13118
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes relativos

POR: Isabela Sued 03/11/2018
Código: ING8_06UND02

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Pronomes relativos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias das capas dos livros do texto de input (o ideal é que você imprima somente uma cópia e os alunos se revezem ao usá-las, circulando as cópias em grupos);
  • Cópia grande o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a frase do slide (ou a escreva no quadro).
  • Dê aos alunos um minuto para refletirem sobre a frase silenciosamente.
  • Então divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que discutam sobre ela.
  • Caso os alunos demonstrem pouco entusiasmo para a discussão, você pode trazer questões como:
  • What does this saying mean?
  • How can this saying be a metaphor to people?
  • Do you agree? Why (not)?
  • Can we say what someone is like by just looking at them? Why (not)?
  • Do you think book covers can tell you whether a book is good or bad? Why (not)?
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Sometimes looks can be deceiving. According to this saying, people shouldn’t form an opinion on someone or on something based on their appearance, because only after taking a deeper look will you be able to really know someone or something. But today we’re going to do the opposite: we’re going to judge books by their covers!

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, fazendo um link com o contexto da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos which e that para descrever capas de livros.

Input select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Perceber quais pronomes relativos podem ser usados para falar de coisas.

Expectativa: Que os alunos consigam juntar frases usando ‘which’ e ‘that’.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Diga: This is a list which was published on BuzzFeed. Have you ever heard of BuzzFeed?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: BuzzFeed is an American website which is focused on news and entertainment. According to BuzzFeed, these were the 26 most beautiful book covers of 2017. Shall we have a look at them?

Input select-down

Tempo sugerido: Continuação do input.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: The cover of ‘Hollow’ shows a colorful hole. It looks different but beautiful, in my opinion.
  • Pergunte: How many sentences are there? (Ss: Two.) You can join these sentences using the word ‘which’. Would anyone like to try?
  • Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, diga e escreva no quadro: The cover of ‘Hollow’, which shows a colorful hole, looks different but beautiful, in my opinion.
  • Atente ao fato de que o pronome (nesse caso ‘it’) deve ser cortado para dar a vez ao ‘which’.
  • Além disso, dê atenção especial à entonação da frase, para que os alunos percebam que se trata de um período composto por subordinação.
  • Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Então explique: If you want to know more about something, you can use the word ‘which’. Do we use the word ‘which’ to talk about things or people? (Ss: Things). You can also use the word ‘that’ instead of ‘which’.
  • Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’ e então prossiga para a segunda capa.

Output select-down

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Usar os pronomes relativos para descrever capas de livros.

Expectativa: Que os alunos ensaiem como usar os pronomes relativos usando capas de livros já existentes para que se sintam confiantes o suficiente para criarem e descreverem os seus próprios livros usando o conteúdo gramatical aprendido.

Orientações:

  • Desenhe um mapa conceitual no quadro com o tópico ‘words to describe things’ e pergunte: Pergunte: What words can we use to describe things?
  • Inclua as palavras que você usou na sua frase (‘different’ e ‘beautiful’) e peça que os alunos sugiram novos adjetivos. Registre as contribuições dos alunos no mapa conceitual.
  • Então exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: The book ‘The Answers’, which shows a collage of a woman’s picture,...
  • Peça que os alunos pensem em uma resposta para continuar a frase com seus grupos dizendo: Continue the sentence stating your opinion about the cover of the book. Use the words on the board.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que compartilhem as respostas com o grupo tudo. Garanta que os alunos tenham entendido como usar o pronome relativo sem usar o pronome pessoal na segunda parte da frase.
  • Prossiga para a terceira capa.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Diga: Now you’re going to give your opinion on the book covers using the word ‘which’ or ‘that’.
  • Escreva no quadro os seguintes itens:
  • I used a relative pronoun (which or that).
  • I joined two pieces of information.
  • I said my opinion about the cover.
  • Divida a turma em grupos de até quatro alunos e distribua cópias da ficha de atividades (uma por aluno) e indique o #1.
  • Diga: Have a look at the book covers and choose four to write about. Use the list on the board to help you check if you did everything you were supposed to.
  • Distribua as cópias das capas dos livros do texto. A ideia aqui é que os grupos se revezem para ver as capas, circulando as cópias de grupo em grupo. Diga: Have a look at the book covers. In every two minutes, I’ll ask you to exchange them with another group, OK?
  • Lembre-os que, embora estejam dividindo as cópias com o grupo, cada aluno deve produzir suas próprias frases individualmente.
  • Deixe que os alunos trabalhem por até dez minutos. Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando se os alunos entenderam a tarefa e ajudando com vocabulário se necessário.
  • Quando terminarem, caso possível para você, mostre os slides seguintes com as capas dos livros e peça que os alunos digam suas frases ao verem seus quadros. Se os slides não forem uma opção, peça que os alunos comparem suas respostas com um outro grupo e que, ao fim, compartilhem algumas ideias com o grupo todo.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Output select-down

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Então diga: Now it’s your turn! Make your own book cover. Give it a title, an illustrated cover, and a description. Your description must have at least two sentences: one with ‘which’ and one with ‘that’.
  • Para facilitar a tarefa para os alunos, escreva no quadro:
  • A title
  • An illustrated cover
  • A description (one sentence with ‘which’ and one sentence with ‘that’)
  • Caso os alunos demonstrem dificuldade em criar uma segunda frase, incentive-os a falar da história do livro ou de que se trata. Por exemplo: ‘The book, which is about ghosts, is very scary’.
  • Ao fim, parabenize os alunos pelas suas produções e recolha os trabalhos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos como recurso para conectar frases e juntar informações sobre uma mesma coisa.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos como os pronomes relativos ‘which’ e ‘that’ podem ser usados para descreverem coisas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias das capas dos livros do texto de input (o ideal é que você imprima somente uma cópia e os alunos se revezem ao usá-las, circulando as cópias em grupos);
  • Cópia grande o suficiente para que os alunos possam enxergar dos seguintes slides:
  • Slide 4;
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha uma discussão. Leia a frase do slide (ou a escreva no quadro).
  • Dê aos alunos um minuto para refletirem sobre a frase silenciosamente.
  • Então divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça que discutam sobre ela.
  • Caso os alunos demonstrem pouco entusiasmo para a discussão, você pode trazer questões como:
  • What does this saying mean?
  • How can this saying be a metaphor to people?
  • Do you agree? Why (not)?
  • Can we say what someone is like by just looking at them? Why (not)?
  • Do you think book covers can tell you whether a book is good or bad? Why (not)?
  • Ao fim, convide alguns alunos para dividirem as ideias com o grupo todo.
  • Escute as ideias dos alunos e diga: Sometimes looks can be deceiving. According to this saying, people shouldn’t form an opinion on someone or on something based on their appearance, because only after taking a deeper look will you be able to really know someone or something. But today we’re going to do the opposite: we’re going to judge books by their covers!

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula, fazendo um link com o contexto da aula.
  • Explique que a aula será focada no uso dos pronomes relativos which e that para descrever capas de livros.

Tempo sugerido: 8 minutos

Propósito: Perceber quais pronomes relativos podem ser usados para falar de coisas.

Expectativa: Que os alunos consigam juntar frases usando ‘which’ e ‘that’.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima em tamanho grande o suficiente para que a turma toda possa enxergar.
  • Diga: This is a list which was published on BuzzFeed. Have you ever heard of BuzzFeed?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: BuzzFeed is an American website which is focused on news and entertainment. According to BuzzFeed, these were the 26 most beautiful book covers of 2017. Shall we have a look at them?

Tempo sugerido: Continuação do input.

Orientações:

  • Exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: The cover of ‘Hollow’ shows a colorful hole. It looks different but beautiful, in my opinion.
  • Pergunte: How many sentences are there? (Ss: Two.) You can join these sentences using the word ‘which’. Would anyone like to try?
  • Deixe os alunos darem as suas ideias e, ao fim, diga e escreva no quadro: The cover of ‘Hollow’, which shows a colorful hole, looks different but beautiful, in my opinion.
  • Atente ao fato de que o pronome (nesse caso ‘it’) deve ser cortado para dar a vez ao ‘which’.
  • Além disso, dê atenção especial à entonação da frase, para que os alunos percebam que se trata de um período composto por subordinação.
  • Peça que os alunos repitam a frase em voz alta. Então explique: If you want to know more about something, you can use the word ‘which’. Do we use the word ‘which’ to talk about things or people? (Ss: Things). You can also use the word ‘that’ instead of ‘which’.
  • Peça que os alunos refaçam a frase usando a palavra ‘that’ e então prossiga para a segunda capa.

Tempo sugerido: 29 minutos

Propósito: Usar os pronomes relativos para descrever capas de livros.

Expectativa: Que os alunos ensaiem como usar os pronomes relativos usando capas de livros já existentes para que se sintam confiantes o suficiente para criarem e descreverem os seus próprios livros usando o conteúdo gramatical aprendido.

Orientações:

  • Desenhe um mapa conceitual no quadro com o tópico ‘words to describe things’ e pergunte: Pergunte: What words can we use to describe things?
  • Inclua as palavras que você usou na sua frase (‘different’ e ‘beautiful’) e peça que os alunos sugiram novos adjetivos. Registre as contribuições dos alunos no mapa conceitual.
  • Então exiba o slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que todos possam ver.
  • Diga: The book ‘The Answers’, which shows a collage of a woman’s picture,...
  • Peça que os alunos pensem em uma resposta para continuar a frase com seus grupos dizendo: Continue the sentence stating your opinion about the cover of the book. Use the words on the board.
  • Depois de um ou dois minutos, peça que compartilhem as respostas com o grupo tudo. Garanta que os alunos tenham entendido como usar o pronome relativo sem usar o pronome pessoal na segunda parte da frase.
  • Prossiga para a terceira capa.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Diga: Now you’re going to give your opinion on the book covers using the word ‘which’ or ‘that’.
  • Escreva no quadro os seguintes itens:
  • I used a relative pronoun (which or that).
  • I joined two pieces of information.
  • I said my opinion about the cover.
  • Divida a turma em grupos de até quatro alunos e distribua cópias da ficha de atividades (uma por aluno) e indique o #1.
  • Diga: Have a look at the book covers and choose four to write about. Use the list on the board to help you check if you did everything you were supposed to.
  • Distribua as cópias das capas dos livros do texto. A ideia aqui é que os grupos se revezem para ver as capas, circulando as cópias de grupo em grupo. Diga: Have a look at the book covers. In every two minutes, I’ll ask you to exchange them with another group, OK?
  • Lembre-os que, embora estejam dividindo as cópias com o grupo, cada aluno deve produzir suas próprias frases individualmente.
  • Deixe que os alunos trabalhem por até dez minutos. Enquanto trabalham, caminhe pela sala verificando se os alunos entenderam a tarefa e ajudando com vocabulário se necessário.
  • Quando terminarem, caso possível para você, mostre os slides seguintes com as capas dos livros e peça que os alunos digam suas frases ao verem seus quadros. Se os slides não forem uma opção, peça que os alunos comparem suas respostas com um outro grupo e que, ao fim, compartilhem algumas ideias com o grupo todo.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Tempo sugerido: Continuação de output.

Orientações:

  • Então diga: Now it’s your turn! Make your own book cover. Give it a title, an illustrated cover, and a description. Your description must have at least two sentences: one with ‘which’ and one with ‘that’.
  • Para facilitar a tarefa para os alunos, escreva no quadro:
  • A title
  • An illustrated cover
  • A description (one sentence with ‘which’ and one sentence with ‘that’)
  • Caso os alunos demonstrem dificuldade em criar uma segunda frase, incentive-os a falar da história do livro ou de que se trata. Por exemplo: ‘The book, which is about ghosts, is very scary’.
  • Ao fim, parabenize os alunos pelas suas produções e recolha os trabalhos.

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Organizar os pontos gramaticais aprendidos durante a aula.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula cientes de que podem usar pronomes relativos como recurso para conectar frases e juntar informações sobre uma mesma coisa.

Orientações:

  • Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.
  • Usando as produções dos alunos que você recolheu na etapa anterior, ilustre com exemplos como os pronomes relativos ‘which’ e ‘that’ podem ser usados para descreverem coisas.

Contents

  1. INPUT: BuzzFeed list of book covers
  2. OUTPUT: A book cover

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes