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Plano de aula - Realizar uma apresentação

POR: Isabela Sued 02/11/2018
Código: ING8_04UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Realizar uma apresentação

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos. Este é o segundo plano da sequência e o primeiro é o ING8_04UN06, cujo tema é “Preparar uma apresentação”. Embora os dois planos possam ser usados independentemente um do outro, as habilidades e os objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular serão contemplados de forma mais precisa se os dois planos forem aplicados em sequência.

Preparação para a aula:

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada no uso de recursos orais para realizar uma apresentação.
  • Caso você esteja usando esse plano em sequência com o ING8_04UN06, lembre-os da aula anterior e peça que listem o que aprenderam sobre como preparar uma apresentação. Se não, faça um brainstorming com os alunos sobre os aspectos de uma apresentação oral.
  • Se possível, combine com uma outra turma um horário para que você possa levar os seus alunos, no fim da aula, para apresentarem seus trabalhos. A apresentação de cada grupo deve durar cerca de dois minutos.
  • Diga: Today you’re going to put that into practice and give a presentation to another/our group.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Proponha a discussão mostrando o slide ou escrevendo as perguntas no quadro e diga: Think of a problem you have almost every day.
  • Dê um exemplo pessoal, como: For example, I watch Netflix on my mobile phone when I go to bed every night. The problem is that my hands get too tired from holding the phone. If there were an object that could hold the phone in the right position so I could watch and lie comfortably at the same time, my problem would be over.
  • O exemplo acima pode (e deve) ser adaptado para a sua realidade. Os alunos vão ouvir a história de forma mais significativa se a situação for autêntica. Use bastante body language ou traga uma foto ou um objeto para ilustrar a sua ideia para garantir a compreensão dos alunos.
  • Divida os alunos em duplas e peça que discutam as perguntas.
  • Enquanto os alunos trabalham, ande pela sala oferecendo ajuda se necessário.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos uma situação em que pessoas discutem invenções e seus propósitos.

Expectativa: Que os alunos percebam o processo de desenvolvimento de uma invenção, que envolve um problema e uma solução.

Orientações:

  • Distribua a ficha complementar de atividades. Indique o #1 e diga: You’re going to watch a video in which adults and kids talk about inventions. Watch the video and take notes on your favorite invention from the video, OK?
  • Depois de exibir, peça que os alunos compartilhem suas ideias em duplas. Diga você também qual foi a sua invenção favorita do vídeo e deixe alguns alunos dividirem suas opiniões com o grupo todo se quiserem.
  • Diga: Inventions are solutions for problems that people have. Years ago, a French kid called Louis Braille had a problem: he wanted to read faster, but he was blind. At his time, blind people used raised letters to read, but it took them a long time to finish sentences, let alone books. So he invented a system of raised dots which is now known as Braille (after his name). Today you’re also going to come up with a solution for a problem you have.
  • Então indique o #2 e diga: We’re going to use a technique called Sparklines to create our presentations. Have you ever heard of this technique? It’s often used by people during presentations. Read the text and answer the questions on the board.
  • Escreva as perguntas abaixo no quadro:
  • How do you use the Sparklines technique? (By comparing “what is” with “what could be”.)
  • What does the speaker focus on? (On the problems we have.)
  • What is it good for? (Inspiring the audience, creating excitement, and creating a following.)
  • Why is Martin Luther King’s speech so famous? (Because it contrasts a world of intolerance with a better world.)
  • Após a leitura, discuta as perguntas do quadro com todos os alunos e garanta que todos tenham entendido o propósito por trás da técnica Sparklines.
  • Finalmente, antes de prosseguir para o próximo slide, diga: Let’s learn a little bit more about how to structure a presentation using the sparklines technique.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 24 minutos

Propósito: Mostrar aos alunos uma técnica de storytelling para criar apresentações estimulantes.

Expectativa: Que os alunos percebam e tentem implementar características interessantes em suas apresentações.

Orientações:

  • Exiba o slide (ou imprima em um tamanho grande o suficiente para que a turma toda consiga enxergar).
  • Diga: Four steps must be followed so you can give a sparklines presentation successfully. Let’s go over them.
  • Explore os quatro principais pontos da técnica, ilustrando sempre que possível. Você pode usar o seu problema pessoal mencionado no início da aula para explicar a técnica. Aqui vai uma sugestão:
  • Relembre os alunos do problema dizendo: Suppose my presentation is about the problem I have (which is getting tired from holding the phone while lying in bed). I would start my presentation by illustrating the problem like this:
  • PROBLEM: Imagine you’re at home late at night. You’re lying in bed comfortably and decide to watch a TV show. You grab your phone, play the video, and everything is great, right? Not exactly. Your phone keeps falling off your hand and you get too tired from holding it. It’s uncomfortable and demanding. It doesn’t work.
  • Depois disso, pergunte: After stating the problem, what would I do next? (Ss: Say the solution.) So my solution is: an invention called Handy*, in the shape of a hand, that would firmly stand on my bed and hold my phone for me while I watched Netflix. Use bastante body language para explicar a invenção.
  • Divida os alunos em três grupos e peça que cada um fique responsável por um dos tópicos 2-4 do slide. O 1 já foi feito por você.
  • Diga: In groups, focus on your topic and try to come up with an interesting way to continue my presentation.
  • Dê aos alunos cerca de dois minutos. Então repita a sua parte (onde você apresenta o problema) e peça que compartilhem as respostas com o grupo todo. As respostas serão pessoais, mas a ideia é que sigam uma estrutura parecida com essa abaixo:
  • SOLUTION: Now imagine there was an invention which could easily hold your phone for you? Well, there is. The Handy! Handy has the shape of your hand and a very firm base to stand on.
  • LIFE NOW: How many times have you given up on watching a TV series because your hands hurt? How many times did you keep moving in bed because you couldn’t find the perfect position to lie down and hold your phone?
  • LIFE AFTER THE SOLUTION: With Handy, these problems will be gone. You’ll be able to lie down comfortably and let Handy do the rest for you. It will hold your mobile straight and firmly in the perfect position so you can truly enjoy your moment.
  • Ao fim, parabenize os alunos pelas ideias e diga: Now you’re going to discuss your problems and select only one for the group. You have one minute to do it.
  • Enquanto os alunos discutem, monitore a atividade andando pela sala e ajudando se necessário.
  • Então diga: Have you all chosen a problem? Now it’s time to think of an invention that would solve this problem. It could be a machine, an object, a system… anything! You have four minutes to discuss and come up with an invention, OK?
  • Novamente, passe pelos grupos oferecendo ajuda se necessário.
  • Ao fim, indique o #3 e peça que os alunos preparem suas apresentações usando a técnica Sparklines.
  • Se for possível visitar uma outra turma, diga: When you finish, we’ll present your ideas to another group. Your presentation must last up to two minutes. Caso não seja possível, peça que os alunos apresentem na frente da sala para o grupo todo no fim da aula.
  • Dê aos alunos cerca de cinco minutos para prepararem as suas apresentações.
  • Monitore a atividade e certifique-se de que os alunos estejam aplicando bem a técnica aprendida.
  • Ao fim, leve os alunos para apresentarem seus trabalhos para uma outra turma, parabenizando os grupos ao fim de cada apresentação.
  • Durante as apresentações, anote os recursos de interação oral utilizados pelos alunos, assim como observações interessantes sobre as soluções propostas por eles.

*Essa invenção é fictícia e inventada especialmente para este plano de aula.

Tempo sugerido: 6 minutos

Propósito: Refletir sobre os saberes aprendidos na aula.

Expectativa: Que os alunos avaliem criticamente suas apresentações e as dos demais colegas.

Orientações:

  • Para finalizar a aula, divida os alunos em duplas.
  • Distribua a ficha de avaliação e peça que avaliem, individualmente, a sua própria apresentação e a de sua dupla.
  • Então proponha que comparem os resultados com a sua dupla.
  • Finalize a aula elogiando, novamente, os alunos pelas suas apresentações e mencione as anotações que você fez durante as apresentações, fazendo comentários específicos sobre o que chamou a sua atenção.

Contents

  1. INPUT: BuzzFeed video about inventions
  2. OUTPUT: Presentation to another class

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI02) Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes


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