13099
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Reescrita de conto

POR: Renata Luz de Lima Lourenço 01/11/2018
Código: ING7_11UND07

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Reescrita de conto

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de dois planos sobre a reescrita de conto. A primeira aula trata-se de um estudo sobre um dos textos trabalhados aqui e uma preparação maior para o output deste plano. Porém, se preferir, poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: Nesta aula os alunos irão conhecer uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho chamada Little Red Riding Hood, escrita por Charles Perrault. Você encontra informações sobre o autor e suas obras neste link. Se você quiser conhecer mais obra deste autor clique no título da obra nessa mesma página.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito um pequeno conto baseado em uma história clássica.

At the end of this class you’ll have written written a very short tale based on a classic story.

Context select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça um jogo com os alunos para aquecê-los.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula e/ou seus alunos não possam usar o celular na escola, você pode escrever as perguntas e as opções de resposta em folhas grandes (mínimo A3), mostrar aos alunos e ajudá-los a identificar a resposta correta. As perguntas e as respostas usadas estão aqui.

Para acessar o jogo clique aqui.

Ao abrir o link, você terá acesso apenas à página do jogo criado para esta atividade. Nessa tela inicial você consegue ver todas as perguntas que estarão no jogo e outras opções como quantidade de vezes que ele foi usado, quantos jogadores já usaram, opção para você se cadastrar na plataforma etc. Você deve projetar a tela para que todos os alunos consigam ver as perguntas. Após abrir a tela clique em PLAY. Há duas opções de jogo, classic e team mode. No modo classic cada aluno joga com o seu celular ou tablet e no modo team mode eles jogam em 2 grupos com um celular por grupo. Selecione a melhor opção para sua turma e clique nela. Após alguns segundos a música começará a tocar e aparecerá um game pin para os alunos conseguirem acessar o jogo.

Para o acesso dos alunos pelo celular ou tablet há duas opções: baixar o aplicativo Kahoot no dispositivo ou digitar kahoot.it no navegador. Após acessar a plataforma Kahoot de uma das duas maneiras, eles deverão digitar o game pin e, logo em seguida, seus nicknames. Ao digitarem seus nicknames, eles vão aparecendo na tela. Qualquer nome ofensivo ou não adequado poderá ser excluído pelo professor. Basta clicar em cima do nome que ele desaparecerá da tela e será excluído do jogo. Assim que todos tiverem entrado clique em Start.

As perguntas e as opções de respostas irão aparecer automaticamente apenas na tela projetada. Os alunos devem ler as opções e clicar apenas na cor que corresponde à resposta correta. No celular não há perguntas e respostas, apenas a cor de cada resposta. Assim que o tempo acabar, a resposta correta aparece e também quantos acertaram ou erraram e a classificação parcial. É um jogo muito interativo e animado. Cuidado para não tomar tempo demais com ele. O jogo escolhido para essa atividade possui 10 perguntas simples sobre Contos de Fadas.

Não conhece o Kahoot? Encontre um tutorial sobre ele aqui (inglês).

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Apresentar uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar semelhanças e diferenças entre o conto trazido pelo professor e a história que eles já conhecem.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão ler uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho. Explique:

Students, did you know that many famous fairy tales we know have different versions? Their versions change through time. Today you’re going to read one version of the tale The Little Red Riding Hood.

(Caso você tenha trabalhado com o plano anterior,relembre a versão estudada e explique que na aula de hoje entrarão em contato com outro texto)

Entregue o texto Little Red Riding Hood de Charles Perrault. Encontre a versão para impressão aqui e a versão online aqui.

Entregue também o worksheet 2 com a ficha de leitura,

Faça uma leitura compartilhada. Leia o texto em voz alta e conforme as informações da ficha de leitura forem aparecendo, você pausa, solicita a resposta e pede para anotar na ficha. Seria interessante se você reproduzisse a ficha de leitura em um papel pardo e fosse anotando junto. Você pode anotar no quadro se preferir. Exemplo:

Ao ler a primeira frase: Once upon a time there lived in a certain village a little girl, the prettiest creature who was ever seen. Aqui você já tem um dos personagens (a garotinha) e o tempo (passado). Porém, caso os alunos digam que o espaço é a vila, diga que é preciso ler mais um pouco e encontrar onde os acontecimentos de fato acontecem. Por enquanto há apenas a apresentação da personagem principal.

Faça isso até terminar o texto. Esclareça qualquer vocabulário durante a leitura.

Você encontra a ficha com as respostas aqui.

Após a leitura pergunte:

Is this story different from the one you know? (Eles provavelmente dirão que o final é diferente. No conto de fadas que conhecemos o caçador aparece para salvar a Chapeuzinho Vermelho, matar o lobo e tirar a vovó de dentro de sua barriga. Nessa história o lobo come não só a vovó, mas a Chapeuzinho).

Discuta com eles o uso de children, well bred ladies e wolf que o autor faz na moral da história..

What about the moral? Do you think the author really meant wolves, the animals, when he said girls and ladies should be afraid of them? (Explique que muito provavelmente o autor quis fazer um alerta às meninas e jovens mulheres que caíam na conversa de homens (lobos) que não pareciam perigosos, mas no final apenas as enganaria).

This text was written in 1697. Do you think this moral is still suitable for our present time? (Você pode trazer o assunto para o contexto atual do perigo de falar com estranhos não apenas nas ruas, mas na internet. Essa discussão deve ser feita de forma breve).

Se você trabalhou o plano anterior, faça uma breve discussão sobre as semelhanças e diferenças do conto estudado na última aula e esse.

Fala sobre o tempo verbal do texto:

In which verb tense is this text written? (Passado simples e contínuo).

Caso você ache necessário, peça exemplos de frases no passado simples e contínuo do texto.

Output select-down

Tempo sugerido: 23 minutos.

Propósito: Escrever uma versão mais curta de um conto famoso.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar e escrever seus textos em formato de parágrafo de forma coesa e coerente e usem o passado simples e/ou contínuo de forma correta.

Orientações: Explique que agora eles irão produzir uma versão diferente de um outro conto. Crie um contexto de produção: Esse conto irá para um livro chamado The fables of our class (Titulo baseado na obra de James Thurber The fables of our time):

You’ll be given another story and you must rewrite it in a different and shorter version. We’re going to have a book with different versions of famous tales and it’s your turn to be the writer.

Planning:

Entregue o worksheet 4 e um conto para cada aluno (de forma aleatória). Você pode passar apenas o nome do conto ou entregar o texto em inglês. Não há necessidade de ser um conto diferente para cada aluno. Caso você tenha dado sequência ao plano anterior, os alunos já terão produzido um enredo de seus conto e consequentemente já terão usado um conto como base. O trabalho feito no plano anterior foi mais profundo e detalhado. Nesse caso, vá direto para a produção do texto em forma de parágrafos.

Você encontra três contos diferentes nos links abaixo:

Conto 1 - The story of the three bears.

Conto 2 - Cinderella

Conto 3 - Rapunzel

Eles deverão planejar o enredo da história. Diga:

Based on the story you have, you must plan a new version of it considering some kind of moral at the end. You need to complete this chart with information of your own story. Be creative!

Writing the paragraph:

Após a organização das ideias, eles irão escrever seus contos em um parágrafo. Explique:

Now that you have you ideas for your story, you must write it in one paragraph. Remember that the story needs to have a beginning, a middle and an end - even if it is all in one paragraph.

Dê a eles um tempo para produzirem. Caminhe entre a sala e ofereça ajuda.

Review:

Após o término, diga que eles irão sair do papel de escritores e assumir o de revisores:

Now you’re not writers anymore. It’s time to be proofreaders.

Entregue a eles o worksheet 5 com a rubrica de revisão e explique:

This rubrics has four columns. The first column has the topic you need to analyse. The other columns have the guidelines for you to use to proofread your friend’s work.

First you need to read his/her text. Then you read the rubrics and check which column the text fits better. Circle the score you think is the best. When you finish, talk to the author and explain why you considered those scores. Your friend is going to do the same with your text. If you do not agree with him/her you need to make your point. Make any changes you think are necessary to your text.

Eles devem, então, conversar sobre o texto com o colega e revisor e fazer as mudanças que acharem necessárias. No final da aula, recolha todos os textos e monte um livro com eles. Você pode pedir para um aluno desenhar a capa e fazer a encadernação. Eles podem levar para casa e mostrar aos seus familiares e amigos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos aumentem seus repertórios sobre literatura, em especial conto de fadas e suas possíveis reescritas, e saiam da aula com um texto de autoria revisado.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o segundo de uma sequência de dois planos sobre a reescrita de conto. A primeira aula trata-se de um estudo sobre um dos textos trabalhados aqui e uma preparação maior para o output deste plano. Porém, se preferir, poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: Nesta aula os alunos irão conhecer uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho chamada Little Red Riding Hood, escrita por Charles Perrault. Você encontra informações sobre o autor e suas obras neste link. Se você quiser conhecer mais obra deste autor clique no título da obra nessa mesma página.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Explique que ao final desta aula eles terão escrito um pequeno conto baseado em uma história clássica.

At the end of this class you’ll have written written a very short tale based on a classic story.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Faça um jogo com os alunos para aquecê-los.

Caso você não tenha acesso à internet durante sua aula e/ou seus alunos não possam usar o celular na escola, você pode escrever as perguntas e as opções de resposta em folhas grandes (mínimo A3), mostrar aos alunos e ajudá-los a identificar a resposta correta. As perguntas e as respostas usadas estão aqui.

Para acessar o jogo clique aqui.

Ao abrir o link, você terá acesso apenas à página do jogo criado para esta atividade. Nessa tela inicial você consegue ver todas as perguntas que estarão no jogo e outras opções como quantidade de vezes que ele foi usado, quantos jogadores já usaram, opção para você se cadastrar na plataforma etc. Você deve projetar a tela para que todos os alunos consigam ver as perguntas. Após abrir a tela clique em PLAY. Há duas opções de jogo, classic e team mode. No modo classic cada aluno joga com o seu celular ou tablet e no modo team mode eles jogam em 2 grupos com um celular por grupo. Selecione a melhor opção para sua turma e clique nela. Após alguns segundos a música começará a tocar e aparecerá um game pin para os alunos conseguirem acessar o jogo.

Para o acesso dos alunos pelo celular ou tablet há duas opções: baixar o aplicativo Kahoot no dispositivo ou digitar kahoot.it no navegador. Após acessar a plataforma Kahoot de uma das duas maneiras, eles deverão digitar o game pin e, logo em seguida, seus nicknames. Ao digitarem seus nicknames, eles vão aparecendo na tela. Qualquer nome ofensivo ou não adequado poderá ser excluído pelo professor. Basta clicar em cima do nome que ele desaparecerá da tela e será excluído do jogo. Assim que todos tiverem entrado clique em Start.

As perguntas e as opções de respostas irão aparecer automaticamente apenas na tela projetada. Os alunos devem ler as opções e clicar apenas na cor que corresponde à resposta correta. No celular não há perguntas e respostas, apenas a cor de cada resposta. Assim que o tempo acabar, a resposta correta aparece e também quantos acertaram ou erraram e a classificação parcial. É um jogo muito interativo e animado. Cuidado para não tomar tempo demais com ele. O jogo escolhido para essa atividade possui 10 perguntas simples sobre Contos de Fadas.

Não conhece o Kahoot? Encontre um tutorial sobre ele aqui (inglês).

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Apresentar uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar semelhanças e diferenças entre o conto trazido pelo professor e a história que eles já conhecem.

Orientações: Diga aos alunos que eles irão ler uma versão do conto Chapeuzinho Vermelho. Explique:

Students, did you know that many famous fairy tales we know have different versions? Their versions change through time. Today you’re going to read one version of the tale The Little Red Riding Hood.

(Caso você tenha trabalhado com o plano anterior,relembre a versão estudada e explique que na aula de hoje entrarão em contato com outro texto)

Entregue o texto Little Red Riding Hood de Charles Perrault. Encontre a versão para impressão aqui e a versão online aqui.

Entregue também o worksheet 2 com a ficha de leitura,

Faça uma leitura compartilhada. Leia o texto em voz alta e conforme as informações da ficha de leitura forem aparecendo, você pausa, solicita a resposta e pede para anotar na ficha. Seria interessante se você reproduzisse a ficha de leitura em um papel pardo e fosse anotando junto. Você pode anotar no quadro se preferir. Exemplo:

Ao ler a primeira frase: Once upon a time there lived in a certain village a little girl, the prettiest creature who was ever seen. Aqui você já tem um dos personagens (a garotinha) e o tempo (passado). Porém, caso os alunos digam que o espaço é a vila, diga que é preciso ler mais um pouco e encontrar onde os acontecimentos de fato acontecem. Por enquanto há apenas a apresentação da personagem principal.

Faça isso até terminar o texto. Esclareça qualquer vocabulário durante a leitura.

Você encontra a ficha com as respostas aqui.

Após a leitura pergunte:

Is this story different from the one you know? (Eles provavelmente dirão que o final é diferente. No conto de fadas que conhecemos o caçador aparece para salvar a Chapeuzinho Vermelho, matar o lobo e tirar a vovó de dentro de sua barriga. Nessa história o lobo come não só a vovó, mas a Chapeuzinho).

Discuta com eles o uso de children, well bred ladies e wolf que o autor faz na moral da história..

What about the moral? Do you think the author really meant wolves, the animals, when he said girls and ladies should be afraid of them? (Explique que muito provavelmente o autor quis fazer um alerta às meninas e jovens mulheres que caíam na conversa de homens (lobos) que não pareciam perigosos, mas no final apenas as enganaria).

This text was written in 1697. Do you think this moral is still suitable for our present time? (Você pode trazer o assunto para o contexto atual do perigo de falar com estranhos não apenas nas ruas, mas na internet. Essa discussão deve ser feita de forma breve).

Se você trabalhou o plano anterior, faça uma breve discussão sobre as semelhanças e diferenças do conto estudado na última aula e esse.

Fala sobre o tempo verbal do texto:

In which verb tense is this text written? (Passado simples e contínuo).

Caso você ache necessário, peça exemplos de frases no passado simples e contínuo do texto.

Tempo sugerido: 23 minutos.

Propósito: Escrever uma versão mais curta de um conto famoso.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar e escrever seus textos em formato de parágrafo de forma coesa e coerente e usem o passado simples e/ou contínuo de forma correta.

Orientações: Explique que agora eles irão produzir uma versão diferente de um outro conto. Crie um contexto de produção: Esse conto irá para um livro chamado The fables of our class (Titulo baseado na obra de James Thurber The fables of our time):

You’ll be given another story and you must rewrite it in a different and shorter version. We’re going to have a book with different versions of famous tales and it’s your turn to be the writer.

Planning:

Entregue o worksheet 4 e um conto para cada aluno (de forma aleatória). Você pode passar apenas o nome do conto ou entregar o texto em inglês. Não há necessidade de ser um conto diferente para cada aluno. Caso você tenha dado sequência ao plano anterior, os alunos já terão produzido um enredo de seus conto e consequentemente já terão usado um conto como base. O trabalho feito no plano anterior foi mais profundo e detalhado. Nesse caso, vá direto para a produção do texto em forma de parágrafos.

Você encontra três contos diferentes nos links abaixo:

Conto 1 - The story of the three bears.

Conto 2 - Cinderella

Conto 3 - Rapunzel

Eles deverão planejar o enredo da história. Diga:

Based on the story you have, you must plan a new version of it considering some kind of moral at the end. You need to complete this chart with information of your own story. Be creative!

Writing the paragraph:

Após a organização das ideias, eles irão escrever seus contos em um parágrafo. Explique:

Now that you have you ideas for your story, you must write it in one paragraph. Remember that the story needs to have a beginning, a middle and an end - even if it is all in one paragraph.

Dê a eles um tempo para produzirem. Caminhe entre a sala e ofereça ajuda.

Review:

Após o término, diga que eles irão sair do papel de escritores e assumir o de revisores:

Now you’re not writers anymore. It’s time to be proofreaders.

Entregue a eles o worksheet 5 com a rubrica de revisão e explique:

This rubrics has four columns. The first column has the topic you need to analyse. The other columns have the guidelines for you to use to proofread your friend’s work.

First you need to read his/her text. Then you read the rubrics and check which column the text fits better. Circle the score you think is the best. When you finish, talk to the author and explain why you considered those scores. Your friend is going to do the same with your text. If you do not agree with him/her you need to make your point. Make any changes you think are necessary to your text.

Eles devem, então, conversar sobre o texto com o colega e revisor e fazer as mudanças que acharem necessárias. No final da aula, recolha todos os textos e monte um livro com eles. Você pode pedir para um aluno desenhar a capa e fazer a encadernação. Eles podem levar para casa e mostrar aos seus familiares e amigos.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.

Expectativa: Que os alunos aumentem seus repertórios sobre literatura, em especial conto de fadas e suas possíveis reescritas, e saiam da aula com um texto de autoria revisado.

Orientações: Pergunte a eles o que aprenderam durante a aula. Você pode ir anotando no quadro ou mostrar esse slide. Se algum aluno sugerir algo mais, considere caso ache válido.

Contents

  1. INPUT: A version of the tale Little Red Riding Hood
  2. OUTPUT: Write a different version of another tale

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI18) Utilizar o passado simples e o passado contínuo para produzir textos orais e escritos, mostrando relações de sequência e causalidade.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes