13118
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes relativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Pronomes relativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Sued

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias das capas dos livros do texto de input (o ideal é que você imprima somente uma cópia e os alunos se revezem ao usá-las, circulando as cópias em grupos);
  • Cópia grande o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a frase do slide (ou a escreva no quadro).
  • Dê aos alunos um minuto para refletirem sobre a frase silenciosamente.
  • Então divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que discutam sobre ela.
  • Caso os alunos demonstrem pouco entusiasmo para a discussão, você pode trazer questões como:
  • What does this saying mean?
  • How can this saying be a metaphor to people?
  • Do you agree? Why (not)?
  • Can we say what someone is like by just looking at them? Why (not)?
  • Do you think book covers can tell you whether a book is good or bad? Why (not)?
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Sometimes looks can be deceiving. According to this saying, people shouldn’t form an opinion on someone or on something based on their appearance, because only after taking a deeper look will you be able to really know someone or something. But today we’re going to do the opposite: we’re going to judge books by their covers!

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, fazendo um link com o contexto da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos which e that para descrever capas de livros.

Input select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Perceber quais pronomes relativos podem ser usados para falar de coisas.

Expectativa: Que os alunos consigam juntar frases usando ‘which’ e ‘that’.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Diga: This is a list which was published on BuzzFeed. Have you ever heard of BuzzFeed?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: BuzzFeed is an American website which is focused on news and entertainment. According to BuzzFeed, these were the 26 most beautiful book covers of 2017. Shall we have a look at them?

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do input.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: The cover of ‘Hollow’ shows a colorful hole. It looks different but beautiful, in my opinion.
  • Pergunte: How many sentences are there? (Ss: Two.) You can join these sentences using the word ‘which’. Would anyone like to try?
  • Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, diga e escreva no quadro: The cover of ‘Hollow’, which shows a colorful hole, looks different but beautiful, in my opinion.
  • Atente ao fato de que o pronome (nesse caso ‘it’) deve ser cortado para dar a vez ao ‘which’.
  • Além disso, dê atenção especial à entonação da frase, para que os alunos percebam que se trata de um período composto por subordinação.
  • Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Então explique: If you want to know more about something, you can use the word ‘which’. Do we use the word ‘which’ to talk about things or people? (Ss: Things). You can also use the word ‘that’ instead of ‘which’.
  • Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’ e então prossiga para a segunda capa.

Output select-down

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Usar os pronomes relativos para descrever capas de livros.

Expectativa: Que os alunos ensaiem como usar os pronomes relativos usando capas de livros já existentes para que se sintam confiantes o suficiente para criarem e descreverem os seus próprios livros usando o conteúdo gramatical aprendido.

Orientações:

  • Desenhe um mapa conceitual no quadro com o tópico ‘words to describe things’ e pergunte: Pergunte: What words can we use to describe things?
  • Inclua as palavras que você usou na sua frase (‘different’ e ‘beautiful’) e peça que os alunos sugiram novos adjetivos. Registre as contribuições dos alunos no mapa conceitual.
  • Então exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: The book ‘The Answers’, which shows a collage of a woman’s picture,...
  • Peça que os alunos pensem em uma resposta para continuar a frase com seus grupos dizendo: Continue the sentence stating your opinion about the cover of the book. Use the words on the board.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que compartilhem as respostas com o grupo tudo. Garanta que os alunos tenham entendido como usar o pronome relativo sem usar o pronome pessoal na segunda parte da frase.
  • Prossiga para a terceira capa.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Diga: Now you’re going to give your opinion on the book covers using the word ‘which’ or ‘that’.
  • Escreva no quadro os seguintes itens:
  • I used a relative pronoun (which or that).
  • I joined two pieces of information.
  • I said my opinion about the cover.
  • Divida a turma em grupos de até quatro alunos e distribua cópias da ficha de atividades (uma por aluno) e indique o #1.
  • Diga: Have a look at the book covers and choose four to write about. Use the list on the board to help you check if you did everything you were supposed to.
  • Distribua as cópias das capas dos livros do texto. A ideia aqui é que os grupos se revezem para ver as capas, circulando as cópias de grupo em grupo. Diga: Have a look at the book covers. In every two minutes, I’ll ask you to exchange them with another group, OK?
  • Lembre-os que, embora estejam dividindo as cópias com o grupo, cada aluno deve produzir suas próprias frases individualmente.
  • Deixe que os alunos trabalhem por até dez minutos. Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando se os alunos entenderam a tarefa e ajudando com vocabulário se necessário.
  • Quando terminarem, caso possível para você, mostre os slides seguintes com as capas dos livros e peça que os alunos digam suas frases ao verem seus quadros. Se os slides não forem uma opção, peça que os alunos comparem suas respostas com um outro grupo e que, ao fim, compartilhem algumas ideias com o grupo todo.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Então diga: Now it’s your turn! Make your own book cover. Give it a title, an illustrated cover, and a description. Your description must have at least two sentences: one with ‘which’ and one with ‘that’.
  • Para facilitar a tarefa para os alunos, escreva no quadro:
  • A title
  • An illustrated cover
  • A description (one sentence with ‘which’ and one sentence with ‘that’)
  • Caso os alunos demonstrem dificuldade em criar uma segunda frase, incentive-os a falar da história do livro ou de que se trata. Por exemplo: ‘The book, which is about ghosts, is very scary’.
  • Ao fim, parabenize os alunos pelas suas produções e recolha os trabalhos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos como recurso para conectar frases e juntar informações sobre uma mesma coisa.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos como os pronomes relativos ‘which’ e ‘that’ podem ser usados para descreverem coisas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias das capas dos livros do texto de input (o ideal é que você imprima somente uma cópia e os alunos se revezem ao usá-las, circulando as cópias em grupos);
  • Cópia grande o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a frase do slide (ou a escreva no quadro).
  • Dê aos alunos um minuto para refletirem sobre a frase silenciosamente.
  • Então divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que discutam sobre ela.
  • Caso os alunos demonstrem pouco entusiasmo para a discussão, você pode trazer questões como:
  • What does this saying mean?
  • How can this saying be a metaphor to people?
  • Do you agree? Why (not)?
  • Can we say what someone is like by just looking at them? Why (not)?
  • Do you think book covers can tell you whether a book is good or bad? Why (not)?
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Sometimes looks can be deceiving. According to this saying, people shouldn’t form an opinion on someone or on something based on their appearance, because only after taking a deeper look will you be able to really know someone or something. But today we’re going to do the opposite: we’re going to judge books by their covers!

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, fazendo um link com o contexto da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos which e that para descrever capas de livros.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Perceber quais pronomes relativos podem ser usados para falar de coisas.

Expectativa: Que os alunos consigam juntar frases usando ‘which’ e ‘that’.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Diga: This is a list which was published on BuzzFeed. Have you ever heard of BuzzFeed?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: BuzzFeed is an American website which is focused on news and entertainment. According to BuzzFeed, these were the 26 most beautiful book covers of 2017. Shall we have a look at them?

Tempo sugerido: Continuação do input.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: The cover of ‘Hollow’ shows a colorful hole. It looks different but beautiful, in my opinion.
  • Pergunte: How many sentences are there? (Ss: Two.) You can join these sentences using the word ‘which’. Would anyone like to try?
  • Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, diga e escreva no quadro: The cover of ‘Hollow’, which shows a colorful hole, looks different but beautiful, in my opinion.
  • Atente ao fato de que o pronome (nesse caso ‘it’) deve ser cortado para dar a vez ao ‘which’.
  • Além disso, dê atenção especial à entonação da frase, para que os alunos percebam que se trata de um período composto por subordinação.
  • Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Então explique: If you want to know more about something, you can use the word ‘which’. Do we use the word ‘which’ to talk about things or people? (Ss: Things). You can also use the word ‘that’ instead of ‘which’.
  • Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’ e então prossiga para a segunda capa.

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Usar os pronomes relativos para descrever capas de livros.

Expectativa: Que os alunos ensaiem como usar os pronomes relativos usando capas de livros já existentes para que se sintam confiantes o suficiente para criarem e descreverem os seus próprios livros usando o conteúdo gramatical aprendido.

Orientações:

  • Desenhe um mapa conceitual no quadro com o tópico ‘words to describe things’ e pergunte: Pergunte: What words can we use to describe things?
  • Inclua as palavras que você usou na sua frase (‘different’ e ‘beautiful’) e peça que os alunos sugiram novos adjetivos. Registre as contribuições dos alunos no mapa conceitual.
  • Então exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: The book ‘The Answers’, which shows a collage of a woman’s picture,...
  • Peça que os alunos pensem em uma resposta para continuar a frase com seus grupos dizendo: Continue the sentence stating your opinion about the cover of the book. Use the words on the board.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que compartilhem as respostas com o grupo tudo. Garanta que os alunos tenham entendido como usar o pronome relativo sem usar o pronome pessoal na segunda parte da frase.
  • Prossiga para a terceira capa.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Diga: Now you’re going to give your opinion on the book covers using the word ‘which’ or ‘that’.
  • Escreva no quadro os seguintes itens:
  • I used a relative pronoun (which or that).
  • I joined two pieces of information.
  • I said my opinion about the cover.
  • Divida a turma em grupos de até quatro alunos e distribua cópias da ficha de atividades (uma por aluno) e indique o #1.
  • Diga: Have a look at the book covers and choose four to write about. Use the list on the board to help you check if you did everything you were supposed to.
  • Distribua as cópias das capas dos livros do texto. A ideia aqui é que os grupos se revezem para ver as capas, circulando as cópias de grupo em grupo. Diga: Have a look at the book covers. In every two minutes, I’ll ask you to exchange them with another group, OK?
  • Lembre-os que, embora estejam dividindo as cópias com o grupo, cada aluno deve produzir suas próprias frases individualmente.
  • Deixe que os alunos trabalhem por até dez minutos. Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando se os alunos entenderam a tarefa e ajudando com vocabulário se necessário.
  • Quando terminarem, caso possível para você, mostre os slides seguintes com as capas dos livros e peça que os alunos digam suas frases ao verem seus quadros. Se os slides não forem uma opção, peça que os alunos comparem suas respostas com um outro grupo e que, ao fim, compartilhem algumas ideias com o grupo todo.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Então diga: Now it’s your turn! Make your own book cover. Give it a title, an illustrated cover, and a description. Your description must have at least two sentences: one with ‘which’ and one with ‘that’.
  • Para facilitar a tarefa para os alunos, escreva no quadro:
  • A title
  • An illustrated cover
  • A description (one sentence with ‘which’ and one sentence with ‘that’)
  • Caso os alunos demonstrem dificuldade em criar uma segunda frase, incentive-os a falar da história do livro ou de que se trata. Por exemplo: ‘The book, which is about ghosts, is very scary’.
  • Ao fim, parabenize os alunos pelas suas produções e recolha os trabalhos.

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos como recurso para conectar frases e juntar informações sobre uma mesma coisa.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos como os pronomes relativos ‘which’ e ‘that’ podem ser usados para descreverem coisas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano