Texto de apoio - Mão na Massa - Obesidade em sinal de alerta
Plano de Aula
Plano de aula: Obesidade em sinal de alerta
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Hábitos alimentares
Sobre este plano
Sobre esta aula: Nesta aula, será abordado um tema importante, a fim de despertar a reflexão sobre as causas e consequências da obesidade infantil. Apesar de não ser uma sequência, para um melhor aproveitamento desta aula seria interessante primeiro aplicar o plano CIE5_07VE02 e CIE5_07VE04. Pretende-se que este seja um momento em que os alunos, por meio de conhecimentos já adquiridos, a partir de reflexões e estudos anteriores, reflita sobre um assunto que vem atingindo cada vez mais crianças. Inicialmente um ganho de peso, depois com consequências de saúde e questões sociais, sendo assim, é importante que o professor, ao aplicar o plano, tenha um olhar atento e sensível para essas questões. O objetivo não é apresentar um aprofundamento da temática, mas sim, realizar uma aproximação da turma aos conhecimentos que pretendemos construir. Para maior aprofundamento do tema desta aula, você pode aplicar também os planos CIE5_07VE01, CIE5_07VE03, CIE5_07VE05, CIE5_07VE06, CIE5_07VE07, CIE5_07VE008 e CIE5_07VE09.
Materiais necessários para a aula: Para esta aula é necessário folha impressa do texto de apoio disponível no material complementar deste plano (uma por grupo), folha de sulfite.
Professor: Para saber mais sobre o assunto, fica a sugestão de pesquisa:
Manual de diretrizes para o enfrentamento da obesidade na saúde suplementar brasileira, disponível em: http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/Manual_Diretrizes_Obesidade.pdf, acesso em 06 ago. 2018
Saúde na balança - Revista Ciência Hoje da Criança, disponível em: http://chc.org.br/saude-na-balanca/, acesso em 06 ago. 2018
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o título e pergunte:
- Quem já ouviu falar sobre obesidade?
- Vocês sabem algo sobre esse assunto?
Peça que os alunos conversem entre si e discutam ideias e hipóteses. Se julgar necessário, anote-as no quadro, para retomá-las ao fim da aula, no momento de sistematização dos conceitos elaborados.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva no quadro “Dia Nacional de prevenção da obesidade”, leia o contexto do slide, e pergunte à turma:
- Alguém já ouviu falar em obesidade?
- O que vocês acham que esse termo significa?
- Por que foi criada uma lei para conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da obesidade?
Incentive, durante a discussão, que as crianças apresentem seus pontos de vista livremente. A fala de cada aluno deve ser valorizada e potencializada. Lembre-se de que este é um momento de levantamento de hipóteses e não de correção de conceitos, que serão explorados e sistematizados no decorrer da aula. O professor deve ser o mediador das discussões. Vale lembrar que esse é um assunto delicado e o professor deve estar atento para os comentários, bem como, possíveis reações dos alunos.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, escreva a Questão disparadora no quadro, para ser retomada no momento da sistematização.
Converse com a turma:
- Vocês acham que a obesidade é um problema?
- Por que devemos nos preocupar com a obesidade infantil?
- Será que é só na infância que a obesidade acontece?
Essas perguntas são sugestões, conforme as hipóteses forem sendo levantadas pelos alunos, outras perguntas podem ser acrescentadas. Entretanto, esse não é um momento de discussão de conceitos e sim de levantar os conhecimentos dos alunos sobre a temática. Peça que os alunos anotem em seus cadernos as respostas para que sejam retomadas em momento posterior.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações: Converse com a turma que para iniciar a nossa discussão assistiremos ao vídeo “Dr. Drauzio Varella explica as principais consequências da Obesidade Infantil” (17/07/2017), disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=zWt-Ug5zpKc&t=13s (acesso em 06/08/2018). Na impossibilidade da projeção, leia para a turma o texto de apoio que contém os principais assuntos do vídeo, bem como informações complementares importantes para a realização desta aula. Para acessar o texto de apoio, consulte os materiais complementares desta aula.
Antes de reproduzir o vídeo fixe uma folha de papel pardo em um local visível, e escreva os seguintes aspectos aspectos:
- Quais os fatores que contribuem para a obesidade infantil?
- O que podemos fazer para evitar a obesidade infantil?
- Muitos produtos vendidos no mercado como bolachas recheadas, refrigerantes, salgadinhos e outros contribuem para a obesidade infantil? Por quê?
- As embalagens desses produtos são atraentes e conquistam em especial o público infantil, mas eles não são produtos ideais para nossa saúde. Quais estratégias vocês usariam para evitar esses produtos?
- Quais outros tipos de alimentos são ideiais para substituir os alimentos industrializados?
Ao término do vídeo, retome o papel pardo e converse com a turma quais informações do vídeo, fazem parte desses dois aspectos e registre na folha (para futuras consultas).
Esse é um assunto importante com outros desdobramentos, para além das questões de saúde, como: questões de interações sociais, depressão, não aceitação do corpo, são alguns pontos que aparecem em especial na pré-adolescência. Sendo assim, antes de dar continuidade na atividade do plano, converse com a turma:
- Como será que uma pessoa que está acima do peso se sente?
- Como ajudar uma pessoa nessa situação?
Essas são questões que requerem um olhar sensível e atento do(a) educador(a).
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide. Se não for possível, leia o texto para turma.
Converse com a turma que eles irão produzir um folheto de orientações sobre a obesidade infantil (o folheto que o médico entregou para a mãe). Para essa produção, o professor deve separar os alunos em grupos de 4 alunos.
Pergunte para a turma:
- O que será que estava escrito no folheto informativo sobre a obesidade infantil?
- Quais informações seriam fundamentais num folheto de orientação sobre a obesidade infantil?
Incentive os alunos a responderem e junto com eles destaque o que não pode faltar nesse folheto de orientações, como:
- O que contribui para a obesidade infantil;
- Consequências;
- Recomendações alimentares.
Escreva essas orientações no quadro para que sirvam de guia orientador na construção do folheto de orientações. Converse com a turma, que num folheto de orientações as informações devem ser claras e objetivas, nele pode também pode conter ilustrações, discuta também que as informações devem ser baseadas na pesquisa feita. Distribua uma folha de sulfite e retome as informações anotadas no quadro sobre quais orientações devem constar no folheto. Entregue também o texto de apoio com informações sobre a obesidade infantil, para consulta. Para acessar o texto de apoio, consulte os materiais complementares desta aula.
É importante que o professor circule nos grupos, orientando e problematizando a construção do folheto de orientações. Também é fundamental ter um olhar atento, para a questão do bullying, bem como, sensibilidade para o reconhecimento de algum aluno em situação de obesidade.
Ao final, os alunos podem expor os folhetos orientadores, em um local de exposição coletiva, para que alunos de outras turmas tenham acesso ao material. Tal ação, pode provocar novas ações de prevenção à obesidade infantil.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Retome com os alunos a Questão disparadora e pergunta à turma:
- Depois de tudo que estudamos, a obesidade infantil é ou não um problema?
- É necessário discutir esse assunto? Por quê?
- Quais as medidas preventivas devem ser tomadas para enfrentar a crescente obesidade infantil?
Discuta com a turma algumas respostas. Ao final, construa com os alunos uma única resposta e peça copiem em seus cadernos para futuras consultas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
Essenciais:
- Grupo para compartilhamento de mensagens (tutorial disponível aqui).
- Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
- Formulários Google (tutorial disponível aqui).
Optativas:
- Videoconferência - no Zoom, de preferência (tutorial disponível aqui).
- Site de criação de fórum (disponível aqui).
Contexto e questão disparadora
Questione os alunos se eles já ouviram falar sobre obesidade. Explore uma discussão bem abrangente sobre o assunto, permitindo que se sintam à vontade para conversar sobre dúvidas, conhecimentos prévios, relatos de conhecidos que sofreram com problemas relacionados à obesidade etc. É interessante realizar essa proposta em uma videoconferência. O Zoom traz uma ferramenta de “levantar a mão” (disponível aqui), que pode colaborar para media a discussão com mais tranquilidade. Caso a proposta síncrona seja inviável, pode-se optar por realizar um fórum.
Mão na massa
Divida os alunos em grupos de quatro membros e peça para pesquisarem sobre obesidade em livros, jornais, revistas e sites confiáveis. Em seguida, utilizando o Google Apresentações, eles devem produzir, colaborativamente, um cartaz informando sobre formas de prevenção à obesidade. Após todos terminarem os cartazes, solicite que o encaminhem para todos os alunos da turma e você.
Sistematização
Solicite que os alunos preencham um Formulário do Google, no qual devem dissertar sobre os seguintes tópicos:
- O que aprendi durante a pesquisa?
- O que aprendi ao ler os cartazes dos outros grupos?
- Como essas novas aprendizagens podem ajudar alguém que está passando por problemas causados pela obesidade?
Convite às famílias
Os familiares podem estabelecer um diálogo sobre casos de obesidade que conhecem ou que viram em notícias ou reportagens. Baseados nisso, podem elaborar um plano de ação sobre uma forma eficaz de colaborar com pessoas que sofrem com ela na comunidade onde moram ou nas proximidades.
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar a crescente obesidade infantil no Brasil: suas causas e consequências.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição, etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido