13106
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Características do tecido muscular

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Características do tecido muscular

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Otávio José Sirio

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Quais são as principais características dos tecidos musculares?

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 ou 4 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Simule uma rede social para cada grupo utilizando o Google Sites. Para saber como utilizá-lo, acesse: link 1, link 2 e link 3.
Você pode usar como modelo o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”.

Explique aos grupos que eles serão responsáveis por criar os perfis dos tecidos musculares: esquelético, liso e cardíaco na “rede social”. Para apoiá-los, envie aos grupos os arquivos com as características nos tecidos, disponíveis na aba “materiais e atividades”.

Sistematização
Marque uma videochamada com os estudantes e compartilhe nas “redes sociais” criadas pelos grupos com a turma. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com os grupos e a identificarem, nos materiais de apoio, quais informações poderiam contribuir com a criação do perfil de cada tecido.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_06V&E05

(EF06CI09) Deduzir que a estrutura, a sustentação e a movimentação dos animais resultam da interação entre os sistemas muscular, ósseo e nervoso.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas