13082
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 5º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A circulação pulmonar e as trocas gasosas

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre A circulação pulmonar e as trocas gasosas

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Viviane Bonardo Gardin 

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre o sistema respiratório e o sistema circulatório, especificando que os vasos sanguíneos passam pelos pulmões, captam gás oxigênio e eliminam gás carbônico pela expiração. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06 sobre o sistema circulatório, envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano), pinos e dados para o jogo.

Caso queira mais informações sobre a circulação pulmonar e sistêmica, acesse os links abaixo:

https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/circulacao.html

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • Vocês imaginam como acontece nossa respiração?
  • Qual relação nossa respiração tem com a nossa circulação?
  • Quais trocas gasosas acontecem no nosso corpo?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro ou a descreva. Após a apresentação, questione os alunos:

  • O que esta pessoa está fazendo?
  • Qual a diferença entre a primeira ação e a segunda ação da pessoa?
  • Vamos tentar realizar esta mesma ação nos mesmos?

Neste momento, medie uma atividade prática com os alunos, pedindo que realizem esses movimentos de inspiração e expiração. Durante a realização da atividade, peça para que eles:

  • Inspirem o ar.
  • Percebam o ar entrando em seu pulmões.
  • Soltem o ar e percebam o ar saindo do corpo.

Após isso, questione:

  • Por que respiramos?
  • Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?



Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • Por que respiramos?
  • Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?
  • Qual a diferença entre o ar que entra no nosso corpo e o ar que sai?
  • No ar existe um gás essencial para a nossa sobrevivência. Você sabe o nome desse gás?
  • Como esse gás consegue chegar a todas as partes do nosso corpo?
  • Qual gás é eliminado do corpo através da expiração?
  • Como será que acontece essa troca de gases no nosso corpo?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo receberá um jogo de circuito em forma de 8 e as regras do jogo. No ponto central estará o coração, e nas extremidades os pulmões e corpo. O jogo abordará o caminho do sangue através de uma trilha: sai do coração, passa pelos pulmões (capta oxigênio), volta para o coração, vai para o corpo (deixa o oxigênio e capta gás carbônico). Ganha o jogador que completar o circuito primeiro. Oriente os alunos a lerem com atenção as regras do jogo e perceberem as características de cada estação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie o debate. Questione:

  • Quantos circuitos tinha? Eles representavam quais tipos de circulações do sangue?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do pulmão?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do coração?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do corpo?
  • Quais trocas gasosas aconteceram durante o jogo?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após registrar as hipóteses dos alunos, retome a circulação pulmonar e as trocas gasosas que ocorrem. Retome a questão disparadora: qual a diferença do ar que inspiramos e expiramos? Retome o caminho que o sangue percorre pelo corpo levando e trazendo os gases oxigênio e gás carbônico.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após retomar o caminho que o sangue percorre, explique para os alunos sobre a Circulação Pulmonar, ou Pequena Circulação, e a Circulação Sistêmica, ou Grande Circulação. Solicite que as crianças representem, por meio de desenho e um breve texto, o que compreenderam sobre o assunto da aula.

Para finalizar a apresentação, caso avalie como necessário, passe o vídeo a seguir sobre o conteúdo visto nesta aula:

https://www.youtube.com/watch?v=j5L5oGsWaxA&t=1s

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula será abordado o conteúdo envolvendo a relação entre o sistema respiratório e o sistema circulatório, especificando que os vasos sanguíneos passam pelos pulmões, captam gás oxigênio e eliminam gás carbônico pela expiração. Para maior aprofundamento do tema, aplique anteriormente as aulas CIE5_06VE01, CIE5_06VE02, CIE5_06VE03, CIE5_06VE04, CIE5_06VE05 e CIE5_06VE06 sobre o sistema circulatório, envolvendo suas funções, estruturas e mecanismos de defesa.

Materiais necessários para a aula: Material de impressão para realização do Mão na Massa (encontrado no material complementar deste plano), pinos e dados para o jogo.

Caso queira mais informações sobre a circulação pulmonar e sistêmica, acesse os links abaixo:

https://biologianet.uol.com.br/anatomia-fisiologia-animal/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/circulacao-sistemica-pulmonar.htm

http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/circulacao.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o título da aula com alunos. Caso não possua recursos, escreva o título da aula no quadro. Neste momento, introduza o tema com questionamentos, como:

  • Vocês imaginam como acontece nossa respiração?
  • Qual relação nossa respiração tem com a nossa circulação?
  • Quais trocas gasosas acontecem no nosso corpo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete as imagens aos alunos. Caso não possua recursos, imprima a imagem, desenhe-a no quadro ou a descreva. Após a apresentação, questione os alunos:

  • O que esta pessoa está fazendo?
  • Qual a diferença entre a primeira ação e a segunda ação da pessoa?
  • Vamos tentar realizar esta mesma ação nos mesmos?

Neste momento, medie uma atividade prática com os alunos, pedindo que realizem esses movimentos de inspiração e expiração. Durante a realização da atividade, peça para que eles:

  • Inspirem o ar.
  • Percebam o ar entrando em seu pulmões.
  • Soltem o ar e percebam o ar saindo do corpo.

Após isso, questione:

  • Por que respiramos?
  • Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete a questão disparadora aos alunos. Caso não possua recursos, leia e escreva a questão no quadro. Após a leitura, retome as questões com os alunos:

  • Por que respiramos?
  • Qual componente do ar é importante para o nosso corpo?
  • Qual a diferença entre o ar que entra no nosso corpo e o ar que sai?
  • No ar existe um gás essencial para a nossa sobrevivência. Você sabe o nome desse gás?
  • Como esse gás consegue chegar a todas as partes do nosso corpo?
  • Qual gás é eliminado do corpo através da expiração?
  • Como será que acontece essa troca de gases no nosso corpo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Divida a turma em cinco grupos. Cada grupo receberá um jogo de circuito em forma de 8 e as regras do jogo. No ponto central estará o coração, e nas extremidades os pulmões e corpo. O jogo abordará o caminho do sangue através de uma trilha: sai do coração, passa pelos pulmões (capta oxigênio), volta para o coração, vai para o corpo (deixa o oxigênio e capta gás carbônico). Ganha o jogador que completar o circuito primeiro. Oriente os alunos a lerem com atenção as regras do jogo e perceberem as características de cada estação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Após os grupos terminarem de jogar, reúna a turma e inicie a sistematização com uma discussão sobre o que eles aprenderam durante o jogo. Durante essa atividade, vá registrando no quadro os levantamentos dos alunos e medie o debate. Questione:

  • Quantos circuitos tinha? Eles representavam quais tipos de circulações do sangue?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do pulmão?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do coração?
  • O que acontecia quando chegavam à estação do corpo?
  • Quais trocas gasosas aconteceram durante o jogo?

Slide Plano Aula

Orientações: Após registrar as hipóteses dos alunos, retome a circulação pulmonar e as trocas gasosas que ocorrem. Retome a questão disparadora: qual a diferença do ar que inspiramos e expiramos? Retome o caminho que o sangue percorre pelo corpo levando e trazendo os gases oxigênio e gás carbônico.

Slide Plano Aula

Orientações: Após retomar o caminho que o sangue percorre, explique para os alunos sobre a Circulação Pulmonar, ou Pequena Circulação, e a Circulação Sistêmica, ou Grande Circulação. Solicite que as crianças representem, por meio de desenho e um breve texto, o que compreenderam sobre o assunto da aula.

Para finalizar a apresentação, caso avalie como necessário, passe o vídeo a seguir sobre o conteúdo visto nesta aula:

https://www.youtube.com/watch?v=j5L5oGsWaxA&t=1s

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 5º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano