Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo hábitos que mantêm a saúde do corpo e que ajudam no bom funcionamento dos sistemas do corpo. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05, CIE5_06VE06, CIE5_06VE07, CIE5_06VE08 e CIE5_06VE09. Estas aulas abordam os sistemas circulatório, digestório, respiratório e urinário, a importância e o funcionamento desses sistemas, além de reconhecer suas estruturas e estabelecer as relações existentes entre elas.
Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano).
Caso queira se apropriar de mais informações sobre hábitos que colaboram para a manutenção da saúde e dos processos dos sistemas, utilize os links abaixo:
https://escolakids.uol.com.br/higiene-do-corpo.htm
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/corpo-saudavel-mente-saudavel.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:
- O que é ter saúde?
- O que vocês entendem por bom funcionamento do corpo?
- O que vocês entendem por mau funcionamento do corpo?
- Quais cuidados precisamos ter para que nosso corpo funcione bem?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens (as imagens contém: um celular carregando, um cachorro correndo, pessoas andando de bicicleta, um carro em movimento e um avião em movimento). Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe no quadro, ou descreva. Após a apresentação, questione:
- O que vocês percebem nas imagens?
- Quais semelhanças vocês conseguem perceber?
- Quais diferenças vocês conseguem perceber?
- Todos são seres vivos?
- Todos estão se movimentando?
- Como eles conseguem se movimentar?
- Se retirarmos o aparelho da tomada, ele funcionará?
- Se não colocarmos combustível no carro, ele funcionará?
- O que precisa para o corpo humano funcionar bem?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora. Caso não possua recursos para projeção, leia ou escreva no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:
- Como funciona o corpo?
- O que significa dizer que o corpo funciona bem?
- Podemos fazer alguma coisa que ajude nosso corpo a funcionar melhor?
- Quais cuidados que precisamos ter para manter a saúde e o bom funcionamento do corpo?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em 5 grupos. Distribua para cada grupo um jogo da memória sobre bons hábitos que contribuem para o bom funcionamento do corpo. As peças do jogo incluem um hábito relacionado a um benefício para o corpo. Oriente os alunos a jogar prestando atenção nas informações das cartas. Ganha aquele que tiver mais peças no final do jogo. Durante o jogo, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando:
- Quais hábitos que fazem bem para o corpo vocês encontraram?
- Seu corpo funcionaria bem se você não tivesse esses hábitos?
- O que mais chamou atenção de vocês durante o jogo?
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Após os alunos terminarem de jogar, mantenha a turma em grupos para que possam observar as cartas e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Vá registrando no quadro as hipóteses, observações e levantamentos dos alunos. Ao terminar de registrar, inicie a sistematização projetando as informações do jogo. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:
- Quais peças vocês parearam?
- Quais informações vocês encontram nos pares?
- Elas ajudam ou prejudicam o funcionamento do corpo?
- Vocês conseguem identificar os sistemas que funcionam bem e que estão relacionados a estes bons hábitos?
- Quais desses hábitos vocês realizam?
- Precisam melhorar algum deles?
Sistematização
Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.