9750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Multiplicação e Divisão de Frações

Plano de aula de matemática com atividades para 4 do Fundamental sobre conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kurth Correa Waldhelm

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentor (a): Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.

Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de frações.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado da multiplicação e divisão através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser ressaltados a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para multiplicar e dividir frações.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados, utilizando-os para a construção do significado e entendimento de multiplicação e divisão de fração. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção desse aprendizado.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Deixe que os alunos façam suas propostas sem interferir diretamente. Caso eles não percebam sozinhos, direcione o debate para que observem que na primeira figura está representado um inteiro dividido em 3 partes e a parte pintada representa ?; já na segunda figura temos 3 inteiros. Essa atividade é importante para que eles se lembrem de que o conceito de fração é sempre referenciado a um inteiro pré determinado, que pode variar de acordo com o contexto. Para a atividade principal será essencial lembrá-los que números inteiros podem ser representados como frações com denominador 1.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos significados da fração

Discuta com a turma:

  • A primeira figura pode representar 3 inteiros? Se sim, quanto representará a parte pintada? (Nesse caso, espera-se que percebam que a parte pintada representaria ? de 3 inteiros, ou seja, 1 inteiro)
  • Se os três retângulos da segunda figura estivessem juntos, representando um único inteiro, quanto cada retângulo representaria? (Nesse caso cada retângulo seria ? e os três vermelhos juntos representariam três terços).

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.

No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.

No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.

Materiais complementares:

atividade para impressão

resolução da atividade

guia de intervenção.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.

No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.

No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.

Painel de discussões select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação:

Propósito:

Painel de discussões select-down

Slide Plano Aula

Painel de discussões select-down

Slide Plano Aula

Painel de discussões select-down

Slide Plano Aula

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito:

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito:

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da divisão.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da resolução da atividade para os alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação e divisão de frações.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Descreva para turma o objetivo da aula que é conceituar e construir significado da multiplicação e divisão através da resolução de situações problemas, é importante ressaltar que o esforço produtivo dos alunos devem ser ressaltados a fim de que os mesmos sejam capazes de criar estratégias para multiplicar e dividir frações.

Propósito: Relembrar conceitos já estudados, utilizando-os para a construção do significado e entendimento de multiplicação e divisão de fração. Na presente aula os alunos terão acesso a atividades que propiciam a construção desse aprendizado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Kurth Correa Waldhelm

Mentor (a): Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA10 - Resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem o uso de calculadora.

Objetivos específicos

Conceituar, resolver e elaborar estratégias de cálculo para multiplicação e divisão de números positivos na forma de fração.

Conceito-chave

Multiplicação e divisão de frações.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Professor, se possível use o projetor ou faça um esboço deste slide. Deixe que os alunos façam suas propostas sem interferir diretamente. Caso eles não percebam sozinhos, direcione o debate para que observem que na primeira figura está representado um inteiro dividido em 3 partes e a parte pintada representa ?; já na segunda figura temos 3 inteiros. Essa atividade é importante para que eles se lembrem de que o conceito de fração é sempre referenciado a um inteiro pré determinado, que pode variar de acordo com o contexto. Para a atividade principal será essencial lembrá-los que números inteiros podem ser representados como frações com denominador 1.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos significados da fração

Discuta com a turma:

  • A primeira figura pode representar 3 inteiros? Se sim, quanto representará a parte pintada? (Nesse caso, espera-se que percebam que a parte pintada representaria ? de 3 inteiros, ou seja, 1 inteiro)
  • Se os três retângulos da segunda figura estivessem juntos, representando um único inteiro, quanto cada retângulo representaria? (Nesse caso cada retângulo seria ? e os três vermelhos juntos representariam três terços).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.

No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.

No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.

Materiais complementares:

atividade para impressão

resolução da atividade

guia de intervenção.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Imprima esta atividade para os alunos (a versão de impressão está nos materiais complementares) e, se possível, projete-a para que todos possam acompanhar. Se não puder imprimir, copie no quadro e peça que escrevam no caderno. Divida então a classe em grupos e deixe que eles façam as atividades. Caminhe pela sala, faça perguntas e, caso precise, recorra ao guia de intervenções.

No slide 4, os alunos não devem ter dificuldades, pois os denominadores utilizados são divisores de 10. Aproveite esse momento para reforçar que eles representem seus raciocínios e operações utilizadas. Isso será essencial na sequência da atividade.

No slide 5, as dificuldades devem começar a aparecer. Espera-se que eles percebam visualmente o resultado das operações realizadas, escrevam essas operações e seus resultados e, por fim, tirem conclusões sobre como podem realizar essas operações sem a utilização da representação gráfica. Para ter uma ideia mais clara do que é esperado dos alunos, acesse a resolução da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios de multiplicação e divisão para multiplicar e dividir frações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientação:

Propósito:

Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Discuta com a turma sobre as atividades desenvolvidas e sobre o aprendizado adquirido. Formalize nesta etapa a multiplicação e divisão de frações de forma sistemática, a fim de que o aluno possa usar este conhecimento de forma geral.

Propósito:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as fichas. Em seguida faça um levantamento dos resultados obtidos e discuta as estratégias de resolução.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro da divisão.

Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia da resolução da atividade para os alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação e divisão de frações.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano