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Plano de aula - Conduzir uma atividade para outros alunos

POR: Isabela Sued 03/11/2018
Código: ING8_04UND10

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Conduzir uma atividade para outros alunos

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada em estratégias para conduzir uma atividade para uma outra turma.

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Comece a aula com um jogo. Indique as figuras do slide (ou escreva os nomes de cerca de oito animais no quadro) e peça que os alunos os nomeiem. Caso eles não conheçam algum animal, apresente o vocabulário a eles garantindo que todos saibam nomear os animais do slide ou do quadro.
  • Descreva um dos animais ilustrados/escritos seguindo o exemplo a seguir: This animal is small. It’s a wild animal. It’s orange, black, and white. It’s a very important character in a book called ‘The Little Prince’. In my opinion, it’s one of the cutest animals of all. What animal is it? (Ss: The fox.)
  • Caso os alunos saibam a resposta antes de você terminar, deixe que tentem adivinhar.
  • Então, divida os alunos em duplas e diga: Think of an animal but don’t tell it to your peer, OK? Describe your animal to your peer so that they can guess.
  • Enquanto os alunos fazem a brincadeira, caminhe pela sala monitorando e ajudando com vocabulário se necessário.
  • Depois que os dois componentes da dupla tiverem descrito seus animais, peça que os alunos troquem de duplas e joguem mais uma vez.
  • Complete a etapa dizendo: Today you’re going to teach another group of students how to play a game.

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos o modelo de um jogo no qual habilidades orais são necessárias.

Expectativa: Que os alunos percebam as regras do jogo ‘Heads Up!’.

Orientações:

  • Diga aos alunos que eles verão um exemplo de como funciona o jogo que vão ensinar à outra turma.
  • Contextualize: Have you ever heard of ‘Ellen Degeneres Show’’? And how about ‘The Big Bang Theory’? They’re both very famous American TV shows. Today you’re going to watch a snippet of an episode from the show ‘The Ellen Degeneres Show’. This is a talk show where the hostess interviews famous people. In this episode, the guest is the actress Kaley Cuoco, who plays the role of ‘Penny’ in the ‘Big Bang Theory’. Different from ‘The Ellen Degeneres Show’, ‘The Big Bang Theory’ is a sitcom. In the part of the episode you’re going to watch, they played a game called ‘Heads Up!’. They chose the category ‘animals’ to play with. One had to describe the animals and the other had to guess. How would you describe an elephant? A frog? A horse? A turtle?
  • Aceite as contribuições dos alunos e, antes de exibir o vídeo, diga: Let’s check if they described these animals the same way you did.
  • Então, divida os alunos em trios. Distribua a ficha de atividades e indique o #1: In groups, think of the five most important rules to play the game ‘Heads Up!’.
  • Os alunos vão elaborar as regras com suas próprias palavras, mas elas devem ser equivalentes às da lista abaixo:
  • Player #1 should hold the device over their head;
  • Player #2 should describe the words that are shown on the screen;
  • Player #1 should try and guess the words as they hear the descriptions;
  • Player #2 should say when the answer is right;
  • Player #1 should turn down the device if the answer is correct and turn it up if they want to pass.
  • Dê aos alunos cerca de cinco minutos para elaborarem as regras. Então, peça que dividam suas ideias com o grupo todo e compare as respostas dos grupos.
  • Proponha uma breve discussão: Do you think the game would have worked without these rules? Why? Do you believe rules are important for a game? Why (not)?
  • Depois de ouvir as ideias dos alunos, diga: Now you’re going to come up with your own game. Then, you’re going to teach another group of students how to play your game.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos um momento autêntico de vivência da língua inglesa.

Expectativa: Que os alunos consigam conduzir uma atividade para uma outra turma em inglês.

Orientações:

  • Divida os alunos em, no máximo, quatro grupos. Peça que pensem em um jogo que gostariam de ensinar a uma outra turma. Lembre-os que o jogo não precisa ser inédito: eles podem ensinar um jogo que já existe também.
  • Explique: Remember it can’t be a game that requires too much preparation or time. You’ll have up to four minutes to teach and play your game with another group of students, OK?
  • Neste momento, dê aos alunos cerca de seis minutos para criarem seus jogos.
  • Então proponha: Before the other group comes, play your game with another group. Before playing, teach the other students how to play the game.
  • Monitore a atividade e deixe que joguem por até quatro minutos.
  • Convide, então, a outra turma para entrar. Peça que os visitantes se dividam em quatro grupos.
  • A ideia aqui é que os quatro grupos se revezem para conhecer todos os jogos. Cada jogo é uma estação e, ao final da aula, os grupos devem ter passado por todas as quatro estações da sala.
  • Convide cada grupo visitante a se juntar a um dos grupos para que ouçam as instruções dos jogos propostos.
  • De quatro em quatro minutos, peça que os grupos visitantes troquem de grupo para que joguem um novo jogo.
  • Quando os grupos tiverem brincado de todos os quatro jogos, encerre a atividade e agradeça a participação de todos os alunos.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Proporcionar aos alunos a oportunidade de sistematizar os saberes adquiridos na aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre a interação que tiveram entre eles e com a outra turma, ponderando sobre o que ensinaram e aprenderam.

Orientações:

  • Para finalizar a aula, indique o #3 da ficha complementar aos alunos.
  • Peça que discutam e escrevam, em grupos, cerca de quatro saberes que adquiriram durante a aula.
  • As ideias dos alunos serão elaboradas com as suas palavras e poderão variar de grupo para grupo, mas é importante que sigam a mesma linha das ideias listadas abaixo:
  • Rules are very important for a game;
  • You must be clear and concise when teaching somebody how to do something;
  • Explain the rules carefully before playing a game;
  • The more you practice doing something, the better you get at it.
  • Se possível, peça que os alunos ilustrem suas ideias com exemplos da aula.

Contents

  1. INPUT: ‘The Ellen Degeneres Show’ snippet
  2. OUTPUT: Guessing game

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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