13084
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Cuidados para manter o bom funcionamento do corpo

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo hábitos que mantêm a saúde do corpo e que ajudam no bom funcionamento dos sistemas do corpo. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05, CIE5_06VE06, CIE5_06VE07, CIE5_06VE08 e CIE5_06VE09. Estas aulas abordam os sistemas circulatório, digestório, respiratório e urinário, a importância e o funcionamento desses sistemas, além de reconhecer suas estruturas e estabelecer as relações existentes entre elas.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre hábitos que colaboram para a manutenção da saúde e dos processos dos sistemas, utilize os links abaixo:

https://escolakids.uol.com.br/higiene-do-corpo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/educacao/corpo-saudavel-mente-saudavel.htm

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • O que é ter saúde?
  • O que vocês entendem por bom funcionamento do corpo?
  • O que vocês entendem por mau funcionamento do corpo?
  • Quais cuidados precisamos ter para que nosso corpo funcione bem?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens (as imagens contém: um celular carregando, um cachorro correndo, pessoas andando de bicicleta, um carro em movimento e um avião em movimento). Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe no quadro, ou descreva. Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem nas imagens?
  • Quais semelhanças vocês conseguem perceber?
  • Quais diferenças vocês conseguem perceber?
  • Todos são seres vivos?
  • Todos estão se movimentando?
  • Como eles conseguem se movimentar?
  • Se retirarmos o aparelho da tomada, ele funcionará?
  • Se não colocarmos combustível no carro, ele funcionará?
  • O que precisa para o corpo humano funcionar bem?

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora. Caso não possua recursos para projeção, leia ou escreva no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como funciona o corpo?
  • O que significa dizer que o corpo funciona bem?
  • Podemos fazer alguma coisa que ajude nosso corpo a funcionar melhor?
  • Quais cuidados que precisamos ter para manter a saúde e o bom funcionamento do corpo?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em 5 grupos. Distribua para cada grupo um jogo da memória sobre bons hábitos que contribuem para o bom funcionamento do corpo. As peças do jogo incluem um hábito relacionado a um benefício para o corpo. Oriente os alunos a jogar prestando atenção nas informações das cartas. Ganha aquele que tiver mais peças no final do jogo. Durante o jogo, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando:

  • Quais hábitos que fazem bem para o corpo vocês encontraram?
  • Seu corpo funcionaria bem se você não tivesse esses hábitos?
  • O que mais chamou atenção de vocês durante o jogo?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após os alunos terminarem de jogar, mantenha a turma em grupos para que possam observar as cartas e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Vá registrando no quadro as hipóteses, observações e levantamentos dos alunos. Ao terminar de registrar, inicie a sistematização projetando as informações do jogo. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Quais peças vocês parearam?
  • Quais informações vocês encontram nos pares?
  • Elas ajudam ou prejudicam o funcionamento do corpo?
  • Vocês conseguem identificar os sistemas que funcionam bem e que estão relacionados a estes bons hábitos?
  • Quais desses hábitos vocês realizam?
  • Precisam melhorar algum deles?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo hábitos que mantêm a saúde do corpo e que ajudam no bom funcionamento dos sistemas do corpo. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05, CIE5_06VE06, CIE5_06VE07, CIE5_06VE08 e CIE5_06VE09. Estas aulas abordam os sistemas circulatório, digestório, respiratório e urinário, a importância e o funcionamento desses sistemas, além de reconhecer suas estruturas e estabelecer as relações existentes entre elas.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano).

Caso queira se apropriar de mais informações sobre hábitos que colaboram para a manutenção da saúde e dos processos dos sistemas, utilize os links abaixo:

https://escolakids.uol.com.br/higiene-do-corpo.htm

https://brasilescola.uol.com.br/educacao/corpo-saudavel-mente-saudavel.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • O que é ter saúde?
  • O que vocês entendem por bom funcionamento do corpo?
  • O que vocês entendem por mau funcionamento do corpo?
  • Quais cuidados precisamos ter para que nosso corpo funcione bem?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens (as imagens contém: um celular carregando, um cachorro correndo, pessoas andando de bicicleta, um carro em movimento e um avião em movimento). Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe no quadro, ou descreva. Após a apresentação, questione:

  • O que vocês percebem nas imagens?
  • Quais semelhanças vocês conseguem perceber?
  • Quais diferenças vocês conseguem perceber?
  • Todos são seres vivos?
  • Todos estão se movimentando?
  • Como eles conseguem se movimentar?
  • Se retirarmos o aparelho da tomada, ele funcionará?
  • Se não colocarmos combustível no carro, ele funcionará?
  • O que precisa para o corpo humano funcionar bem?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora. Caso não possua recursos para projeção, leia ou escreva no quadro. Após a leitura, dialogue com os alunos:

  • Como funciona o corpo?
  • O que significa dizer que o corpo funciona bem?
  • Podemos fazer alguma coisa que ajude nosso corpo a funcionar melhor?
  • Quais cuidados que precisamos ter para manter a saúde e o bom funcionamento do corpo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em 5 grupos. Distribua para cada grupo um jogo da memória sobre bons hábitos que contribuem para o bom funcionamento do corpo. As peças do jogo incluem um hábito relacionado a um benefício para o corpo. Oriente os alunos a jogar prestando atenção nas informações das cartas. Ganha aquele que tiver mais peças no final do jogo. Durante o jogo, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie, questionando:

  • Quais hábitos que fazem bem para o corpo vocês encontraram?
  • Seu corpo funcionaria bem se você não tivesse esses hábitos?
  • O que mais chamou atenção de vocês durante o jogo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após os alunos terminarem de jogar, mantenha a turma em grupos para que possam observar as cartas e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Vá registrando no quadro as hipóteses, observações e levantamentos dos alunos. Ao terminar de registrar, inicie a sistematização projetando as informações do jogo. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Durante a retomada das informações, questione:

  • Quais peças vocês parearam?
  • Quais informações vocês encontram nos pares?
  • Elas ajudam ou prejudicam o funcionamento do corpo?
  • Vocês conseguem identificar os sistemas que funcionam bem e que estão relacionados a estes bons hábitos?
  • Quais desses hábitos vocês realizam?
  • Precisam melhorar algum deles?

Slide Plano Aula

Orientações: Continue a sistematização apresentando as informações do jogo. Projete as informações aos alunos. Caso não possua recursos, leia ou escreva no quadro. Finalize a sistematização retomando os registros das observações e hipóteses dos alunos e medie, caso necessite de alguma correção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano