13115
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Escrita

Plano de aula - Avaliando e reescrevendo: o texto oral e o texto escrito

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Avaliando e reescrevendo: o texto oral e o texto escrito

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Pacheco Oliveira Neves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano ING8_05UN04

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

     - Videochamadas: Zoom ou Hangout.
     - Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.
     - Edição síncrona de arquivos: Google Docs.

Opcionais:
     - Ambiente virtual de aprendizagem: Moodle ou Google Classroom.

Context
Crie um Google Docs editável com as colunas do slide e compartilhe, com cada grupo de quatro alunos, um conjunto das frases do arquivo, solicitando que escrevam-nas na coluna adequada. Os alunos podem se comunicar via Google Meet ou WhatsApp para preencher em conjunto ou mesmo podem abrir o arquivo para fazer a edição síncrona. Dê cerca de dois dias para isso e, no encontro síncrono, exiba o arquivo e peça que os alunos comentem suas escolhas, corrigindo a tabela, se necessário.

Input
Exiba ou compartilhe a imagem e faça as perguntas das orientações. Envie o link do vídeo, a transcrição e as duas perguntas de compreensão e solicite que os alunos respondam até o próximo encontro. Se você utiliza ambientes digitais de aprendizagem, como o Moodle, pode criar um fórum para essa tarefa.

No próximo encontro síncrono, deixe que os alunos comentem sobre suas respostas e conduza a discussão com as perguntas sugeridas nas orientações.

Output
Ainda no encontro síncrono, exiba o slide e explique a atividade conforme as orientações. Utilizando os grupos divididos para a atividade de Context, solicite que façam atividade também no Google Docs. Crie um arquivo único em que as passagens a serem reescritas estejam destacadas e atribuídas para cada grupo e com um espaço embaixo para a reescrita coletiva. Estabeleça um prazo (por exemplo, quatro dias) leiam a produção dos colegas observando a troca dos marcadores de discurso oral. Oriente a mesma atividade com o segundo slide do Output, seguindo os mesmos passos da primeira reescrita.

No próximo encontro síncrono, exiba as produções dos alunos e deixe que comentem livremente sobre o que observaram na produção dos colegas. Oriente a realização da terceira tarefa de reescrita e realize-a de modo síncrono no Google Docs, dando cerca de 10 minutos para isso. Proceda da mesma forma com a tarefa de criação da pergunta.

Você pode seguir a sugestão de continuidade do trabalho conforme as orientações, utilizando o Google Docs e publicando as produções na plataforma virtual de aprendizagem.

Feedback
No próximo encontro síncrono, conduza a reflexão de acordo com as orientações.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a lerem as entrevistas dos estudantes.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_05UND04

(EF08LI09) Avaliar a própria produção escrita e a de colegas, com base no contexto de comunicação (finalidade e adequação ao público, conteúdo a ser comunicado, organização textual, legibilidade, estrutura de frases).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas