Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula finaliza a sequência de planos que abordam os sistema muscular, esquelético e nervoso, além de sua integração para gerar sustentação e movimento no ser humano e em outros animais. É portanto interessante que os alunos tenham trabalhado conceitos abordados nos planos precedentes. O termo “atleta amador” que será utilizado neste plano, refere-se é ao praticante eventual de uma atividade física (neste plano a ênfase é na corrida ou maratona), que o faz apenas por prazer, saúde etc.
Para conhecer melhor o assunto, consulte:
Materiais necessários para a aula: Lápis ou caneta, caderno de anotações material complementar impresso.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos deverão relacionar informações obtidas em aulas anteriores, integrando os sistemas nervoso, muscular e esquelético. Indique que agora o foco da aula será a integração destes diferentes sistemas.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o slide com a reportagem para a sala. Comente sobre a biomecânica, informando-os que essa é uma área de estudo relativamente recente e que tem recebido cada vez mais atenção de atletas, institutos de pesquisas, clubes de futebol e outras áreas. O uso da tecnologia é primordial para o desenvolvimento destas atividades e várias reportagens a respeito já foram veiculadas, principalmente em programas de esporte. Converse com os alunos e pergunte se já ouviram falar sobre a biomecânica ou se já assistiram alguma reportagem a respeito.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formularem hipóteses sobre a questão disparadora, anotando na lousa as respostas. Ao final da atividade confronte as hipóteses formuladas com os resultados encontrados pelos alunos, permitindo a conclusão correta sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Para esta etapa você precisará de 20 minutos. Forme duplas, pois desta maneira os alunos poderão discutir as informações recebidas de cada material em conjunto.
Distribua aos alunos o material (material impresso).
Nele são encontradas situações que comparam a postura da corrida de atletas de ponta e amadores. Peça aos alunos que julguem quais movimentos eles consideram os mais eficientes para uma corrida com melhores resultados. O gabarito desta atividade encontra-se no link (não distribua o gabarito aos alunos).
Disponibilize o gráfico (material impresso)
Peça que analisem os resultados e respondam qual conclusão conseguem obter com as informações. Espera-se que o alunos reconheçam o progressivo aumento da distância percorrida pelo atleta ao longo das semanas de treino. Baseado nesta informação, os alunos deverão conseguir relacionar a importância dos treinos consecutivos e a melhora na performance do atleta.
Finalmente, distribua o material impresso e solicite que os alunos façam uma comparação entre a estrutura corporal de um atleta de elite e um atleta amador. Quais diferenças eles conseguem perceber?
Você pode orientar as respostas: “observem as pernas dos corredores”, “observem a musculatura”, etc. Espera-se que os alunos percebam que há uma série de diferenças entre o biotipo de um atleta profissional e um amador, tais como: pernas mais longas, musculatura mais definida, quadris e ombros mais estreitos, presentes em um atleta de alta performance em relação ao amador.
À medida em que os alunos forem finalizando as atividades, anote na lousa para análise e discussão das respostas.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para esta etapa você precisará de 15 minutos. As duplas deverão agora, baseadas nas comparações que fizeram nas atividades do slide anterior, discutir suas análises. Em conjunto, deverão criar uma lista de diferenças que encontraram e respondem à questão disparadora: “O que diferencia um corredor de elite, em termos de movimento, de um atleta amador?”
Assim que os alunos finalizarem a proposta, peça que exponham suas respostas. Para que a atividade não fique repetitiva ou cansativa, peça que cada dupla cite apenas uma característica listada. Desta forma, ao ouvir uma característica citada por outra dupla, será possível também permitir a percepção de respostas diferentes daquelas que haviam pensado durante a proposta. Compare as hipóteses formuladas no início da aula, as análises feitas durante as atividades e as respostas obtidas após a discussão em duplas.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido comparar o funcionamento e a integração dos sistemas muscular, ósseo e nervoso entre atletas de alta performance e atletas amadores.