Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre o sistema respiratório e o sistema circulatório, especificando que os vasos sanguíneos passam pelos pulmões, captam gás oxigênio e eliminam gás carbônico pela expiração. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06 sobre o sistema circulatório, envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa.
Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano), pinos e dados para o jogo.
Caso queira mais informações sobre a circulação pulmonar e sistêmica, acesse os links abaixo:
https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/circulacao.html
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:
- Vocês imaginam como acontece nossa respiração?
- Qual relação nossa respiração tem com a nossa circulação?
- Quais trocas gasosas acontecem no nosso corpo?
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro ou a descreva. Após a apresentação, questione os alunos:
- O que esta pessoa está fazendo?
- Qual a diferença entre a primeira ação e a segunda ação da pessoa?
- Vamos tentar realizar esta mesma ação nos mesmos?
Neste momento, medie uma atividade prática com os alunos, pedindo que realizem esses movimentos de inspiração e expiração. Durante a realização da atividade, peça para que eles:
- Inspirem o ar.
- Percebam o ar entrando em seu pulmões.
- Soltem o ar e percebam o ar saindo do corpo.
Após isso, questione:
- Por que respiramos?
- Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:
- Por que respiramos?
- Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?
- Qual a diferença entre o ar que entra no nosso corpo e o ar que sai?
- No ar existe um gás essencial para a nossa sobrevivência. Você sabe o nome desse gás?
- Como esse gás consegue chegar a todas as partes do nosso corpo?
- Qual gás é eliminado do corpo através da expiração?
- Como será que acontece essa troca de gases no nosso corpo?
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo receberá um jogo de circuito em forma de 8 e as regras do jogo. No ponto central estará o coração, e nas extremidades os pulmões e corpo. O jogo abordará o caminho do sangue através de uma trilha: sai do coração, passa pelos pulmões (capta oxigênio), volta para o coração, vai para o corpo (deixa o oxigênio e capta gás carbônico). Ganha o jogador que completar o circuito primeiro. Oriente os alunos a lerem com atenção as regras do jogo e perceberem as características de cada estação.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie o debate. Questione:
- Quantos circuitos tinha? Eles representavam quais tipos de circulações do sangue?
- O que acontecia quando chegavam à estação do pulmão?
- O que acontecia quando chegavam à estação do coração?
- O que acontecia quando chegavam à estação do corpo?
- Quais trocas gasosas aconteceram durante o jogo?
Sistematização
Orientações: Após registrar as hipóteses dos alunos, retome a circulação pulmonar e as trocas gasosas que ocorrem. Retome a questão disparadora: qual a diferença do ar que inspiramos e expiramos? Retome o caminho que o sangue percorre pelo corpo levando e trazendo os gases oxigênio e gás carbônico.
Sistematização
Orientações: Após retomar o caminho que o sangue percorre, explique para os alunos sobre a Circulação Pulmonar, ou Pequena Circulação, e a Circulação Sistêmica, ou Grande Circulação. Solicite que as crianças representem, por meio de desenho e um breve texto, o que compreenderam sobre o assunto da aula.
Para finalizar a apresentação, caso avalie como necessário, passe o vídeo a seguir sobre o conteúdo visto nesta aula:
https://www.youtube.com/watch?v=j5L5oGsWaxA&t=1s