13082
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A circulação pulmonar e as trocas gasosas

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre A circulação pulmonar e as trocas gasosas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo); site para criação de mapa mental (GoConqr, por exemplo); documento compartilhado no Google Drive.
- Optativas: videoconferência (Hangouts ou Zoom, por exemplo); site de criação de fórum (Forumeiros, por exemplo);

Contexto e questão disparadora
Peça para as crianças pausarem um pouco e observarem a própria respiração, percebendo quais movimentos o corpo faz enquanto inspiram e expiram. Após esse momento, questione os alunos sobre o que acontece com o ar do momento em que ele entra em nosso corpo até o momento em que sai. Permita que conversem livremente sobre o assunto e apresentem dúvidas. Este momento da aula pode ser realizado em uma videoconferência, chat ou por meio de site de criação de fórum.

Mão na massa
Explique aos alunos que eles devem investigar sobre o que acontece com o ar que inspiramos. Para isso, devem pesquisar em livros e sites confiáveis as seguintes informações:
- Para onde vai o ar que entra pelo nariz e a sua composição
- Qual caminho o ar faz dentro do corpo
- Qual caminho o ar faz para sair do corpo e a sua composição

Após realizarem a pesquisa, devem criar um mapa mental com as principais informações colhidas. O mapa mental pode ser realizado pelo site GoConqr (disponível aqui). Após elaborado, deve ser compartilhado com os demais alunos da turma.

Sistematização
Após todos os alunos observarem os mapas mentais produzidos, peça que respondam ao seguinte questionamento:
- O que você aprendeu nesta aula?

Convite às famílias
Os familiares podem contribuir no desenvolvimento da pesquisa, apresentando fontes confiáveis e, também, colaborar mostrando para a criança a estrutura de um mapa mental.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE5_06V&E07

(EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas