Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Para a realização deste plano será importante providenciar os seguintes materiais: papel rascunho, lápis, borracha, palito de dente ou outro similar, relógio analógico, régua (de, no mínimo, 10 cm), transferidor escolar de 180º e área externa ensolarada.
Para seu embasamento, leia mais sobre o assunto em:
Instrumentos usados para medir a passagem do tempo
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/duvida-cruel-por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml
Por que o dia tem 24 horas?
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o
Descubra por que o dia tem 24 horas
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-porque-o-dia-tem-24-horas-horas-60-minutos-e-os-minutos-60-segundos/
Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite
https://www.megacurioso.com.br/ciencia/35772-por-que-o-dia-e-dividido-em-horas-minutos-e-segundos-.htm
Dia solar e dia sideral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia
Um dia em Mercúrio - para exemplificar as diferentes durações dos dias em outros planetas do nosso sistema solar.
www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/
Ou em outras regiões do planeta Terra
https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4
https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ
https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI
Conceitos de tempo
http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/estudo-sobre-o-tempo-1-o-tempo-na-astronomia-2-o-tempo-na-matematica-3-o-tempo-na-biologia
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Solicite aos estudantes que digam o que sabem sobre a duração do dia e da noite. Faça perguntas do tipo: Quanto tempo dura o dia? E a noite? Muito tempo, pouco tempo? O que acham? Neste momento de levantamento do conhecimento prévio não há erro ou acerto nas respostas. Peça que respondam oralmente quantas horas eles pensam que dura o dia e quantas horas dura a noite. Pergunte se eles têm alguma informação sobre diferenças na duração em horas do dia e da noite na cidade onde moram ou em qualquer outro ponto do planeta Terra. A mudança de estação influencia a duração do dia ou da noite?
Em caso positivo, o que acontece para que isto ocorra?
O dia tem 24 horas?
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Pergunte aos estudantes quantas horas dura um dia. São 24 horas? Pergunte se estão falando de um dia na Terra? Chame a atenção deles/as que há diferença entre a duração dos dias no planeta Terra e a duração dos dias em outros planetas do nosso sistema solar e de outros sistemas solares. Pergunte se as 24 horas comportam horas para a parte clara do dia e para a parte escura do dia. Pergunte-lhes como podemos medir a passagem do tempo dividindo as 24 horas entre dia e noite? Solicite que estabeleçam quantas horas são para o dia (parte clara) e quantas horas são para a noite. Pergunte-lhes se sabem como podemos definir com certeza, a divisão das 24 horas para o dia e para a noite.
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos de até cinco estudantes. Na folha de rascunho, peça que cada grupo desenhe um relógio de 24 horas como no modelo do slide. Peça que escolham pelo menos seis atividades que realizam durante a passagem das 24 horas, sendo três para a parte clara do dia e três para a parte escura do dia. Peça-lhes que façam um furo com o palito de dente no centro do relógio de 24 horas. Em uma área externa e ensolarada, peça que coloquem o relógio sobre uma superfície plana exposta à luz solar. Solicite que observem a sombra do palito sobre as horas marcadas no relógio. Peça que façam uma marca com o lápis ou caneta de cor sob a sombra em intervalos de tempo diferentes. Solicite que observem atentamente o que está acontecendo. Peça aos estudantes que façam um desenho esquemático que inclua a Terra, o Sol e a alternância de dias e noites em nosso planeta.
Para seu embasamento e suporte no desenvolvimento desta e de outras aulas, leia mais em:
Recursos utilizados na medida do tempo
http://www.calendario.cnt.br/meditempo/calendar300.htm
Medidas de tempo
http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o vídeo sugerido no slide desde o intervalo de 2’02” até o final.
https://youtu.be/_0YzUuRpRa4 acesso em: 9 de julho de 2018.
Destaque que podemos observar nossa estrela Sol em seu movimento aparente para marcar a passagem das horas do dia. À noite podemos ver a passagem das estrelas e, vez por outra, também da Lua. Mas é a Terra quem está girando em torno de um eixo imaginário e este movimento chamado de rotação da Terra dura 24 horas marcando a alternância entre dias e noites.
Texto original do vídeo (idioma: português de Portugal - tradução minha, livre).
“O movimento de rotação da Terra, que dura 24 horas, causa o movimento aparente do Sol na esfera celeste, originando sucessão entre noites e dias. A partir do movimento aparente do Sol, surgem os pontos cardeais da rosa dos ventos: leste, oeste, sul e norte. Devido à inclinação do eixo de rotação da Terra (23,5º) a duração dos dias e das noites é variável ao longo do ano e consoante à latitude do lugar onde estejamos.”
Para seu embasamento, suporte às discussões e construção do conhecimento junto aos estudantes, assista aos vídeos:
http://www.planetariodorio.com.br/movimentos-da-terra/
https://www.geografiaopinativa.com.br/2015/08/movimento-aparente-do-so.html
https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg
https://www.youtube.com/watch?v=pU3t3CNlSBQ
http://www.hugo.pro.br/astronomia_2.5.htm