Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado da multiplicação e divisão através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser ressaltados a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para multiplicar e dividir frações.
Propósito: Relembrar conceitos já estudados, utilizando-os para a construção do significado e entendimento de multiplicação e divisão de fração. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção desse aprendizado.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Professor, se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Deixe que os alunos façam suas propostas sem interferir diretamente. Caso eles não percebam sozinhos, direcione o debate para que observem que na primeira figura está representado um inteiro dividido em 3 partes e a parte pintada representa ?; já na segunda figura temos 3 inteiros. Essa atividade é importante para que eles se lembrem de que o conceito de fração é sempre referenciado a um inteiro pré determinado, que pode variar de acordo com o contexto. Para a atividade principal será essencial lembrá-los que números inteiros podem ser representados como frações com denominador 1.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos significados da fração
Discuta com a turma:
- A primeira figura pode representar 3 inteiros? Se sim, quanto representará a parte pintada? (Nesse caso, espera-se que percebam que a parte pintada representaria ? de 3 inteiros, ou seja, 1 inteiro)
- Se os três retângulos da segunda figura estivessem juntos, representando um único inteiro, quanto cada retângulo representaria? (Nesse caso cada retângulo seria ? e os três vermelhos juntos representariam três terços).
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.
No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.
No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.
Materiais complementares:
atividade para impressão
resolução da atividade
guia de intervenção.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.
No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.
No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.
Painel de discussões
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientação:
Propósito:
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.
Propósito:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.
Propósito:
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da divisão.
Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da resolução da atividade para os alunos.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação e divisão de frações.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar