13086
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Duração dos dias e das noites no planeta Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Duração dos dias e das noites no planeta Terra

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alcione da Anunciação Caetano

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre esta aula 2. Título da aula 3. Contexto 4. O dia tem 24 horas? 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para a realização deste plano será importante providenciar os seguintes materiais: papel rascunho, lápis, borracha, palito de dente ou outro similar, relógio analógico, régua (de, no mínimo, 10 cm), transferidor escolar de 180º e área externa ensolarada.

Para seu embasamento, leia mais sobre o assunto em:

Instrumentos usados para medir a passagem do tempo

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/duvida-cruel-por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml

Por que o dia tem 24 horas?

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o

Descubra por que o dia tem 24 horas

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-porque-o-dia-tem-24-horas-horas-60-minutos-e-os-minutos-60-segundos/

Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/35772-por-que-o-dia-e-dividido-em-horas-minutos-e-segundos-.htm

Dia solar e dia sideral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia

Um dia em Mercúrio - para exemplificar as diferentes durações dos dias em outros planetas do nosso sistema solar.

www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/

Ou em outras regiões do planeta Terra

https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4

https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ

https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI

Conceitos de tempo

http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/estudo-sobre-o-tempo-1-o-tempo-na-astronomia-2-o-tempo-na-matematica-3-o-tempo-na-biologia

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Solicite aos estudantes que digam o que sabem sobre a duração do dia e da noite. Faça perguntas do tipo: Quanto tempo dura o dia? E a noite? Muito tempo, pouco tempo? O que acham? Neste momento de levantamento do conhecimento prévio não há erro ou acerto nas respostas. Peça que respondam oralmente quantas horas eles pensam que dura o dia e quantas horas dura a noite. Pergunte se eles têm alguma informação sobre diferenças na duração em horas do dia e da noite na cidade onde moram ou em qualquer outro ponto do planeta Terra. A mudança de estação influencia a duração do dia ou da noite?
Em caso positivo, o que acontece para que isto ocorra?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite aos estudantes que citem três ou quatro maneiras pelas quais podemos medir a passagem do tempo. Peça que listem três ou quatro razões pelas quais se justifica a necessidade de medir a passagem do tempo. Pergunte-lhes, se caso estivessem em um local onde não se pudesse ter acesso a nenhum dos instrumentos citados, como poderiam medir a passagem do tempo.

Instrumentos usados para medir a passagem do tempo

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/duvida-cruel-por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml

Medindo o tempo em um dia ensolarado (galego)

http://www.usc.es/xuvenciencia/campus/gl/programa/medindo-o-tempo-num-dia-soalheiro-n

Por que o dia tem 24 horas?

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o

Descubra por que o dia tem 24 horas

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-porque-o-dia-tem-24-horas-horas-60-minutos-e-os-minutos-60-segundos/

Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/35772-por-que-o-dia-e-dividido-em-horas-minutos-e-segundos-.htm

Dia solar e dia sideral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia

Um dia em Mercúrio - para exemplificar as diferentes duração dos dias em outros planetas do nosso sistema solar.

www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/

Ou em outras regiões do planeta Terra

https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4

https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ

https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI

O dia tem 24 horas? select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Pergunte aos estudantes quantas horas dura um dia. São 24 horas? Pergunte se estão falando de um dia na Terra? Chame a atenção deles/as que há diferença entre a duração dos dias no planeta Terra e a duração dos dias em outros planetas do nosso sistema solar e de outros sistemas solares. Pergunte se as 24 horas comportam horas para a parte clara do dia e para a parte escura do dia. Pergunte-lhes como podemos medir a passagem do tempo dividindo as 24 horas entre dia e noite? Solicite que estabeleçam quantas horas são para o dia (parte clara) e quantas horas são para a noite. Pergunte-lhes se sabem como podemos definir com certeza, a divisão das 24 horas para o dia e para a noite.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de até cinco estudantes. Na folha de rascunho, peça que cada grupo desenhe um relógio de 24 horas como no modelo do slide. Peça que escolham pelo menos seis atividades que realizam durante a passagem das 24 horas, sendo três para a parte clara do dia e três para a parte escura do dia. Peça-lhes que façam um furo com o palito de dente no centro do relógio de 24 horas. Em uma área externa e ensolarada, peça que coloquem o relógio sobre uma superfície plana exposta à luz solar. Solicite que observem a sombra do palito sobre as horas marcadas no relógio. Peça que façam uma marca com o lápis ou caneta de cor sob a sombra em intervalos de tempo diferentes. Solicite que observem atentamente o que está acontecendo. Peça aos estudantes que façam um desenho esquemático que inclua a Terra, o Sol e a alternância de dias e noites em nosso planeta.

Para seu embasamento e suporte no desenvolvimento desta e de outras aulas, leia mais em:

Recursos utilizados na medida do tempo

http://www.calendario.cnt.br/meditempo/calendar300.htm

Medidas de tempo

http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o vídeo sugerido no slide desde o intervalo de 2’02” até o final.

https://youtu.be/_0YzUuRpRa4 acesso em: 9 de julho de 2018.

Destaque que podemos observar nossa estrela Sol em seu movimento aparente para marcar a passagem das horas do dia. À noite podemos ver a passagem das estrelas e, vez por outra, também da Lua. Mas é a Terra quem está girando em torno de um eixo imaginário e este movimento chamado de rotação da Terra dura 24 horas marcando a alternância entre dias e noites.

Texto original do vídeo (idioma: português de Portugal - tradução minha, livre).

“O movimento de rotação da Terra, que dura 24 horas, causa o movimento aparente do Sol na esfera celeste, originando sucessão entre noites e dias. A partir do movimento aparente do Sol, surgem os pontos cardeais da rosa dos ventos: leste, oeste, sul e norte. Devido à inclinação do eixo de rotação da Terra (23,5º) a duração dos dias e das noites é variável ao longo do ano e consoante à latitude do lugar onde estejamos.”

Para seu embasamento, suporte às discussões e construção do conhecimento junto aos estudantes, assista aos vídeos:

http://www.planetariodorio.com.br/movimentos-da-terra/

https://www.geografiaopinativa.com.br/2015/08/movimento-aparente-do-so.html

https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg

https://www.youtube.com/watch?v=pU3t3CNlSBQ

http://www.hugo.pro.br/astronomia_2.5.htm

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Para a realização deste plano será importante providenciar os seguintes materiais: papel rascunho, lápis, borracha, palito de dente ou outro similar, relógio analógico, régua (de, no mínimo, 10 cm), transferidor escolar de 180º e área externa ensolarada.

Para seu embasamento, leia mais sobre o assunto em:

Instrumentos usados para medir a passagem do tempo

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/duvida-cruel-por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml

Por que o dia tem 24 horas?

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o

Descubra por que o dia tem 24 horas

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-porque-o-dia-tem-24-horas-horas-60-minutos-e-os-minutos-60-segundos/

Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/35772-por-que-o-dia-e-dividido-em-horas-minutos-e-segundos-.htm

Dia solar e dia sideral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia

Um dia em Mercúrio - para exemplificar as diferentes durações dos dias em outros planetas do nosso sistema solar.

www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/

Ou em outras regiões do planeta Terra

https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4

https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ

https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI

Conceitos de tempo

http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/estudo-sobre-o-tempo-1-o-tempo-na-astronomia-2-o-tempo-na-matematica-3-o-tempo-na-biologia

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Solicite aos estudantes que digam o que sabem sobre a duração do dia e da noite. Faça perguntas do tipo: Quanto tempo dura o dia? E a noite? Muito tempo, pouco tempo? O que acham? Neste momento de levantamento do conhecimento prévio não há erro ou acerto nas respostas. Peça que respondam oralmente quantas horas eles pensam que dura o dia e quantas horas dura a noite. Pergunte se eles têm alguma informação sobre diferenças na duração em horas do dia e da noite na cidade onde moram ou em qualquer outro ponto do planeta Terra. A mudança de estação influencia a duração do dia ou da noite?
Em caso positivo, o que acontece para que isto ocorra?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Solicite aos estudantes que citem três ou quatro maneiras pelas quais podemos medir a passagem do tempo. Peça que listem três ou quatro razões pelas quais se justifica a necessidade de medir a passagem do tempo. Pergunte-lhes, se caso estivessem em um local onde não se pudesse ter acesso a nenhum dos instrumentos citados, como poderiam medir a passagem do tempo.

Instrumentos usados para medir a passagem do tempo

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/duvida-cruel-por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml

Medindo o tempo em um dia ensolarado (galego)

http://www.usc.es/xuvenciencia/campus/gl/programa/medindo-o-tempo-num-dia-soalheiro-n

Por que o dia tem 24 horas?

http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-o-dia-tem-24-horas.phtml#.W0OBi0IX76o

Descubra por que o dia tem 24 horas

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-porque-o-dia-tem-24-horas-horas-60-minutos-e-os-minutos-60-segundos/

Medindo a passagem do tempo durante o dia e durante a noite

https://www.megacurioso.com.br/ciencia/35772-por-que-o-dia-e-dividido-em-horas-minutos-e-segundos-.htm

Dia solar e dia sideral

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dura%C3%A7%C3%A3o_do_dia

Um dia em Mercúrio - para exemplificar as diferentes duração dos dias em outros planetas do nosso sistema solar.

www.astropt.org/2012/04/15/um-dia-em-mercurio/

Ou em outras regiões do planeta Terra

https://www.youtube.com/watch?v=4hN2anCgBq4

https://www.youtube.com/watch?v=NhT9ewmcdqQ

https://www.youtube.com/watch?v=uzNj3wvFTjI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Pergunte aos estudantes quantas horas dura um dia. São 24 horas? Pergunte se estão falando de um dia na Terra? Chame a atenção deles/as que há diferença entre a duração dos dias no planeta Terra e a duração dos dias em outros planetas do nosso sistema solar e de outros sistemas solares. Pergunte se as 24 horas comportam horas para a parte clara do dia e para a parte escura do dia. Pergunte-lhes como podemos medir a passagem do tempo dividindo as 24 horas entre dia e noite? Solicite que estabeleçam quantas horas são para o dia (parte clara) e quantas horas são para a noite. Pergunte-lhes se sabem como podemos definir com certeza, a divisão das 24 horas para o dia e para a noite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de até cinco estudantes. Na folha de rascunho, peça que cada grupo desenhe um relógio de 24 horas como no modelo do slide. Peça que escolham pelo menos seis atividades que realizam durante a passagem das 24 horas, sendo três para a parte clara do dia e três para a parte escura do dia. Peça-lhes que façam um furo com o palito de dente no centro do relógio de 24 horas. Em uma área externa e ensolarada, peça que coloquem o relógio sobre uma superfície plana exposta à luz solar. Solicite que observem a sombra do palito sobre as horas marcadas no relógio. Peça que façam uma marca com o lápis ou caneta de cor sob a sombra em intervalos de tempo diferentes. Solicite que observem atentamente o que está acontecendo. Peça aos estudantes que façam um desenho esquemático que inclua a Terra, o Sol e a alternância de dias e noites em nosso planeta.

Para seu embasamento e suporte no desenvolvimento desta e de outras aulas, leia mais em:

Recursos utilizados na medida do tempo

http://www.calendario.cnt.br/meditempo/calendar300.htm

Medidas de tempo

http://astro.if.ufrgs.br/tempo/tempo.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o vídeo sugerido no slide desde o intervalo de 2’02” até o final.

https://youtu.be/_0YzUuRpRa4 acesso em: 9 de julho de 2018.

Destaque que podemos observar nossa estrela Sol em seu movimento aparente para marcar a passagem das horas do dia. À noite podemos ver a passagem das estrelas e, vez por outra, também da Lua. Mas é a Terra quem está girando em torno de um eixo imaginário e este movimento chamado de rotação da Terra dura 24 horas marcando a alternância entre dias e noites.

Texto original do vídeo (idioma: português de Portugal - tradução minha, livre).

“O movimento de rotação da Terra, que dura 24 horas, causa o movimento aparente do Sol na esfera celeste, originando sucessão entre noites e dias. A partir do movimento aparente do Sol, surgem os pontos cardeais da rosa dos ventos: leste, oeste, sul e norte. Devido à inclinação do eixo de rotação da Terra (23,5º) a duração dos dias e das noites é variável ao longo do ano e consoante à latitude do lugar onde estejamos.”

Para seu embasamento, suporte às discussões e construção do conhecimento junto aos estudantes, assista aos vídeos:

http://www.planetariodorio.com.br/movimentos-da-terra/

https://www.geografiaopinativa.com.br/2015/08/movimento-aparente-do-so.html

https://www.youtube.com/watch?v=JcTMzstCEMg

https://www.youtube.com/watch?v=pU3t3CNlSBQ

http://www.hugo.pro.br/astronomia_2.5.htm

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

A Terra se Move!

AULA 03

Movimento aparente dos astros

AULA 04

Eclipses

AULA 05

Calendário Astronômico

AULAS DE Terra e Universo do 5º ano :

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Os nomes das constelações na visão de diferentes culturas

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Instrumentos para observação astronômica

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo A Terra se Move!

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Movimento aparente dos astros

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Duração dos dias e das noites no planeta Terra

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Calendário Astronômico

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação das fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Periodicidade das fases da Lua: movimentos da Lua e de suas fases

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Eclipses

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Constelações do Zodíaco

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de ampliação

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo um dispositivo para registro de imagem

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Lentes para observar, ampliar e registrar

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo os objetos de observação a distância

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo O uso das lentes no nosso cotidiano

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Modelo para Fases da Lua

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Plano Aula Relacionado por Eixo Objetos parcialmente iluminados

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Construíndo a ideia de densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção de resíduos e o consumismo

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Tempo de decomposição das embalagens e consumo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O corpo gasta energia. Mas de onde ela vem?

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Coração, vasos sanguíneos e sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Trilhando o caminho do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pirâmide Alimentar

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

As calorias dos alimentos

5º ano / Ciências / Terra e Universo

O que podemos ver no céu noturno?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Condutividade térmica: bons isolantes

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O processo de cicatrização de feridas por meio da coagulação do sangue

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: estômago e intestinos, liquidificadores naturais.

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Nutrientes! O que são e para que servem?

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Densidade

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Distribuição de água potável

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Resíduos tecnológicos do luxo ao lixo

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Pâncreas e fígado: auxiliares da digestão

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Uma revolução dentro de mim: Investigando sobre o pum e o arroto

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

O coração

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentos processados x absorção dos nutrientes

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Observação da Constelação do Cruzeiro do Sul em tempo real

5º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reutilização e Reciclagem

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Transformação dos alimentos: a produção do bolo alimentar na boca

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Absorvendo o que há de bom: nutrientes para dentro, fezes para fora

5º ano / Ciências / Vida e Evolução

Os vasos sanguíneos: rede de tubos interligados que conduzem nutrientes

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI11 da BNCC

5º ano / Ciências / Terra e Universo

A Terra se Move!

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente dos astros

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Duração dos dias e das noites no planeta Terra

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Calendário Astronômico

5º ano / Ciências / Terra e Universo

Eclipses

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann