13093
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Digestão, respiração e transporte de substâncias em organismos mais simples

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Digestão, respiração e transporte de substâncias em organismos mais simples

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE07, CIE6_05VE08 e CIE6_05VE09.

Materiais necessários para a aula: papel Kraft ou cartolina (um para cada grupo de alunos), papel branco e colorido, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis de cera, lápis hidrocor etc.), tesoura e cola. Sinta-se livre para incorporar outros tipos de materiais.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique para os alunos que a imagem apresentada no slide é um diagrama sobre a diversificação dos animais ao longo do tempo (árvore filogenética). Amplie a explicação expondo que cada tipo de organismo teve sua própria história de sobrevivência na Terra e que isso foi responsável por selecionar (seleção natural) sua estrutura corporal e a forma com que ela funciona. Ou seja, por causa dessas diferentes histórias é que podemos encontrar na natureza animais tão diferentes do ser humano. Alguns destes animais são organismos bem mais simples, quando comparados a espécie humana. O foco dessa etapa da aula é apresentar a diversificação das formas de vida dos animais. As temáticas sobre teorias evolutivas e processo de seleção natural estão em segundo plano e não devem ser detalhadas nesta aula.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor os exemplos que conhecem. Independentemente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 4 grupos ou em uma quantidade de grupos que seja múltipla de 4. O material de apoio para a atividade dessa aula pode ser acessado para impressão.

O material de apoio traz a descrição da anatomia e fisiologia de quatro diferentes animais (hidra/cnidário, planária/platelminto, lombriga/nematódeo e minhoca/anelídeo). Cada grupo de alunos deve receber a descrição de apenas um desses quatro animais, ou seja, cada grupo ficará responsável por desenvolver a atividade em torno de um animal diferente. Entregue o material de apoio aos alunos, para que possam fazer a leitura. Explique que, após a leitura do material, cada grupo deve refletir sobre qual maneira pode representar as informações lidas em um modelo que possa ser apresentado para a turma, utilizando os materiais disponíveis para confeccionar esse modelo: papel Kraft ou cartolina, papel branco e colorido, materiais diversos para desenho e demais materiais que julgue adequado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora. Pergunte se os alunos são capazes de responder a partir da atividade desenvolvida. Em seguida, solicite que cada grupo apresente o que aprenderam e o modelo produzido sobre o animal que ficaram responsáveis. Existem três perguntas no slide que direcionam e auxiliam os grupos em suas apresentações. Oriente-os sobre o tempo de apresentação: cada grupo deve expor sua produção em até 4 minutos. Caso tenha sido formada uma quantidade de grupos acima de 4 (8 ou 12, por exemplo), grupos que tenham trabalhado um mesmo animal devem responder os questionamentos do slide e apresentar o material produzido juntos em até 4 minutos. O tempo sugerido para este slide é de 18 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Apresente as imagens do slide sobre a anatomia interna dos animais que foram abordados na atividade. Compare, junto com os alunos, o quanto elas se assemelham ou não aos modelos produzidos. Por fim, aprofunde a explicação com informações sobre a digestão, a respiração e o transporte de substâncias nesses animais que julgar necessário ou que tenham sido abordadas de forma muito superficial na apresentação dos modelos confeccionados pelos alunos. O tempo sugerido para este slide é de 4 minutos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: é melhor desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE07, CIE6_05VE08 e CIE6_05VE09.

Materiais necessários para a aula: papel Kraft ou cartolina (um para cada grupo de alunos), papel branco e colorido, materiais diversos para desenho a sua escolha (grafite, lápis de cor, lápis de cera, lápis hidrocor etc.), tesoura e cola. Sinta-se livre para incorporar outros tipos de materiais.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a essa aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique para os alunos que a imagem apresentada no slide é um diagrama sobre a diversificação dos animais ao longo do tempo (árvore filogenética). Amplie a explicação expondo que cada tipo de organismo teve sua própria história de sobrevivência na Terra e que isso foi responsável por selecionar (seleção natural) sua estrutura corporal e a forma com que ela funciona. Ou seja, por causa dessas diferentes histórias é que podemos encontrar na natureza animais tão diferentes do ser humano. Alguns destes animais são organismos bem mais simples, quando comparados a espécie humana. O foco dessa etapa da aula é apresentar a diversificação das formas de vida dos animais. As temáticas sobre teorias evolutivas e processo de seleção natural estão em segundo plano e não devem ser detalhadas nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor os exemplos que conhecem. Independentemente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize os alunos em 4 grupos ou em uma quantidade de grupos que seja múltipla de 4. O material de apoio para a atividade dessa aula pode ser acessado para impressão.

O material de apoio traz a descrição da anatomia e fisiologia de quatro diferentes animais (hidra/cnidário, planária/platelminto, lombriga/nematódeo e minhoca/anelídeo). Cada grupo de alunos deve receber a descrição de apenas um desses quatro animais, ou seja, cada grupo ficará responsável por desenvolver a atividade em torno de um animal diferente. Entregue o material de apoio aos alunos, para que possam fazer a leitura. Explique que, após a leitura do material, cada grupo deve refletir sobre qual maneira pode representar as informações lidas em um modelo que possa ser apresentado para a turma, utilizando os materiais disponíveis para confeccionar esse modelo: papel Kraft ou cartolina, papel branco e colorido, materiais diversos para desenho e demais materiais que julgue adequado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora. Pergunte se os alunos são capazes de responder a partir da atividade desenvolvida. Em seguida, solicite que cada grupo apresente o que aprenderam e o modelo produzido sobre o animal que ficaram responsáveis. Existem três perguntas no slide que direcionam e auxiliam os grupos em suas apresentações. Oriente-os sobre o tempo de apresentação: cada grupo deve expor sua produção em até 4 minutos. Caso tenha sido formada uma quantidade de grupos acima de 4 (8 ou 12, por exemplo), grupos que tenham trabalhado um mesmo animal devem responder os questionamentos do slide e apresentar o material produzido juntos em até 4 minutos. O tempo sugerido para este slide é de 18 minutos, pois a etapa de Sistematização desse plano de aula possui dois slides no total.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: -

Orientações: Apresente as imagens do slide sobre a anatomia interna dos animais que foram abordados na atividade. Compare, junto com os alunos, o quanto elas se assemelham ou não aos modelos produzidos. Por fim, aprofunde a explicação com informações sobre a digestão, a respiração e o transporte de substâncias nesses animais que julgar necessário ou que tenham sido abordadas de forma muito superficial na apresentação dos modelos confeccionados pelos alunos. O tempo sugerido para este slide é de 4 minutos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano