Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula tem por finalidade levar os alunos a reconhecer o que é necessário para a ocorrência de uma combustão e a relacionar as evidências de uma combustão com a ocorrência de transformações químicas. Ela poderá ser melhor desenvolvida se as aulas sobre Transformações Químicas e Identificação de Transformações Irreversíveis, CIE6_02ME02 e CIE6_02ME04, respectivamente, já tiverem sido aplicadas.
Materiais necessários para a aula: Projetor ou quadro e fichas impressas das atividades, disponíveis em: http://bit.ly/2KORu79
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o tema da aula. Pergunte a eles o que entendem por combustão e em quais ocasiões já ouviram falar sobre o tema. É esperado que surjam respostas como: é a queima de algo; é quando alguma coisa pega fogo. Estimule-os a participar e a apresentar o que já sabem sobre o assunto.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, leia para os alunos a situação apresentada. Pergunte a eles: Enquanto a vela está acesa, ela está passando por algum tipo de transformação? Espera-se que eles digam que a vela está passando por uma transformação química (comente que quando a vela está acesa ela está passando por uma reação de combustão). Questione: Por que a vela apaga quando o copo é colocado sobre ela? Permita que eles levantem hipóteses para explicar o que foi visto. Mais informações sobre a situação retratada podem ser consultadas em Combustão no copo, Brasil Escola, disponível em: http://bit.ly/2zt58rl . Acesso em 11 jul. 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos e estimule-os a refletir sobre ela. Dê espaço para que levantem hipóteses para respondê-la, baseados nos conhecimentos que já possuem.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: O tempo total do mão na massa é de 30 minutos, sendo 20 para a realização da atividade Analisando algumas situações que envolvem fogo e 10 para a socialização das conclusões obtidas pelos alunos, após realizarem a atividade. Auxilie a turma a se organizar em grupos de quatro alunos. Forneça a cada grupo uma folha contendo a atividade a ser realizada, disponível em: http://bit.ly/2KORu79 . Caso não seja possível imprimir a atividade, copie-a no quadro, para que todos os grupos tenham acesso a ela. Oriente os alunos a refletir sobre as situações propostas e diga que todos devem responder às perguntas em seus cadernos. Ande pela sala e auxilie os grupos que apresentarem dificuldades. O objetivo da reflexão sobre as situações apresentadas é que os alunos assimilem que para haver fogo é necessário a ocorrência de uma reação de combustão, que, por sua vez, necessita de um combustível, de uma fonte de energia e de oxigênio para ocorrer. As respostas para as questões propostas estão disponíveis em: http://bit.ly/2L4Gv93 . Depois que os grupos terminarem de responder às perguntas da atividade, promova a socialização das respostas. Organize esta etapa da aula de modo que as soluções para os questionamentos das três situações apresentadas sejam discutidas. Estimule a participação de todos os grupos, de forma que cada grupo compartilhe informações e ouça os demais colegas. Faça a mediação nesse momento de compartilhamento de saberes, incentivando os próprios alunos a identificar e corrigir possíveis erros que surjam nessa etapa.
Materiais necessários: Fichas impressas das atividades ou quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações: Projete o slide ou, caso isso não seja possível, escreva a frase e faça o esquema do slide no quadro. Leve os alunos a pensar nas três situações da atividade realizada, perguntando a eles: O que é uma combustão? Conduza a discussão de maneira que eles entendam que combustão é uma transformação química que, além de produzir novas substâncias, pode gerar fogo. Questione: Em quais das situações é abordada a combustão de algum material? O que há em comum nessas situações em que há combustão? Espera-se que os alunos digam que nas três situações são abordadas as combustões dos materiais e que em todas elas há a presença de fogo quando há a combustão. Retome a questão disparadora: Quais elementos são necessários para haver a ocorrência de fogo? Retome a questão 1.3 (Por que, depois de um tempo após colocar o copo sobre a vela, ela se apaga?) e discuta com a turma a importância da presença do gás oxigênio para a ocorrência da combustão. Em seguida, retome a questão 2.3 (Nessa reação de combustão, quem é o combustível?) e aborde a necessidade da presença de um combustível para ocorrência de combustão. Por fim, discuta a questão 3.3 (Por que o frasco de álcool de limpeza não entra em combustão espontaneamente?) e leve-os a refletir sobre a necessidade de uma fonte de energia para que haja o início da combustão. A fim de finalizar a sistematização, peça para os alunos desenharem nos cadernos o triângulo do fogo e o completarem, colocando em cada ponta do triângulo um elemento necessário para a ocorrência de fogo (combustível, oxigênio e fonte de energia). Um exemplo do triângulo do fogo completo está disponível em: http://bit.ly/2L9xoUR .