13112
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Realizar uma apresentação

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Realizar uma apresentação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.

Context
Compartilhe com os alunos as perguntas do slide. Você pode fazer um vídeo curto com a situação da orientação, incentivando os alunos a pensarem sobre o assunto. Envie o vídeo e a ficha complementar de atividades. Peça para que façam anotações sobre as invenções favoritas, completando a atividade 1. Se você optar por fazer um vídeo de introdução, aproveite para apresentar o vídeo e compartilhar qual a sua invenção favorita.

Input
No encontro síncrono, peça para os alunos falarem sobre os problemas e as possíveis soluções. Retome também sua opinião sobre a invenção mais legal do vídeo, ou apresente-a. Convide os alunos a concordarem ou discordarem, expondo as opiniões.

Apresente a função do método Sparklines e as perguntas prévias de leitura, e solicite que façam a leitura do texto. Dê alguns minutos e faça as perguntas sobre o texto, estimulando a participação. Se possível, apresente o slide com as perguntas, para que os alunos possam visualizar enquanto leem ou enquanto compartilham as respostas.

Output
Prepare um vídeo ou áudio com a exposição do método Sparklines, conforme orientações do slide do Output. Junto, disponibilize a imagem. Explique o propósito do trabalho e exponha uma situação problema, a possível solução, o cenário atual e as perspectivas. Você pode utilizar o exemplo presente nas orientações ou criar o seu.

Divida a turma em trios e compartilhe a organização do trabalho: cada grupo deve propor um problema e trabalhar nas partes do método, preparando uma apresentação parecida com seu exemplo. Esse trabalho pode ser elaborado via Whatsapp, de modo síncrono (via chamada de vídeo ou áudio) ou assíncrono (via mensagens de áudio).

Feedback
No próximo encontro síncrono, peça para os alunos apresentarem as situações-problemas e soluções. Incentive os demais colegas a comentarem, após as apresentações, sobre como os colegas utilizaram o método de exposição. Ao final do encontro, siga as orientações do Feedback.

Convite às famílias
Os membros da família podem ser convidados a ajudarem na elaboração das soluções para os problemas levantados pelos alunos.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_04UND07

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas