objetivos. No próximo encontro síncrono, exiba as capas e peça que os alunos compartilhem o que criaram.
Oriente a produção das capas conforme as orientações. Incentive-os a compartilharem o resultado nos grupos ou ambientes digitais da turma.
Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades conforme as orientações. Compartilhe a imagem do context da aula seguinte, e peça para que entrevistem familiares, amigos ou colegas. Explique que continuarão sendo estudadas palavras que conectam frases, mas, agora, para descrever invenções e inventores.
Convite às famílias
As famílias podem acessar a produção dos alunos e participar como interlocutores das perguntas do context.
Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini
Código: ING8_06UND02
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes