9750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação e Divisão de Frações

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano

MAT6_06NUM01

Recursos

- Necessários: Caderno, lápis, borracha, grupo de whatsapp ou acesso a plataforma de interação combinada entre professor e alunos

- Opcionais:

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal e Raio X.

Atividade principal

Professor, nessa proposta sugerimos o recurso da aula invertida. Para isso, os alunos precisam ter acesso ao problema proposto, que está no primeiro slide da Atividade Principal. Tire uma foto desse slide e disponibilize a imagem para os alunos e oriente-os a fazer a atividade proposta. Você poderá usar o meio de comunicação estabelecido com os alunos. Oriente-os também a registrar suas resoluções e estratégias no caderno para que possam retomá-las durante a aula. Não dê nenhuma orientação específica, seja quanto aos registros ou à forma de resolução. Estimule os alunos a resolverem a atividade de forma autônoma. Durante a aula vocês irão retomar essa atividade e discutir as soluções.

Discussão das soluções

A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Peça aos alunos que tirem uma foto das suas resoluções e compartilhem no ambiente de interação combinado entre vocês, como whatsapp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Se sua aula for síncrona, você pode formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora com os alunos. Neste momento estimule os alunos a falarem (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensaram para atender o que foi solicitado. Lance perguntas para guiar os alunos nas discussões: Qual é a diferença entre as estratégias usadas? Há alguma estratégia na qual você não havia pensado antes?.
Estimule os alunos a perceberem que podemos seguir por diversos caminhos para chegar a uma solução e que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Assim, você estará combatendo a valorização excessiva da resposta certa.
Em seguida envie para os alunos o segundo slide da Atividade principal ou mande as perguntas que lá estão por mensagem de texto. Esse momento da aula será muito importante, pois vocês irão sistematizar algumas ideias discutidas anteriormente. Reforce com os alunos a importância de registrar tudo o que fizerem, especialmente agora. Lembre-se que o objetivo da aula é que os alunos entendam a multiplicação e a divisão de frações. Sendo assim, explore cada pergunta dessa atividade, orientando-os nos registros para que eles possam perceber como se dá a multiplicação e a divisão entre frações. Mas é possível que alguns alunos não percebam inicialmente essas relações. Por isso, você, professor, precisa ficar atento para identificar se os alunos conseguiram observar as relações que envolvem essas operações e lançar boas perguntas para que eles se aproximem dessas relações.

Raio X

Compartilhe com os alunos o slide do Raio X e oriente os alunos a realiza-la como tarefa de casa, que você pode retomar numa próxima aula ou fazer a devolutiva por algum meio de comunicação combinado entre vocês. Você pode também organizar um fórum para que os alunos possam compartilhar suas resoluções e trocar ideias sobre o que pensaram.

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_06NUM01

(EF06MA11) Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas