13108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Por dentro do sistema ósseo

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Por dentro do sistema ósseo

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados novos aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Esta aula complementa o plano anterior, trazendo novas informações a respeito dos ossos e dos esqueletos dos animais. Os alunos irão conhecer a estrutura interna dos ossos, porém serão apresentados apenas alguns tecidos, não sendo necessária a abordagem dos tipos celulares. Para saber mais sobre o assunto abordado nesta aula você pode consultar:

- JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

- https://www.anatomiaonline.com/introducao-a-osteologia/

- https://www.todamateria.com.br/tecido-osseo/

Materiais necessários para a aula: Esquema da estrutura interna dos ossos (material impresso), texto para pesquisa (material a ser impresso).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão descobrir novas informações à respeito dos ossos dos animais. Indique que conhecerão as estruturas que estão dentro dos ossos e algumas de suas características.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a sala. Indique, utilizando a foto do slide, o local da lesão e comente que osso fraturado foi a tíbia, um dos ossos que compõem nossa perna juntamente com a fíbula. Questione se algum aluno já teve lesão semelhante e relate o caso, lembrando-se da dor que sentiu. Finalize este momento comentando que os alunos irão investigar a estrutura interna dos ossos e entender um pouco mais sobre a fratura sofrida pelo jogador.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formular hipóteses sobre a Questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Você poderá anotar as respostas no quadro para confrontá-la ao final da aula. Esta será a questão que norteará a aula, porém outros aspectos serão abordados e discutidos ao longo da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Para esta etapa você precisará de 15 minutos.

Disponibilize aos alunos o texto de apoio e pesquisa disponível no material complementar.

Peça que leiam com atenção, anotando as informações que julgarem mais relevantes. Comente que é com base nestes dados que eles conseguirão preencher o esquema com as estruturas internas dos ossos e responder outras questões que serão levantadas pelo professor.

Distribua também para cada aluno o documento contendo o esquema com a anatomia interna dos ossos.

Eles deverão tentar identificar os tecidos e estruturas numeradas de 1 a 5, baseando-se nas informações contidas no texto de apoio e pesquisa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa você precisará de 20 minutos.

Organize agora os alunos em um semicírculo. Promova uma discussão a respeito das estruturas que acabaram de pesquisar e identificar.

Levante as questões apresentadas no slide:

  • Os ossos podem ser considerados estruturas vivas? O que permite esta conclusão?
  • Retome a Questão disparadora: “Por que sentimos dor quando fraturamos um osso?” e complemente com outra pergunta: Qual estrutura dos ossos é responsável pela dor quando o mesmo lesionado?
  • Por que será importante para o jogador imobilizar o membro afetado pela lesão?

Peça aos alunos que exponham suas ideias.

Para a primeira pergunta são esperadas respostas como: “Os ossos são vivos porque conseguem crescer de novo” ou “São vivos porque possuem células”.
São respostas corretas porém incompletas. Espera-se que os os alunos reconheçam que os ossos são vivos por possuírem células, por ser capazes de crescer (regeneração ou cicatrização) e ser abastecidos por nutrientes e oxigênio levados por vasos sanguíneos.

Ao retomar a Questão disparadora, compare as respostas com as hipóteses formuladas no início da aula. Para a pergunta complementar, podem surgir respostas como: “acho que é o tecido ósseo compacto, porque ele é muito duro”, ou simplesmente “alguma estrutura que tenha nervos”. Caso citem informações equivocadas, estimule o aluno a refletir mais, peça para que tente se lembrar quais são as estruturas que levam informações ao cérebro (neurônio, nervos) e qual tecido ósseo apresenta tais estruturas em abundância.

E para a última questão, são possíveis respostas: “Porque o atleta não deve mexer o local” ou “Para não sentir dor”. Espera-se que reconheçam que a imobilização é importante para evitar dor e direcionar a regeneração e crescimento ósseo correto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido identificar as diferentes estruturas e tecidos que compõem os ossos, além de suas características.

Para saber mais:

Por que sinto dor ao quebrar um osso? A dor ocorre porque o periósteo (membrana que recobre o tecido ósseo) é cheio de nervos; assim, quando há algum impacto intenso, suas fibras são quebradas, causando dor intensa. A regeneração do osso começa logo após a fratura, com a formação de um hematoma ao redor dos fragmentos. As células em volta do hematoma geram um estágio inflamatório que remove o tecido morto e deixa uma rede de fibrina para unir os fragmentos ósseos da fratura.

Para saber mais sobre o crescimento ósseo e a imobilização de uma fratura acesse os links:

http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php/artigos/71-como-os-ossos-colam

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-um-osso-quebrado-se-regenera/

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados novos aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Esta aula complementa o plano anterior, trazendo novas informações a respeito dos ossos e dos esqueletos dos animais. Os alunos irão conhecer a estrutura interna dos ossos, porém serão apresentados apenas alguns tecidos, não sendo necessária a abordagem dos tipos celulares. Para saber mais sobre o assunto abordado nesta aula você pode consultar:

- JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 13ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

- https://www.anatomiaonline.com/introducao-a-osteologia/

- https://www.todamateria.com.br/tecido-osseo/

Materiais necessários para a aula: Esquema da estrutura interna dos ossos (material impresso), texto para pesquisa (material a ser impresso).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão descobrir novas informações à respeito dos ossos dos animais. Indique que conhecerão as estruturas que estão dentro dos ossos e algumas de suas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide para a sala. Indique, utilizando a foto do slide, o local da lesão e comente que osso fraturado foi a tíbia, um dos ossos que compõem nossa perna juntamente com a fíbula. Questione se algum aluno já teve lesão semelhante e relate o caso, lembrando-se da dor que sentiu. Finalize este momento comentando que os alunos irão investigar a estrutura interna dos ossos e entender um pouco mais sobre a fratura sofrida pelo jogador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para os alunos. Oriente-os a formular hipóteses sobre a Questão disparadora, anotando-as em seus cadernos ou simplesmente expressando-as verbalmente. Você poderá anotar as respostas no quadro para confrontá-la ao final da aula. Esta será a questão que norteará a aula, porém outros aspectos serão abordados e discutidos ao longo da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Para esta etapa você precisará de 15 minutos.

Disponibilize aos alunos o texto de apoio e pesquisa disponível no material complementar.

Peça que leiam com atenção, anotando as informações que julgarem mais relevantes. Comente que é com base nestes dados que eles conseguirão preencher o esquema com as estruturas internas dos ossos e responder outras questões que serão levantadas pelo professor.

Distribua também para cada aluno o documento contendo o esquema com a anatomia interna dos ossos.

Eles deverão tentar identificar os tecidos e estruturas numeradas de 1 a 5, baseando-se nas informações contidas no texto de apoio e pesquisa.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta etapa você precisará de 20 minutos.

Organize agora os alunos em um semicírculo. Promova uma discussão a respeito das estruturas que acabaram de pesquisar e identificar.

Levante as questões apresentadas no slide:

  • Os ossos podem ser considerados estruturas vivas? O que permite esta conclusão?
  • Retome a Questão disparadora: “Por que sentimos dor quando fraturamos um osso?” e complemente com outra pergunta: Qual estrutura dos ossos é responsável pela dor quando o mesmo lesionado?
  • Por que será importante para o jogador imobilizar o membro afetado pela lesão?

Peça aos alunos que exponham suas ideias.

Para a primeira pergunta são esperadas respostas como: “Os ossos são vivos porque conseguem crescer de novo” ou “São vivos porque possuem células”.
São respostas corretas porém incompletas. Espera-se que os os alunos reconheçam que os ossos são vivos por possuírem células, por ser capazes de crescer (regeneração ou cicatrização) e ser abastecidos por nutrientes e oxigênio levados por vasos sanguíneos.

Ao retomar a Questão disparadora, compare as respostas com as hipóteses formuladas no início da aula. Para a pergunta complementar, podem surgir respostas como: “acho que é o tecido ósseo compacto, porque ele é muito duro”, ou simplesmente “alguma estrutura que tenha nervos”. Caso citem informações equivocadas, estimule o aluno a refletir mais, peça para que tente se lembrar quais são as estruturas que levam informações ao cérebro (neurônio, nervos) e qual tecido ósseo apresenta tais estruturas em abundância.

E para a última questão, são possíveis respostas: “Porque o atleta não deve mexer o local” ou “Para não sentir dor”. Espera-se que reconheçam que a imobilização é importante para evitar dor e direcionar a regeneração e crescimento ósseo correto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete o slide e leia seu conteúdo para sistematizar os aprendizados da aula. Espera-se que os alunos tenham conseguido identificar as diferentes estruturas e tecidos que compõem os ossos, além de suas características.

Para saber mais:

Por que sinto dor ao quebrar um osso? A dor ocorre porque o periósteo (membrana que recobre o tecido ósseo) é cheio de nervos; assim, quando há algum impacto intenso, suas fibras são quebradas, causando dor intensa. A regeneração do osso começa logo após a fratura, com a formação de um hematoma ao redor dos fragmentos. As células em volta do hematoma geram um estágio inflamatório que remove o tecido morto e deixa uma rede de fibrina para unir os fragmentos ósseos da fratura.

Para saber mais sobre o crescimento ósseo e a imobilização de uma fratura acesse os links:

http://www.ortopediaesaude.org.br/index.php/artigos/71-como-os-ossos-colam

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-um-osso-quebrado-se-regenera/

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano